Das coisas que trouxe na bagagem da viagem de Paris, estes três livros eram uma das coisas mais preciosas. Queria ler no avião, mas guardei para folhear com atenção para quando chegasse em São Paulo. Não queria “gastar” o brilho das ideias todo de uma vez, queria deixar para saborear com tempo, olhando cada detalhe das páginas cheias de técnicas e inspiração.
O que me impressionou nas livrarias e nas lojinhas craft foi a variedade incrível de livros que as editoras francesas andam produzindo, com autores do próprio país (ao invés de simplesmente comprar os direitos de livros estrangeiros e traduzir). Tem muita coisa legal sendo feita por lá. Só de clicar nos links aposto que vocês vão ficar babando. Além de explorar várias técnicas, a qualidade visual dos livros é excelente e as fotos são super inspiradoras, do tipo que dão vontade de largar tudo na loja e voltar correndo para casa para costurar, bordar, tricotar, hehe. Tenho esperança que um dia o mercado editorial brasileiro chegue nesse nível.
O que eu fiz? Como não podia comprar tudo o que me dava vontade, eu peguei meu caderninho e anotei o nome de várias editoras especializadas nas artes manuais. E aqui de casa, entrei em site por site e fiz uma coletânea de livros legais que encontrei. Também compartilho com vocês os que gostaria de comprar. Dei uma ligeira traduzida nos nomes dos livros, pra ficar mais fácil. Se alguém se interessar em comprar, basta clicar no link e vai encontrar o título original do livro, além do autor. Mesmo para o pessoal que vai viajar para a França, recomendo comprar pela internet. Nas lojas especializadas, armarinhos e endereços craft de Paris é praticamente impossível encontrar as coleções completas e toda essa variedade que existe pela internet. Na minha opinião o melhor mesmo é encomendar online e entregar no Brasil, ou no hotel onde for ficar.
Pessoal, mais um detalhe. Eu não testei os sites de compra e nem chequei se essas editoras ou livrarias entregam no Brasil, como são as taxas de entrega, tempo de envio, etc. Apenas fiz minha gigante wish-list sei lá para quê, porque me falta muito tempo para colocar em prática as coisas que já tenho para fazer com esses três livros que trouxe da viagem. Se alguém comprar, agradeço se puder deixar registrado nos comentários como foi a experiência. Assim a gente compartilha a informação com mais gente.
Tem muitos links, dá para se perder! Então esbaldem-se!
MARABOUT
www.marabout.com
O livro Bleu que está na foto e vem com um kit de bordar é dessa editora. Eles têm a coleção completa em todas as cores, inclusive de bordados brancos, muito lindo! Procure os livros que estão catalogados abaixo de Loisirs Creatifs (lazer criativo) – são 74 opções, mas o site é meio mal feito, não tem página de ‘próximo’, ou seja, praticamente impossível de navegar pela coleção completa. Tem que clicar em um livro e depois navegar pelos temas relacionados ou por livros do mesmo autor. Meio ruim, uma pena, porque essa editora é ótima.
Gostei:
♥ 180 pontos de crochê
♥ Kits de ponto cruz e bordados
♥ Livros da Lotta Jansdotter traduzidos para o francês
♥ Tricô em 300 pontos
♥ Doudous tout doux, de Aranzi Aronzo
Queria comprar:
Fiquei curiosa com o livro sobre uma técnica japonesa de bordado conhecida como sashiko
FLEURUS EDITIONS
www.fleuruseditions.com
Gostei:
♥ Costura simples para crianças (são 25 projetos para crianças, de recém-nascidos até 5 anos)
♥ A Enciclopédia do tricô
♥ Figuras em FIMO
♥ Tendências vintage
♥ Glamour, bijoux e acessórios em tecido
Queria comprar:
♥ O grande livro do abajur – só na França mesmo para ter um livro específico sobre técnicas de cúpulas de ‘abat-jour’, como eles escrevem e de onde a palavra em português foi adaptada.
ÉDITIONS MARIE CLAIRE
www.editionsmarieclaire.com
Sabe a famosa (e desejada) revista Marie Claire Idées? Pois bem, além das revistas, a editora também publica livros e coletâneas. E o site também é uma butique, porque na lojinha online eles também vendem objetos de decoração, acessórios para diversos hobbies e coisinhas fofas, tipo essa fita Au Petit Paris Mas vamos aos livros! Também você encontra os tipos de coisas que a gente gosta na seção “Loisirs créatifs” (lazer criativo)
Gostei:
♥ Abecedários (para bordar)
♥ Criações em papel
♥ 1000 endereços para “crafters” (na França, né)
♥ 100 ideias para receber – com aqueles detalhes e toques pessoais que fazem toda a diferença em festinhas, jantares e encontros em casa com amigos
Queria comprar (não consegui escolher só um, aqui deu empate!):
♥ Box O Melhor de Marie Claire idées
♥ A arte de transformar os móveis
TUTTI FRUTTI
www.tuttifrutti.fr
O slogan que eles adotam é “editora independente de lazer criativo”, é deles o livro de bordado ao estilo antigo que comprei e aparece na primeira foto
Gostei:
♥ Bijoux de crochê e pérolas
♥ Cães e gatos para bordar (esse é japonês, uma graça!)
♥ Criações com flores de lã
♥ Letras e monogramas (só a partir de setembro de 2010)
♥ Moldes de costura para usar, modificar e criar (só a partir de setembro de 2010)
Queria comprar:
♥ Bordado com fitas
CREAPASSIONS.COM
www.creapassions.com
…mas os livros estão a venda em www.eplibrairie.fr
Os livros até são bons, mas o site é muito ruim. Não dá nem para copiar a URL individual de cada livro, então tive que dar o link para as capas. Pelo menos vocês conseguem dar uma olhada no visual e copiar os títulos e autores se precisarem. Apesar dessa pobreza tecnológica, tinha uma coisa bem legal! Nas páginas dos livros, eles citam o blog dos autores. Vale a pena fuçar, muita coisa boa para xeretar!
Gostei:
♥ Amigurumi & cia (blog da autora Christelle TRAFARSKI)
♥ Guloseimas de fimo (blog da autora Valérie FAUVELLIERE)
Queria comprar:
♥ Superdoudous! (blog da autora Laëtitia ANNE)
LE TEMPS APPRIVOISÉ (LTA)
www.libella.fr
Muitos livros bons nesta editora, cada técnica (como bordado, ponto cruz, crochê e tricô) tem pelo menos uns 10 livros do assunto. Muita variedade, muita coisa moderna, aplicando técnicas tradicionais mas com uma nova roupagem. Alguns livros podem ser folheados virtualmente, demora um pouco para carregar, mas vale a pena esperar! Comecem pela minha seleção, mas recomendo dar uma navegada pelas categorias e ver quanta coisa legal eles fazem. O Kawaï da foto acima é deles, pela capa já dá para sentir!
Gostei:
♥ Apliques decorativos
♥ Lições de pontos de bordado
♥ Paris Vintage (em bordado, uhlalá!)
♥ Bordado sobre estampas
Quero comprar (mais um empate, não consegui escolher um só…)
♥ Acessórios em linho e tecido Liberty
♥ Bolsinhas de costura – esse livro é demais, super inspirador, visitem o blog da autora Cécile Franconie
ÉDITIONS L’INÉDITE
www.editionslinedite.com
O bom deste site é que ele carrega o catálogo inteiro de uma vez logo na capa, dá para ver tudo de uma vez (e pirar!)
Gostei:
♥ Bolsas e acessórios
♥ O ateliê de costura de Lucie
♥ Os apliques bordados de Lucie
♥ Bordado suíço (em tecido vichy)
Queria comprar:
♥ Bordados noruegueses – faz parte de uma coleção de reimpressões de brochuras antigas que não estavam mais diponsíveis. Acho legal ter como referência.
* * *
Esqueci de dizer que coloquei em um álbum umas duas ou três fotos das páginas internas dos livros que eu comprei para dar uma ideia do que existe além da capa. Aproveitem!
Cláudia, sério mesmo, vc merece um altar aqui em casa!!!!
Que generosidade a sua de compartilhar com a gente tanta dica boa!
Juro que vou tirar um tempo da minha noite e vou fuxicar tooooodos os links que vc colocou nesse post!
Tô louca pra ir logo de viagem! \o/
Brigadããããão!
MUAC
Eliza
Ai Eliza, fico ate sem graca, hehe. Espero que nao tenha varado a noite ;-)
A Eliza tem razão, você (e a Andrea também) é demais, não é a toa que o SuperZiper é de longe o meu favorito sobre crafts!
Eu não leio francês, só adivinho mais que leio, mas vou gastar um tempão investigando todas essas dicas. Valeu!
Faço minhas, as palavras, de Eliza e Tatiana.
ps: passei horas nessas dicas (: Obrigada.
Da uma olhada entao nos livros da Le Temps Apprivoise. Os que estao escaneados sao cheios de imagens, quase autoexplicativo. Aproveite!
Claudia, inveja totaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal…
Menina que tudo esses livros, quero todos… rsrs
Brigadao por compartilhar essas coisas conosco
Beijos
De nada, imagina!
Oiê!!! Fiquei curiosa com o tal de sashiko e fui ao santo google e achei esse blog http://www.purlbee.com/the-purl-bee/category/sashiko , com explicações, é bem simples e muito bonitinho, dá uma espiada lá.bjim, Marina
Obrigada pelo link!
Olá Superziperes! Me chamo Karina e a pouco tempo, por um acaso achei o blog de vcs e adorei!
Confesso que nos primeiros dias fiquei meio em duvido sobre o que seria esse termo “craft”, mas fiquei com vergonha de perguntar, mas acho que entendi por alto…rs acho que significa exatamente tudo o que gosto, crochê, bordado, reciclagem de objetos, dar cara e vida nova a pequenos objetos que antes eram deixados de lado! Adoro artesanato e tudo isso! rs… Acho que por isso me senti tão à vontade aqui!
Já morei alguns anos no Japão, e lá tb encontramos livros incríveis e com idéias maravilhosas de todo tipo de artesanato. Pena que qdo eu morava lá não dava mta bola pra isso, mas ainda bem que hj tenho uma irmã lá e que adora comprar esses livros! rs… tenho em casa vários de decoração, ikebanas, ecobags, feltro e inclusive um livro sobre esse tal de sashiko…em algum lugar eu sei que tem, pq minha mãe já fez umas capas de almofadas usando essa técnica. Se eu achar tiro umas fotos e mando pra vcs verem…rs
Obrigada por manter esse blog sempre com novidades e dicas!
Pode ter certeza que voltarei sempre!
Bjos
Oi Karina, Bem-vinda ! Sobre o termo craft, a gente usa em inglês mesmo, por falta de um termo em português que classifique o que a gente faz. Não é artesanato, está mais para trabalhos manuais modernos e faça-você-mesma . O objetivo do craft é criar coisas ‘a mão’, independente da técnica. A ideia é sempre dar um toque pessoal e experimentar criativamente, sem se preender a simples reprodução de técnicas. bjs
Olá Andrea! Obrigada por responder à minha dúvida! Gosto mto de aprender e experimentar um pouco de tudo, mas como moro no interior, nem sempre tenho acesso à todo material de todas as técnicas, por isso se quero fazer algo mas não tem tudo por aqui, acaba fazendo adaptações e buscando formas alternativas, mas sempre naquele lema do “faça-você-mesmo”, será que isso eu poderia chamar de craft? Como não conhecia esse termo “craft” sempre falei em artesanato, mas pra mim artesanato é tudo aquilo que é feito manualmente, sem quase intervenção de maquinas (exceto no pachtwork onde mtas vezes é necessario a maquina de costura), mas o manual que acaba se tornando único, mtas vezes vc até pode tentar fazer 2 peças iguais, mas dificilmente vão ficar fazendo-as manualmente.
Acho que essa história daria mto pano pra manga…hehehehe afinal cada um as vezes entende de um jeito e ficaríamos horas aqui discutindo sobre isso…rs
este post pode ajudar http://www.superziper.com/2008/10/o-que-e-ser-crafter-porque-consumir.html
Encantada por esse post! Ótimas dicas, Claudia! Quantas boas sugestões! Vontade de ter todos. Só a capa do “Kawai” já é tentadora! Merci bien! =) Bisous!
De rien ^___^
to me deliciando aqui…vou fazer um mega roteiro com suas dicas. obrigada por dividir conosco!
bjs, bjs
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento com a gente. você é D+;
Bjus
Olha só, eu acho que só me toquei relendo agora (meus pais vão a paris no final do mês) que eu descobri que esse tal de http://creapassions.com/ deve ser o mesmo que editava uma revista, nos moldes da Marie Claire, chamada Creation e Passion, linda, láaaa no início dos anos 90.
Olá, meninas!
Estou fazendo uma lista de livros para uma prima trazer da Europa. Dei uma olhada nas suas dicas e me deslumbrei com os livros de point des croix – de longe o trabalho que eu mais gosto de fazer. Vocês poderiam comentar o livro Bleu um pouquinho mais? Qual o conteúdo dele? Vale a pena? Estou querendo comprar um dessa coleção, ou talvez este: http://www.marabout.com/livre-exercices-de-style-au-point-de-croix-katrin-laeremans-341469.html. Alguma outra indicação?
Muuuuito obrigada!
Karlla