17 maio 11
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Como trocar pneu de bicicleta
por Andrea

bikepneu

Quem acha que a gente só faz DIY de mulherzinha se engana. Tudo que  é do universo faça-você-mesmo nos interessa. E como defendemos a ideia que todo homem moderno tem que saber pregar botão e lavar uma louça, nós mulheres também podemos nos aventurar pelo mundo das chaves e brocas.  Como um hobby divertido ou por necessidade, você é quem sabe.

Por isso neste último sábado, dia 15 de maio, fomos à oficina Mão Na Graxa, que as Pedalinas promoveram aqui em São Paulo. A ideia era ensinar mulheres que pedalam a fazer uma manutenção básica nas próprias bicicletas.

Vou confessar que  hiperventilei me deu um certo frio na barriga quando soube da primeira lição:  tirar a roda da bike para aprender a remendar pneu furado. Mas respirei fundo e encarei o desafio. We Can Do It, como já dizia a Rosie Rebitadeira, eterna musa do DIY.

A recomendação da Talita foi trocar o pneu traseiro, que é o mais difícil de soltar por causa da corrente.  Se conseguir, o da frente é moleza.

roda2

1. Para tirar a roda de trás, a primeira coisa a fazer é soltar o cabo que prende os freios. Se for soltar a roda da frente, pule esta parte.

roda1

2. Vire a bicicleta de ‘cabeça para baixo’ apoiando o guidão e o selim no chão.

3. Hora de tirar a a roda. É necessário ter uma chave como esta da foto,  usei a #15 mas depende da bicicleta.

4. Solte a porca que prende a roda – se estiver dura pode pisar na chave até soltá-la. Repita do outro lado.

5. Empurre a correia até desenganchá-la e soltá-la da roda. Retire a roda completamente da bicicleta, mas pode deixar as porcas presas para não correr o risco de perdê-las.

roda 3
6. Usando um objeto pontudo (ou o verso da tampinha da câmara), aperte o pininho interno da válvula para soltar o ar e esvaziar a câmara.

7. Em seguida, com ajuda de um par de espátulas (ou uma colher), solte o pneu da roda para tirar a câmara de dentro.

roda 4

8. Com a ajuda de uma bomba, encha o pneu. É hora de achar o furo. Vale enfiar a câmara dentro de um balde de água e procurar de onde saem bolhinhas de ar. Neste caso, a gente localizou o furo pelo barulho do ar saindo. Para ter certeza, colocamos um pouco de saliva por cima da área suspeita de furo – sem nojinho nestas horas.

roda 5

9. Localizado o furo, é hora de fechá-lo. Estes kits de remendo são fáceis de usar, já vêm com tudo menos lixa.

10. Primeiro, lixe a área em volta do furo para tirar a sujeira e facilitar a aderência.

11. Depois, tire o pó, espalhe uma camada de cola e espere alguns segundos.

12. Coloque o remendo adesivo e ajude a fixar esfregando o dedo por cima para grudar bem. Se o remendo vier com um plástico protetor, retire-o.

13. Para colocar a câmara de volta basta encaixá-la pelo pino, tomando cuidado para não tirar a faixa interna de proteção, que serve para proteger a câmara do atrito com o metal da roda.

14. Na hora de encaixar o pneu, use de novo a mesma espátula (ou colher) que usou para soltá-lo.

roda 6

15. Encha o pneu lembrando da calibragem. A dica que me deram foi encher até que fique bem firme, mas que ainda ‘afunde’ um pouquinho ao apertar com o polegar.

16. Hora de recolocar a roda na bike: veja qual a indicação de direção/direction marcada no pneu para não colocar a roda ao contrário (nem todos os pneus têm essa marcação, ok?).

17. Encaixe a roda de volta, prendendo o mecanismo na correia (no caso da roda traseira). Por último, aperte bem as porcas dos dois lados usando a chave.

Pronto, você trocou pneu, you can do it :D

mão

Não mostrei a foto da minha mão no início do post por questões psicológicas. Brincadeira ;).  Tenho certeza ao conseguir fazer tudo isso sozinha você vai se sentir tão super-poderosa não vai nem ligar para uma sujeirinha aqui e acolá.

mãos mosaico

Valeu  Pedalinas pela iniciativa e pelo encontro inspirador! Estamos esperando ansiosamente pela Mão na Graxa II, III, IV ……

17 ZigZags
  1. Giseli disse:
    17 de maio de 2011 às 15:50

    Oi Andrea!
    Parabéns pelo site, você escreve muito bem! Tão bem que eu li este post todinho, mesmo não tendo bicicleta!
    Um abraço e boas criações!!!

    Inté…

    Responder
  2. Val disse:
    17 de maio de 2011 às 16:42

    Good job!!!

    Responder
  3. Sula disse:
    17 de maio de 2011 às 17:41

    Adoro essas coisas de “macho” rsrsrs. Martelos, chaves de fenda, desde pequena ficava rondando meu pai, martelando aqui, ali.
    Adorei o post…

    Responder
  4. Ione Melim disse:
    17 de maio de 2011 às 19:30

    Oi!!1

    Adorei o post. Espero nunca precisar, mais agora, já estou
    preparada.ehehehehehe
    Obrigada por compartilhar.

    Bjusss

    Responder
  5. 17 de maio de 2011 às 20:56

    Meninas…
    Eu realmente acho que vcs vão gostar disso aqui… rs***
    http://meme-rose.blogspot.com/2011/05/me-likey.html
    Nada como juntar aquilo que a gente curte, né?
    ;-)

    Beijocas!

    Responder
    • Andrea disse:
      17 de maio de 2011 às 23:15

      que lindos , lia ! o banquinho é fantástico. só não entendi direito como a ‘saia’ de crochê é pregada na roda….

      Responder
      • 18 de maio de 2011 às 14:08

        Então, a saia é vendida pela Simeli com uns clipezins em formato de flor, tem aqui:
        http://www.simeli.nl/welcome/page.php?ID=765&lang=1
        Vc compra a saia e junto vão os tais clipes pra afixar na beirada do protetor do pneu…
        Como aqui a gente não tem, fiquei pensando se não valeria prender com cola de artesanato ou mesmo algum tipo de clipe.
        Mas antes de experimentar, preciso arrumar a bicicleta…

        Responder
        • Andrea disse:
          18 de maio de 2011 às 14:39

          eu ja conhecia a simeli, estas saias estão bombando na web, todo mundo dando RT, hehe. o clipe eu não conhecia mas o formato é super especifico… queria achar um substituto baratinho. bj

          Responder
    • 26 de maio de 2011 às 13:26

      Cês vão me perdoar, mas eu não curti muito. Cor demais, poluído… Talvez uma coisa mais chapada eu acharia mais legal.

      Responder
  6. Wendyel disse:
    17 de maio de 2011 às 23:05

    Adorei o site de vcs. É bem criativo!
    Virei seguidora!
    Peço que visites o meu blog:
    http://tecido-doce.blogspot.com/

    Responder
  7. Lan Succi disse:
    18 de maio de 2011 às 07:30

    Mandou muito bem, Andrea.É isso, nós podemos.

    Responder
  8. tiago barufi disse:
    18 de maio de 2011 às 11:21

    Adorei o post. Parabéns. Vocês são extremamente charmosas.
    O detalhe importante é que a bike da história está inacreditavelmente limpa. A minha é bem diferente… Minha corrente carrega no lubrificante uma pastinha de substâncias desagradáveis adquiridas na rua. Os pneus são um caso de imundície à parte porque não fico escolhendo o terreno.
    O resultado padrão para mim não seriam mãos limpinhas como essas lindas aí da foto, costuma ser uma sujeira chocante!
    Beijos

    Responder
  9. Tom Bike disse:
    19 de maio de 2011 às 12:06

    Muito bem executado :) só faltou uma coisa: Passar a mão por dentro do pneu vazio e achar o que furou o pneu (prego, ferrinhos,pedaço minúsculo de arame de aço de pneu radial, parafusos, pedra, vidro, etc) senão normalmente fura de novo…

    Para facilitar a manobra “on the road” vale a pena investir em uma “haste com blocagem para cubo” aqui imagens http://goo.gl/OSQJq, custa tipo uns 9 reais & em uma luva de algodão, aquelas com borrachinhas coladas para o grip

    ah, levar uma camara-de-ar reserva e uma bomba tmbm é uma boa, depois remenda em casa a furada.

    Responder
    • claudia disse:
      23 de maio de 2011 às 09:05

      boas dicas!! principalmente essa de procurar a “fonte” do furo.

      Responder
  10. Paulo Henrique LIma disse:
    24 de março de 2012 às 07:54

    Oi oi Andrea, gostei bastante, ja tinha visto outras dicas e trocar pneu mas sempre com termos tecnicos bla bla bla e coisa e tal que me deixava ainda mais confuso… meus pneus ja estao precisando trocar, bom ainda roda um pouco mas como estou querendo mudar o visual da bike, comprei uns com faixa branca e pretendia, eu mesmo troca los, mas confesso que estou com medo da roda traseira, nao necessariamente de tirar mas de colocar, sei la, alterar alguma coisa na regulagem das marchas, a corrente ficar saindo…
    Vou ler e re ler seu post e ver se a coragem surge :)
    Obrigado
    PH

    Responder
  11. Isadora disse:
    13 de abril de 2014 às 12:12

    Poxa a minha bike tá parada a meses pq sei fazer o processo todo menos colocar a o pneu de volta :c vc deu conta de colocar de volta sozinha? Na minha opinião essa é a parte mais difícil e que deixou a desejar, como firmar o pneu sem que depois ele saia do eixo? como arrumar a correia de maneira certa no raio? (nem sei se é raio mesmo) – (outra coisa que podia ter, um dicionario basico pra essas coisinhas que a gnt nao sabe o nome). FAZ UM TUTORIAL 2!!!

    Responder
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