02 jul 13
outras técnicas
DIY: Envelopinho de couro para guardar cartões
por Claudia

envelope-cartoes-bolsa-couro

Num dos meus passeios por bairros da cidade no começo deste ano, fui para a Lapa visitar em uma loja especializada em couro (Casa de Couros Romeu). Meu avô, que fazia bolsas, cintos e malas, costumava frequentar a loja. Eu nunca tinha ido e resolvi explorar. Além de peças de couro em diversas cores e acabamentos, eles também vendem ferramentas, acessórios, tintas e uma infinidade de produtos para quem é do ramo. Como estava com tempo, saí xeretando tudo – inclusive achei um cantinho de saldos, com retalhos e pedacinhos pequenos por 1 ou 2 reais. Levei uns pra casa pra testar. Esta carteirinha no formato de envelope foi a minha primeira experiência – bem que eu precisava de um lugar pra guardar meus cartões (do Superziper e da vida!) e documentos.

Como nada se cria, fui na papelaria e comprei um envelope desses de presente de casamento ou de buquê, daqueles bem pequenos. Descolei e usei de molde!

marcar-corte-couro

Posicionei o envelope aberto sobre o couro e risquei com caneta a marca de corte.

dobrar-envelope-couro

Nestas duas fotos, vocês podem ver o envelope dobrado dos dois jeitos: com o tradicional acabamento de “couro” e com o lado “camurça” pra fora. Apesar da lógica dizer o contrário, eu gostei mais do aspecto da camurça. Vai sujar mais e vai durar menos, mas paciência… A estética ganhou.

Estou sem balancim em casa, então levei no armarinho da rua para colocar o botão de pressão. Sapateiros também costumam fazer este serviço. Se não me engano, custou R$ 0,50.

costura-couro-pontos

No meu plano original, achei que o botão seguraria o encontro das três camadas de couro, mas as garrinhas não eram longas o suficiente para segurar todas – só deu para aplicar em uma. Então, precisei dar uns pontinhos em locais estratégicos para segurar o formato da carteira. Fiz um X logo acima do botão e um pontinho reto em cada canto do envelope. Para isso, usei uma agulha grande e um fio grosso e forte, 100% algodão, da corrente – Urso Extra Forte – que comprei na loja.

Pra finalizar e dar um charme, bordei um coração na frente do envelope!

carteira-envelope-couro

E ficou assim minha primeira experiência…

envelope-couro-cartoes

Já foi pra bolsa e já estou usando no dia-a-dia. Gostei de brincar com couro! Pretendo voltar a mexer e fazer mais projetos. Me aguardem!

3 ZigZags
  1. Tatiana disse:
    03 de julho de 2013 às 10:00

    Adorei a ideia.
    Tenho uns retalhos de courino aqui em casa, restos de uma fantasia que fiz pra minha filha e de alças de bolsa. Não é a mesma coisa que couro, mas, como estão encostados, podem virar ótimas carteirinhas pra cartão. O bordado deu um toque personalizado muito especial, ficou lindo! Ótima inspiração, valeu!

    Responder
  2. Marcia Alves de Santana disse:
    19 de setembro de 2013 às 18:03

    Esxelente ideia parabèns

    Responder
  3. Leonardo disse:
    18 de janeiro de 2020 às 23:54

    Olá, eu adoro teu trabalho, minha vó é costureira, então sempre tive paixão por essa arte de criar. Gostaria de começar, fazendo peças pra mim, como iniciante queria dicas de máquinas, tanto costura reta e overloque, que sejam forte o suficiente pra couro natural. Pois amo usar couro, mas dificilmente acho peças em couro natural. Obrigado desde já!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»