Sempre gostei de botões – se for buscar na memória desde quando, arriscaria dizer que de criancinha, ia na casa da minha avó e ficava xeretando a caixa de costura. Lá dentro, tinha um pote de plástico amarelo (Glasslite talvez?) cheia de botões. Pra ela era ótimo, porque eu ficava horas observando e sonhando com o que poderia fazer com cada um deles.
Mas enfim, hoje (ou melhor, já há muitos anos) tenho a minha caixa de botões. Mas achei que estava na hora de mostrá-los. Tenho uns tão legais e diferentes que queria deixá-los a vista. Então escolhi uns bonitinhos e coloquei neste quadrinho. Tudo eu que fiz. Vou mostrar para vocês o passo-a-passo :)
O quadrinho veio do bazar da igreja Santa Cecília, paguei só um real! Vi potencial na moldura e achei que ficaria legal pintado – depois fui ver que era francês, deve ter sido um souvenir de viagem.
Comecei desmontando o verso. A impressão estava presa por preguinhos, com um alicate tirei cada um com cuidado. Também tirei o papel que escondia as emendas, esse foi fácil. Limpei o quadrinho com água-raz pra tirar todo o pó antes de pintar. E escondi o desenho com um papel branco para não interferir no projeto final.
Hora da pintura! Usei um esmalte que comprei em Buenos Aires, desconfio que era tinta de aeromodelismo. Chama Matisse, fiquei impressionada com a qualidade, parecia acabamento de tinta automotiva.
Passei duas camadas, esperando a secagem entre elas. Por ser esmalte, demorou bastante. A primeira camada sempre recomendo fazer bem leve e fininha. Deixe a cobertura para a segunda.
Com a moldura colorida, fui atrás dos botões. Procurei os azuis mais legais, achei que combinaria com a tonalidade. Em comum além da cor, todos têm formato ou desenhos de flores.
Para o fundo, escolhi um paninho de estampa delicada, também com toques de azul. Pra não ficar chapadão, peguei um pouco de manta acrílica para deixar o quadro fofinho, já que não tinha vidro.
Testei a ordem, posição e espaçamento e marquei os lugares com lápis. Depois foi só costurar…
Coloquei uma foto deste botão buquet pra vocês verem, ele é muito especial. Fico pensando em que tipo de roupa ele era usado. Um casaquinho leve de primavera, talvez?
Fechei o verso com fita washi da 3M – aliás, eles estão trazendo pro Brasil vários modelos, em breve nas lojas!
Apesar do verso não ser aparente, preenchi todo o espaço pra ficar uniforme.
E assim ficou pronto! Agora ele está ao lado de outros enfeites, fazendo parte da decoração da casa. Adorei!
Meninas, como eu amo esse cantinho!! Tem de tudo! Ideias, informações, dicas, surpresas, sempre tem coisa nova pra ver, e quando se entra se demora a sair, porque a gente vai entrando aqui, ali, depois vê um post mais antigo que te serve como uma luva! Vocês são muito especiais! Amo!! Beijos! Vy
Ai que delicado… eu também super curti! Fiquei empolgada e vou repaginar os meus. bjins
Muito lindo, Claudia. Sobretudo por ser azul, minha cor favorita. Parabéns! Bjinho
Que ideia linda.,.. muito simpático ! vou copiar rs
abçs
Val
Ahh me deu tantas ideias, vou aproveitar os que tenho guardado aqui!!
Brigaduuu, beijos Andréa e Cláudia
muito boa ideia e ficou muito bonito.
a cor da pintura da moldura está na moda e os botões combinaram com o tecido.
muito fofo!!
bjs.
lili
Que fofa essa ideia, ficou muito lindo o quadrinho. Pena que perdi a maioria dos meus botõezinhos numa de ser boazinha….
bjo grande
putz, mas novos botões queridos vão surgir!
Lindinho, delicado, feminino!