13 ago 14
costura
Primeiras costurices: Porta-copos em tecido
por Andrea

portacopo_abre

Hoje é dia de mais um projeto de Primeiras Costurices. Espero que estejam animadas com a série, assim como eu. Depois da Shopping Bag, que era um projeto com um pitada a mais de emoção, vamos partir uma costura fácil fácil. Daqueles projetos beeeem amigos, que se bobear pode ser a sua primeira costura a máquina ever – os porta-copos!  Mas por quê?

–  Você pode sempre partir do modelo de porta-copos básico e incrementá-lo conforme a sua habilidade.

–  Projeto super econômico, dá para usar qualquer sobrinha de tecido, fica lindo com retalhos.

– Projeto utilitário, afinal todo mundo precisa de um porta-copos fofo. Pode ser um presente bacana para um chá de cozinha, para aquela amiga que acabou de mudar ou um mimo para o seu lar doce lar. E você mesma faz, em pouco tempo e com o seu toque criativo, quer coisa melhor?

Então liga a máquina e vamos costurar juntas!

portacopo1

Para começar, a minha parte favorita: a escolha os tecidos. E também a mais difícil, né? Porque ornar estampas não é fácil, vamos combinar. Parece fácil mas não é. E o descombinado pode ser legal também, fato. Eu estava louca para usar este linho estampado com motivos de cozinha. Ganhei um pedaço pequeno que ficou guardado por anos então chegou a hora de usá-lo :D. Combinei com linho de poá branco com fundo cinza escuro também de linho. Aprovado?

Eu sugiro usar tecido 100% algodão para este projeto. Pode ser um tricoline, uma chita ou até um linho, como no meu caso. Como você vai usar seus porta-copos para apoiar coisas quentes um tecido de fibra natural é sempre melhor pois não corre o risco de derreter por acidente.

Para cada porta-copos você vai precisar de três quadrados, sendo:

– 12X12 cm de tecido para a frente;

– 12X12 cm de tecido para o miolo (Vai evitar que o porta-copos fique molenga. Pode ser uma manta acrílica, de algodão ou até mesmo feltro);

– 12X12 cm de tecido para o verso.

O ideal é costurar de uma vez um jogo de 4 ou 6 porta copos. Corte tudo de uma vez antes de partir para a costura.

portacopo2

Posicione os três quadrados, fazendo uma pilha como se fosse uma ‘sanduíche’, nesta ordem: miolo, frente e verso. A frente e o verso devem ficar com os lados direito com direito, conforme a foto acima.

portacopo3

Alinhe bem as quatro margens dos três quadrados e alfinete para manter tudo no lugar e preparar o seu ‘sanduíche’ para a costura. Mas atenção, deixe umas abertura de aproximadamente 5 cm sem costurar! Será por esta abertura que a peça será virada para o lado direito.

portacopo4

Usando um ponto tamanho 3, costure toda a borda do seu ‘sanduíche’, deixando uma margem de aproximadamente 0,5 cm.

Atenção, dica para fazer os cantos perfeitos! Quando estiver chegando no canto, desacelere e, se for preciso, gire a agulha manualmente para fazer o último ponto. Mantendo a agulha enfiada no tecido, levante o pé calcador e gire a peça em 90 graus. Baixe o pé calcador e continue a costurar  toda a margem da peça até chegar no segundo alfinete verde. Fazendo isso os seus quatro cantinhos ficarão com 90 graus perfeitos.
Ah e não esqueça de fazer o retrocesso no início e no final da costura.

portacopo5

O porta-copos costurado e, ainda do lado avesso, deve ficar assim.

portacopo6

Com uma tesoura, apare as quatro pontas do quadrado, evitando cortar muito rente às costuras. Isso reduz o volume nos cantos da peça, quando a mesma for virada.

portacopo7

Vire a peça para o lado direito passando-a por dentro do buraco que ficou aberto. Com ajuda de um objeto pontiagudo (usei uma agulha de tricô mas poderia ser um lápis) acerte os cantinhos para que fiquem  com 90 graus, ou o mais próximo possível disso.

portacopo8

Passe a ferro, marcando bem as costuras dos quatro lados e aproveite para acertar as margens do tecido do buraco de ficou aberto em uma das laterais. Com linha e agulha, feche o orifício dando alguns pontinhos invisíveis a mão, com linha de cor similar ao tecido.

portacopo9

Chegou a hora do pesponto! Por que pespontar? Para deixar o seu porta-copos durinho e unir as camadas de tecido no interior da peça. Volte para a máquina e passe um pesponto de costura reta por toda a margem, a 0,5 cm da borda. Eu usei um walking foot de quilt para fazer isso mas poderia ser um pé multiuso normal. O pesponto pode ser uma chance para usar algum ponto decorativo, se sua máquina tiver.

Tenho uma dica para o arremate do pesponto. Ao invés de fazer o retrocesso tradicional no incio e no final do pesponto, diminua o tamanho do ponto para 0,5 e dê uns 4 pontinhos. Este pontinhos bem miúdos vão substituir os retrocessos e deixarão a peça com uma acabamento mais legal.

portacopo10

É só isso, acredita? O porta copos fica assim do lado direito.

portacopo11

E assim do avesso. Fácil, né?

portacopo12

Agora que você já sabe fazer um porta-copos básico, o céu é o limite!

Brinque com estampas e aproveite os retalhinhos para criar combinações diferentes ou fazer desenhos com pespontos que imitam um quilt.

Eu em uma levada só  acabei fazendo quatro porta-copos, um diferente do outro mas todos com os mesmos tecidos, aproveitei cada pedacinho!

portacopo13

Variações do mesmo tema. Aumentando o tamanho e colocando uma alcinha de tecido em um dos lados você transforma o seu porta-copos em pegador ou apoio de panelas. Muitas possibilidades.

IMG_8484

Gostou? Me diga o que está achando deste especial Primeiras Costurices e quais outras peças gostaria de aprender a costurar na máquina. E se fizer alguma peça que saiu aqui no blog já sabe, mande fotos para super_ziper@yahoo.com.br.

Pode ir deixando a bobina cheia de linha para os próximos projetos :D.

 

17 ZigZags
  1. Earli disse:
    13 de agosto de 2014 às 23:31

    Adorei!Ficou simplesmente lindo! Vou aproveitar todos os meus retalhos.

    Responder
  2. 14 de agosto de 2014 às 08:10

    Olá,adoro visitar o blog,tb comprei uma máquina de costura e aprendi sozinha,já fiz estojos,necesseires,corações,tenho fotos no blog.
    Parabéns pelo blog!!

    Responder
  3. Maria Amélia disse:
    14 de agosto de 2014 às 09:46

    Andrea, o que vc acha dos charm packs? Ajuda na hora de montar os porta copos, ou mesmo um quilo simples? Poderia falar um pouco sobre eles e suas variantes (jelly rolls, layer cake, etc)?
    Já existe uma marca nacional de tecidos vendendo charm packs com várias estampas coordenadas em cada pack. Ajuda quem tem dificuldade na hora de cortar!
    Bjs

    Responder
    • Andrea disse:
      14 de agosto de 2014 às 09:50

      Oi Maria Amélia, boa idea, mas eu mesma só conheço os jelly rolls. Facilita muito a vida vir tudo já coitadinho. Qual a marca nacional que vende charm packs?

      bjs

      Responder
      • Maria Amélia disse:
        14 de agosto de 2014 às 11:13

        Oi Andrea! Encontrei da marca FABRICart, tem pra vender no Bazar Horizonte e no site da própria fabricart também. Os Charm packs vêm em quadrados de 13cm X 13cm… os jelly rolls são retangulares, certo? Pelo que vi nos sites gringos, os layers cakes são charm packs maiores…
        Bjs!

        Responder
        • Andrea disse:
          14 de agosto de 2014 às 15:00

          Achei só os curam packs! Eram estes? Sai bem mais caros ue comprar os tecidos e cortar mas pode ser legal pela praticidade sim. Sem contar que os tecidos de patch gringos tem uma qualidade muito boa. Estou fazendo aprendendo a fazer log cabin que acho que deve usar os jelly rolls :). bis!

          Responder
  4. 14 de agosto de 2014 às 12:37

    Lindo,lindo!Eu estou amando o assunto e já estou bem empolgada a começar a costurar.Aprender primeiro,claro!rsrsrs

    Responder
  5. Stephane Aguena disse:
    14 de agosto de 2014 às 15:12

    Acompanho o site há um bom tempo, e adoro as dicas de costuras e etc…
    Comprei uma máquina de costura, ela chega amanhã… estou super ansiosa rsrs quero aprender a costurar na máquina (costuro a mão e adorooo!), e estes projetos mais simples para quem está iniciando são ótimos !
    E aproveitando para xeretar…rsrs queria saber se vocês irão participar do Bazar Ógente Primavera, fiquei apaixonada pelas fofurices vintage que vocês levaram nas outras edições!
    Infelizmente só acompanhei pelo site, mas desta vez irei ver ao vivo e a cores!
    Bjos

    Responder
  6. neusa mitsuko disse:
    14 de agosto de 2014 às 17:51

    To adorando a série. vc fala de um jeito supersimpático, simples de seguir. beijo!

    Responder
  7. Ana Carolina Moraes disse:
    14 de agosto de 2014 às 21:46

    Meninas, estou adorando essa serie! Parabens!! Vou tentar fazer no final de semana!! Beijos

    Responder
  8. by Jucy disse:
    23 de agosto de 2014 às 19:46

    adorei a maneira como foi feito o porta copo

    Responder
  9. 27 de agosto de 2014 às 10:53
    • Andrea disse:
      27 de agosto de 2014 às 12:16

      Ai que lindos Sarah! Você usou retalhinhos que tinha em casa ? Amei as combinações :D. bis

      Responder
      • Sarah Germano disse:
        27 de agosto de 2014 às 18:25

        Sim, a maioria é da Fernando Maluhy =)

        Responder
  10. Cristina disse:
    22 de outubro de 2014 às 15:59

    Estou fazendo o porta copos… e coloquei antes de fechar completamente alguns cravos para ficar cheiroso ao colocar a caneca quente….mas estou aqui pensando…e pra lavar? Preciso abr´-lo? Ou seria melhor um saquinho com o cravo…..Depois eu mostro. rs
    abs.
    Cristina

    Responder
    • Andrea disse:
      29 de outubro de 2014 às 18:07

      Oi Cristina, acho que o cravo vai dificultar a lavagem das peças ;). mas depois mostra como ficou! Bjs

      Responder
  11. Thayná disse:
    21 de março de 2016 às 14:16

    Estou adorando o blog , acabei de comprar minha maquina e não sei nada ainda ,vai ser muito útil pra mim , vou tentar fazer um desse agora , bjos sucesso.

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»