Este passo-a-passo é para quem tem mania de catar conchinhas na praia, cansou de colocá-las em potes ou vidros e quer fazer algo mais com elas.
Nestas férias de verão, tive a sorte de achar muita conchas pequenas, já furadas. Foi então essas que escolhi procurar mais. O furo seria útil em algum projeto que eu ainda não sabia qual era.
Em casa, lavei as conchas com água quente e deixar secar à sombra. E enquanto isso, procurei inspiração no Pinterest do que poderia fazer com elas. Muita gente faz aqueles sinos de vento, mas eu não tinha material suficiente. Decidi apenas pendurá-las em fios, formando um pingente.
Veja as etapas de como cheguei no produto final:
Decidi que seriam fios com 4 conchas cada. Separei fileiras por tamanho em cima da mesa, mexendo pra cá e pra lá até chegar no desenho final.
Usei um fio sintético cor pink para amarrar as conchas. Cortei no tamanho de 40 cm para ter folga e ser fácil de dar o nó.
Ficou uma ligeira diferença de posição de amarração das conchas, comparando os fios. Mas isso não é um problema, pelo contrário, o pingente ganha um movimento mais interessante. E com um fio longo, é possível ajustar a posição antes de finalizar.
Eu usei uma pérola e uma argolinha de bijuteria para fazer a união dos fios na ponta. Passei tudo pela pérola com a ajuda de uma agulha grossa e dei um nó na parte de baixo.
Com a argolinha, ganhei a flexibilidade de escolher onde pendurar. Por enquanto está na porta de casa, embaixo do olho mágico. Mas testei na porta da varanda e na do banheiro e também gostei do resultado.
Acabei criando meu próprio souvenir desta viagem!
Tenho mais algumas, maiorzinhas e diferentes entre si. Essas ainda não decidi o que fazer… E vocês, já deram alguma utilidade para as conchas trazidas da praia?
Olá Cláudia, olá Andrea. Saudade de vocês e fazer arte…estou com minhas coisas encaixotadas e sem por “a mão nas linhas….” há semanas.
Estou passando uns dias aqui em Sampa e quem sabe a gente consegue se encontrar pra um café.
Muito legal este penduricalho com conchas, tenho muitas hahahaha.
Você já tentou furar com tua retífica, Claudia? Será que é fácil, dá certo?
Bjinho pra vocês
Lan
Gente, não querendo ser a chatona, mas já sendo…..
“De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, restos de conchas, corais, estrelas-do-mar e outras carapaças servem de abrigo ou substrato para outros organismos; portanto, não colete esses materiais em nenhuma situação -nem para guardar de lembrança. Também é irregular ter joias e peças de decoração com corais. A compra e o comércio desse tipo de artesanato é um crime ambiental que pode render de um a três anos de detenção, além de multa.” (Fonte: Folha de SP).
Oi, Lúcia, não tem nada de chata… Lei é lei. Não sabia. A Folha deu a notícia na hora certa, no verão! Obrigada por lembrar da gente ao ler :)
Olá!
Gosto muito do blog, mas infelizmente trago uma notícia ruim: é proibido coletar conchas em praia! A justificativa é que afeta o meio ambiente. Vi hoje uma matéria na Folha Turismo, e tenho certeza que nenhum artesão quer danificar o ecossistema.
Enfim, fica a dica!
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2015/01/1574886-veja-13-orientacoes-sobre-o-que-o-turista-pode-ou-nao-pode-fazer.shtml
Oi Anna, obrigada pelo link, não sabia dessa lei…. Bjs
Que coisinha mais linda, estava procurando algo para fazer com as minhas conchinhas, já achei!! hahah
Desencana mina!
Na cartilha do Ministério do Ambiente não aborda a coleta de conchas nas praias e sim nos recifes. Bem como lei de proibi a retirada e comercialização de corais. Não fala das conchas coletadas na praia, claro sem nenhum tipo de vida. Penso que possamos ter responsabilidade e termos consciência, como na vida a espécie humana, somente sua existência já prejudica por inteiro o meio ambiente. Calças jeans que gastam mais de 200 litros de água para sua produção, o uso de automóveis, a comercialização de produtos com plástico, o comércio de carnes que desmata e por esse mesmo motivo estão destruindo a Amazônia! Sejamos conscientes. Abraço