Texto originalmente publicado na coluna MAKE Web, da revista MAKE by Rita Paiva.
Dois verbos resumem perfeitamente as festas do fim do ano: dar e receber. Como não associar este conceito aos crafteiros e crafteiras? Vale para os presentes, para os amigos que virão em casa, para os jantares que seremos convidadas, para a decoração… O clima craft está no ar. Pensando nisso, separamos cinco dicas para inspirar e deixar o seu Natal mais pessoal.
1. Termine o que começou: aproveite também os últimos dias do fim do ano para resgatar um projeto começado e nunca terminado. Que tal transformar um WIP (work in progress) em um projeto concluído em 2015? Ainda pode virar um presente para alguém muito querido, que valorize o feito à mão!
2. Pratique slow crafts: além de ir com calma, não queira fazer tudo. Épocas de festas são tempos de leveza, alegres, sem cobranças. Se estiver difícil lidar com tantos projetos, é porque está pesando demais – desacelere! Lembre-se que o fazer manual é devagar, já falamos disso por aqui na MAKE. Faça sem pressa, curtindo o processo, como uma terapia. Faça o que dá prazer!
3. Compre de quem faz: prestigie os bazares de produtos craft e artesanais na hora de comprar os presentes. Lembre-se de levar sua lista de presentes, assim você otimiza a visita e sai com a sensação de missão cumprida! A internet também é uma aliada para quem se programa com antecedência e quer algo especial, sob medida. Visite sites como Elo7, Tanlup, Etsy e outros sites bacanas que conectam compradores a ‘fazedores’. Momento propaganda: em dezembro, o Superziper participa do #bazarogente – se estiver em SP, aproveite e venha dar um oi pra gente!
4. Viva os clássicos: resgate uma receita clássica sua ou da família. Eu, Claudia, ando aperfeiçoando a minha receita de molho de tomate, está cada vez melhor, não vejo a hora de servir para os amigos e família. Eu, Andrea, descobri a receita de um bolo de banana sem glúten que fica uma delícia. Incrementando com ingredientes especiais como nozes e uma decoração, vira uma deliciosa sobremesa.
5. Mande cartões à moda antiga: resgate a graça de escrever cartões de Boas Festas à mão. Se puder mandar pelo correio, melhor ainda. Pense nas palavras, na letra manuscrita, escolha uma caneta gostosa ou um lápis preto macio. Enfeite o papel, cole lembranças, gaste tempo! Quem receber, vai perceber.
Independente de religião e crenças, o Natal também simboliza a chegada do finzinho do ano. Comemore as conquistas, relembre os aprendizados, fique perto de quem gosta. Aproveite para dar e receber, mas com intenção e coração!
PS: 2015 foi um ano puxado. A Andrea teve bebê, a Cláudia mudou de emprego e o ano passou rapidinho. Agradecemos a paciência e compreensão nesta época de mudanças e ajustes no blog. Desejamos boas festas e que venha um 2016 super craft!
Ótimas dicas! E desejo à vocês um ano de saúde e muito sucesso!! :-)
Abração
S.O.
Rio
Queridas o ano foi uma loucura pra todo mundo, agora é se reorganizar e seguir em frente. Aproveitei muitas dicas de vocês e vou continuar aproveitando. Saude e sucesso.