Tricotar um turbante foi uma ideia que surgiu papeando com a Fran e a Rose, alunas da última Oficina. Elas me pilharam e eu me animei na hora em tentar fazer o meu com os fios metálicos Discovery, meus queridinhos da temporada. Mãos à obra e o resultado foi não apenas um mas logo dois, em prateado e em dourado.
Na real, trata-se de uma faixa que é 2 em 1. Dá para ser usada como turbante (por cima do cabelo) ou como faixa mesmo (por baixo, atrás da orelha). Como turbante eu até tentei usar mas não rolou. Como meu cabelo é liso e repicado então a faixa escorregava demais e me deixava com um mullet esquisita. Desisti e resolvi usá-la como faixa mesmo. Mas aposto que ficaria um turbante legal para quem tem cabelos curtos :).
Basicamente são duas peças, uma faixa principal e uma tirinha que fica no centro. Aqui vai a receita para quem quiser tentar:
Faixa estilo turbante
Materiais
Agulha de tricô #10
Novelo de Discovery, da Aslan Trends
Agulha de tapeçaria (para acabamento)
Faixa Prinicpal
Ah, uma dica que eu já dei por aqui: Para trabalhar com o fio Discovery sem desfiar eu dou uma queimada bem de leve com a chama do isqueiro nas pontinhas.
Monte 18 pontos na agulha e trabalhe em jérsei ( todos os pontos da frente em meia, todos os pontos do verso em tricô, passando o primeiro ponto de cada carreira para a agulha esquerda sem trabalhar) até que a faixa atinja aproximadamente 55 cm de comprimento. Meça a faixa dando a volta na sua cabeça para ter certeza sobre o tamanho ideal. Não pode ficar frouxa, melhor ficar justinha porque a faixa tem uma certa elasticidade. Arremate os pontos e reserve.
Tira central
Monte 5 pontos na agulha e tricote uma tira de 15 cm em jérsei (todos os pontos da frente em meia, todos os pontos do verso em tricô, passando o primeiro ponto de cada carreira para a agulha esquerda sem trabalhar). Arremate.
Montagem
Junte as duas pontas da faixa com ajuda da agulha de tapeçaria. Não importa o ponto usado pois a costura vai ser coberta com a tira central. Costure as duas pontas da tira central dando a volta bem em cima da costura da faixa. Tem que ser costurada justa, para dar o feito franzido.
Posicione a costura da tira na parte interna da faixa. Se quiser, dê uns pontinhos invisíveis para que a tira não saia do lugar.
Para fazer um turbante mais invernal para aquecer a cabeça agora no inverno use um fio grosso com lã na composição. Eu vou tentar fazer um já, já.
A Fran Lacerda, nossa modelo de plantão, usando a faixa como turbante. Fica ótimo para quem tem cabelo curto.
E para quem tiver dúvida nos pontos básicos do tricô, nossos videos podem ajudar.