Aqui no Brasil, um dos costumes mais comuns na Páscoa é presentear com ovos de chocolate. Nos países europeus, ainda é forte a conexão da Páscoa com a simbologia do ovo “natural”. Quando morei em Londres já tinha reparado que até as vitrines eram decoradas com outros elementos (post aqui) e uma vez em Munique vi trabalhos manuais lindíssimos feitos com ovos, que eram pendurados como enfeites em galhos como uma mini-árvore de Natal.
Na internet já tinha visto essa idéia de bordar ovo. Foi até um dos motivos que me levou a comprar uma mini-furadeira. E agora que o carregador está funcionando porque voltou do conserto, resolvi experimentar este projeto.
Vejam abaixo as etapas de como fiz meu ovo bordado de Páscoa e ao final minhas recomendações e dicas para quem quiser se aventurar!
. Este projeto é para quem tem mão leve! Fiz várias omeletes até conseguir terminar um ovo bordado inteiro sem quebrar.
. Quebre o ovo com muito cuidado, abrindo um buraco na lateral. É por essa área que você passará a linha e agulha.
. Eu usei uma mini-furadeira (Dremel) para lixar as bordas quebradas e fazer os furinhos. Não sei se há alternativas para quem não tem o equipamento. Se alguém souber como furar sem rachar a casca, por favor deixe um comentário!
. De novo, mão leve para tudo: lixar, marcar os pontos, furar e bordar. Qualquer pressão ou movimento mais forte podem quebrar a casca.
. Usei linha para bordar em algodão (2 fios por cor). Recomendo colocar uma linha longa na agulha para não precisar fazer emenda.
. Na finalização, deixei o fio solto mesmo. Não consegui fazer nó com medo de estragar o ovo.
. Nesta versão, deixei o ovo aberto “nas costas”, não coloquei nenhum acabamento. Uma opção seria colar um pedaço de papel de seda para esconder o buraco e todos os fios.
. Se o ovo rachar, experimente colar com super bonder. Eu fiz e deu certo :-)
Fica a ideia para quem está buscando fazer algo diferente nesta sexta e sábado. E boa Páscoa!


































