
Texto e fotos by Verónica Gobet www.verogobet.com
Olá pessoal, eu sou a Verónica, crafter e designer gráfica Argentina que há anos mora no Rio de Janeiro. Tenho muito amor por crochê, tricô e tudo que é 100% artesanal. Adoro trabalhar com lã natural, algodão e fios de malha reciclados.
A Andrea me convidou para falar aqui no Superziper sobre a minha paixão atual: os fios de malha reciclados. Os também chamados “trapilhos“, tiras de tecidos que, em geral, são feitos com retalhos ou sobras de malharia.
A malha é um material pesado, grosso e com textura firme. Por conta da espessura dos fios, no início pode resultar um pouco difícil de manusear. Mas a vantagem é que o trabalho rápido e em pouco tempo a peça já fica pronta. Outra vantagem do “trapilho” é que a dá para fazer emendas e aproveitar tudo! Vale a pena guardar todas as sobras de tecido para depois aproveitar cada tira e fazer peças bem coloridas e diferentes.
O ideal é aproveitar os retalhos que temos em casa. Eu prefiro trabalhar com fios de malha, jersey ou lycra pois eles não desmancham. E nós podemos fazer os nossos próprios fios, como bem mostrou Andrea nesse post.
Hoje eu vou mostrar como unir as tiras de malha sem costurar. Vou usar duas tiras de malha diferentes para facilitar a visualização. Vamos ver?
1. Aqui temos as duas pontas de tecido;
2. Começamos dobrando a ponta do fio;
3. Fazemos um pequeno corte com a tesoura;
4. Repetimos o mesmo na outra tira de fio;
5. Assim ficam as duas pontas com um furinho em cada uma;
6. Depois disso passamos um fio dentro do outro (na foto, o fio da esquerda passa dentro do furo do fio da direita);
7. Para finalizar, a ponta final do fio da esquerda tem que entrar no furo da mesma tira;
8. Pronto! Evitamos o nó tradicional e a emenda quase não vai aparecer no seu trabalho.
Mais uma foto da emenda final. Já pode crochetar ou tricotar a vontade com seu fio contínuo de malha!
Vale notar que quando se tratar de tiras muito compridas ou novelos muito grandes, ai invés do nó eu aconselho costurar com uma linha da mesma cor. Alguns pontinhos já resolvem.
E se eu não quiser cortar minhas camisetas? Também é possível comprar os fios de malhas já prontos e cortados, eles vem em rolos de 1 kilo e apresentam muitas tonalidades e estampas bem bonitas. Cada tira de tecido pode resultar bem diferente uma da outra. Cada rolo ou novelo varia na espessura e nas cores. Reciclar é muito importante na produção desses fios, pois até os fios industriais estão sendo feitos com resíduos das industrias têxteis. Porém, atenção: eles não possuem uma composição específica como acontece com os fios de lã ou de barbante.
Espero que tenham gostado desta minha dica para quem está iniciando no mundo do tricô ou crochê de malha. Ah, tenho um blog onde falo sobre meus trabalhos de crochê, espero a visita de vocês.
Até o próximo post e bom crochê!
Verónica




































