26 set 08
blogueira convidadafashion
Sartoriando ou buscando a moda pra valer
por Andrea

sartorialist

Por Emy Kuramoto, blogueira convidada do Mês.
Todas as fotos do blog The Sartorialist

Estilo é uma daquelas coisas que não dá para comprar, não dá para encomendar ali na esquina e nem pegar emprestado da amiga. Ponto. Mas olha, dá para se inspirar e se deliciar em muitos lugares: revistas, sites, blogs e mesmo nas ruas e isso é um dos aspectos mais legais da moda, ainda mais em tempos de internet. É lógico que bom senso nessa hora é essencial. Creio fortemente que conhecer e aceitar nosso corpo, nossa rotina, personalidade e estilo de vida já é um atalho e tanto, que nos faz avançar várias casas na direção do tão desejado e aclamado bom gosto. E sim, o danado do bom gosto é relativo, controverso, tem várias caras, feições e é muito discutível.

E já que estou falando de moda, internet e de quão múltiplo e multifacetado os guarda-roupas podem ser, uma dica bacana e amiga é passear pelo blog The Sartorialist, tocado – com muito sucesso, diga-se de passagem, pelo publicitário norte-americano Scott Schuman.

Como a maioria das grandes idéias, a coisa é simples, lindamente minimalista e funciona assim: Scott sai às ruas com uma máquina fotográfica e clica pessoas comuns com looks interessantes. Ok, são interessantes para ele, mas o rapaz tem olhinhos muito bem treinados. Ele é formado em marketing de moda e trabalhou 15 anos com grifes de calibre, entre eles Valentino e Jean-Paul Gaultier. Desde 2005, quando lançou o blog, Scott protagoniza uma daquelas histórias inspiradoras e fulminantes de pessoas que “fazem” seus próprios empregos. Foi a partir do blog e de todo o bafafá em cima dele, que Scott hoje colabora para a revista GQ e para o site Style.com e, vez ou outra, expõe suas fotos em galerias de arte e clica editoriais de moda para algumas grifes. Nada mau para quem começou um blog sem muitas ambições.

Todo esse interesse se explica em números: são mais de um milhão de visitantes por mês e em março deste ano, o Sartorialist figurou numa lista dos 50 blogs mais poderosos do mundo. Os fatos e números que o cercam são tão democráticos como meteóricos, afinal, em que outra época uma idéia tão simples e blasé, de baixíssimo custo, veiculada numa mídia tão barata como um blog ganharia tanto espaço tão rápido na grande imprensa? Pois é, são os tempos modernos…

E ó vou dizer: só as fotos do The Sartorialist em si já valem o click, pois são esplêndidas e têm aquele climão próprio. São retratos muito bem compostos, na maioria das vezes em tomada frontal, tudo muito franco, limpo, às vezes até etéreo e despretensioso, uma herança muito bonita de grandes fotógrafos de rua e retratistas americanos do passado.

Bem, mas o mais bacana do blog é acompanhar um desfile diário de pessoas de verdade (não necessariamente celebridades e/ou modelos). Dândis, nerds, peruas e moderninhas se revezam com muito charme, gente com terninhos muito bem cortados,paletós displicentemente amassadinhos ou com um look bem 80’s, beirando o cafona, de spencer, calça pregueada e cinto dourado. É uma delícia ver o que cada pessoa escolhe usar e como elas se mostram seguras e confiantes com as roupas que elegeram!

Ao fazer uma pesquisinha básica para redigir este post, descobri que o Scott Schuman começou o Sartorialist por observar que o que a indústria da moda oferta não tem nada a ver com o que as pessoas usam nas ruas e eu achei o máximo (é nessa hora que eu necessito levantar a mão e declarar que eu também tenho meus dias de angústia, em que me sinto incompreendida, excluída e abandonada pela indústria da moda!). O blog acabou se tornando referência para muitos estilistas que, segundo o Scott, sentiam muita falta de um canal que os aproximassem da moda real, pra valer, que se usa no dia-a-dia. Daí a gente começa a entender por que o blog deu tão certo e se tornou uma fonte democrática de inspiração para tantas pessoas, dentro e fora do mundinho da moda.

Vou terminar elegendo meus looks favoritos! Na verdade, fiz um apanhado de uma pequena tendência recorrente no blog e que eu adoro: pessoas com um quê nerd e quadradinho, visual esse que já apareceu em várias passarelas ultimamente e, quem diria, tem se tornado cool e hype! Anyway, acho tão cuti-cuti que separei alguns modelitos:

Sartorialist1

 

sartorialist2

Daí que todo esse papo sobre internet, blogs e moda me fez pensar naquele filme os A vingança dos nerds, da época em que os CDFs, incluindo esta que vos fala, eram criaturas tacanhas e difamadas. Hoje é legal ser nerd! O filme não poderia ser mais premonitório, né não!?

 

Em tempo: “Sartorialist” vem de sartorial, que remete tanto a um músculo que temos na coxa, chamado de “sartório” ou “alfaiate”, como a um objeto feito com muito esmero, de ótimo acabamento.

***************************

Pitaco da Andrea: Foi graças a Emy virei fã do The Sartorialist pois foi ela quem me abriu os olhos para este blog, num post que escrveu no blog do Tofu, há alguns meses atrás. Segundo ela a dica era manjada, mas pra mim era nova. Fui checar e pirei no blog, na beleza e simplicidade da proposta. Eu fiquei tão groupie que até bookmarquei o site no meu celular e vou lá conferir as fotos obsessivamente, toda manhã. Brinco de eleger o meu look favorito, aquele que eu quero tentar imitar. O escolhido desta semana é este :) !

***************************

UPDATE !: Já que o assunto é ” como você se veste” não deixem de conferir o blog brasileiro Hoje vou assim . É lá a Cris registra, há mais de um ano, os seus looks diários. Especialmente indicado para as de figurino mignon ! Obrigada [dea] por nos lembrar deste blog bacanérrimo :)

25 set 08
ateliê craft
Ateliê Craft: Atelier XT
por Claudia

Atelier XT - Graça PazAtelier XT - Graça Paz

O que mais me admira no trabalho da portuguesa Graça Paz, do Atelier XT, é seu bom gosto com cores, as combinações de pinturas e tecidos, mas principalmente do seu impulso de estar constantemente criando, em qualquer meio e com todos os tipos de materiais. Foi muito difícil escolher as fotos para colocar aqui neste post. Tive que buscar as que mais gosto dentre mais de 300, todas lindas, coloridíssimas e cheias de vida. No meio de cores e flores, achei muita madeiras e máquinas pesadas – a prova de que por lá as coisas são feitas do começo ao fim. Recomendo uma visita virtual ao Ateliê XT. E vamos as perguntas zuperziperianas :

1- Este espaço pertence ao: Atelier XT, um atelier de móveis artesanais, desenhados e executados por nós numa coleção de peças únicas, e também de objetos craft urbano, como bonecos, tricots, acessórios de decoração, molduras, quadros e candeeiros.
2- Site: Atelier XT, blog e deco blog.
3- É daqui que saem: A nossa coleção de mobiliário e acessórios de decoração.
4- O que não pode faltar: Música, tintas, madeira, muita dedicação…
5- Objeto querido: O móvel de gavetas que pertenceu ao consultório fundado pelo meu bisavó paterno!
6- Última aquisição: Curiosamente, foi esse mesmo móvel que namorei durante anos até ter coragem de perguntar se podia ficar com ele! :-)
7- Número de horas passadas por dia: Uii isso depende, porque o meu atelier fica a 50km da minha casa. Portanto tanto podem ser muitas horas, como em alguns dias nenhuma. Mas tirando uma média, todas as tardes e muitas vezes a continuar em casa.
8- Próximo desafio: Uma exposição ,uma montra paralelamente e uma nova colecção de mobiliário com madeiras diferentes.
9- Nível de bagunça (1 a 10): Não consigo trabalhar no meio da bagunça, mas falando daquela que se impõe enquanto trabalhamos acho que pode ser um 3
10- Trilha sonora: Katie Melua….

Atelier XT - Graça Paz

* * * * * * * * * *
Também no Superziper: Se você gosta de cores fortes e trabalhos diferentes, confira a entrevista que fizemos com a Alejandra, da Bijapi, uma colombiana que faz blusas, casacos, meias, cachecóis, gorros e clientes felizes.

23 set 08
outros bla bla blas
Candy Candy, Custom Blythe
por Andrea

candy2

O mundo craft é cheio de oportunidades de colaboração. O que é isso ? Bem, no mundo dos negócios tradicionais se chamaria de parceria, mas na comunidade craft as pessoas têm usado o termo collaboration, ou colaboração em português. Significa simplesmente unir forças com outro crafter talentoso num projeto, naquele esquema duas cabeças pensam melhor que uma, ou quatro mãos fazem ainda melhor que duas. Basicamente cada um entra com o que sabe fazer bem e no final o resultado é bom ao quadrado. Por exemplo, quem faz ilustra pode colaborar com alguém que faz bolsas para juntas bolarem uma shop bag com um desenho exclusivo.

Eu adoro colaborar no mundo craft das Blythe porque o que não falta é gente com talento incrível. Na primeira vez, uni forças com a minha amiga Caroli da Amimono Pop para fazer sets de Natal exclusivos . Ela, que é especialista em mini roupinhas de tricô, fez os pulôvers e eu os vestidos. Tudo combinando, tudo no mesmo tema natalino. Logo depois colaboramos de novo criando conjuntinhos de saia kilt e blusa para inverno que também fizeram bastante sucesso…. Heheh, a esta altura você deve estar morrendo de curiosidade para saber quem é a loira da foto, então vamos à ela ;)

candy

Desta vez resolvi tentar um projeto colaborativo maior. Me uni com a talentosa Sabrina Eras para fazer uma Blythe custom que fosse uma interpretação da personagem Candy Candy. Trata-se daquela garotinha loira de cabelos cacheados do anime japonês que passou no Brasil no começo dos anos 80, na Record, lembram ? Se não lembram, ou se forem de uma geração mais nova, vejam o vídeo do tema de abertura no You Tube para saberem de quem eu estou falando. Eu era e ainda sou fã.

Tudo começou num num papo com a Sabrina. Bom, como vocês sabem eu faço algumas customizações de Blythes mas fazer maquiagem profissional ainda não é o meu forte. Customizo algumas bonecas para mim, mas ainda não me arrisco a fazer para vender. Minha especialidade, e o que mais gosto de fazer, ainda são as roupas. Então no esquema colaborativo, nada mais lógico que me unir à Sabrina, que é craque na maquiagem, e ficar com a tarefa de criar com um set de roupas exclusivas. Um esquema ela Bobbi Brown, eu Stella MacCartney, hahahaha. E assim surgiu a Candy.

O projeto soa fácil relembrado assim em poucas palavras mas coloquem aí vários dilemas : Qual boneca usar como base ? A querida Ana, do Blythe.com.br resolveu isso em 15 minutos, com uma Feel The Sky nova. Como cachear o cabelo ? Toca procurar tutorial em sites japoneses. Adicione mais três semanas de espera pelos chips importados, outras três semanas para fazer o piloto da roupa e ainda conciliar tudo isso com nossas agendas super complicadas. No final tudo deu certo e depois de meses ( sim, foi um projeto que durou meses) finalizamos a Candy – vejam aqui o álbum de fotos. Na minha opinião ela ficou linda, quero saber o que vocês acharam. Esta é a foto da boneca como era originalmente. De aeromoça a heroína de anime :) .
E agora a notícia quente :

*****A Candy está disponível para venda no Ebay, no esquema de leilão, finalizando no domingo dia 29. Estamos oferecendo ela para o mundo todo, mas é claro seria muito bacana se ela ficasse aqui no Brasil. Confesso que vou sentir falta dela, que já tinha um cantinho cativo na minha cristaleira de bonecas enquanto estava sendo customizada. Torço para que ela encontre um novo lar bacana :) ******

E para finalizar o post de hoje olhem quem já aderiu à febre das Blythes (saiu ontem na matéria do USA today) :

betty

Prato cheio para mim que adoro Uggly Betty ! Não posso perder a deixa e vou mostrar a minha versão da Uggly Blythe. Me perdoem a execução mega-precária no Photoshop mas achei digno poder dar vazão à minha criatividade. Porque feio é o novo bonito, tanto na TV como no mundo das bonecas :D

*********************************
Também no Superziper: Conheça mais sobre a Blythe, a boneca cabeçuda mais famosa do mundo. Sabia que ele surgiu nos anos 70 ? Leia aqui. ( Na época que escrevi este post elas ainda não eram tão populares aqui e eu nem tinha uma. Agora já tenho seis ! )