Eu precisava urgentemente de uns pedaços de tecido plastificado para a minha cozinha. Eu tinha de encapar quatro pedaços de madeira – base de um armário e três nichos dos armários que herdei da casa dos meus pais. A preferência era por algo resistente e de fácil limpeza. Além disso, minha única exigência era ter uma estampa fofa para combinar com o ambiente recém-reformado.
A foto aí de cima é o resultado final. Não foi desta vez que fiz uma encomenda express de tablecloths no Etsy ou arregacei as mangas para fazer tecido platificado em casa . Se bem que um dia hei de tentar, adorei a ideia de fazer o oilcloth verdadeiro, via Craftzine .
Minha *brilhante* idéia foi trapacear. Eu não gostei das estampas prontas que encontrei no CenterFabril, mas fiquei babando pela variedade na seção de tricolines. Então eu adorei esse xadrez azul com coraçõezinhos, então comprei plástico transparente por metro da Vulcan e juntei um com o outro para encapar os pedaços de madeira. Do mesmo jeito que eu fazia com os cadernos na escola, quando ainda nem existia con-tact. Quem não tem cão caça com gato, não é?
As fotos foram feitas ontem, neste domingo frio – por isso as fotos ficaram com sombras escuras, sorry. Mas vamos lá aos detalhes para quem quiser se aventurar.
Os materiais:
. tecido na estampa de sua preferência
. plástico transparente por metro
. tesoura
. martelo
. pregos e tachinhas
Um revólver de grampo, desses usados para revestir estofados serviria, mas o meu desapareceu, então fiz do jeito tradicional, com materiais mais comuns, que não exigem nenhum investimento especial.
1. Comece cortando o tecido e o plástico nas medidas do que for encapar. Eu deixei uma margem folgada, de pelo menos 4 centimetros de cada lado.
2. Coloque o plástico em cima do tecido para encapar de uma vez só.
3. Dobre as pontas para dentro. Atenção nos cantos para não embolar.
4. Com o martelo, pregos e tachinhas, prenda o tecido no verso da madeira.
5. Se puder, peça ajuda para alguém, para deixar o tecido e o plástico bem esticado.
6. Vá prendendo um lado de cada vez. Eu fiz primeiro as larguras e depois os comprimentos. Achei que assim consegui puxar bem o tecido e acertar o que fosse preciso.
7. Se sobrar muito tecido, apare as pontas. Deixe isso para o final, quando tudo estiver firme.
8. Voilá! Oilcloth fake para a minha cozinha !
Antes de ir, um parênteses: tudo isso me lembrou do Delia’s How To Cheat At Cooking (em tradução livre, O Guia da Delia de Como Trapacear na Cozinha). A Delia Smith é uma “Ofelia” inglesa – ela era apresentadora de programas de culinária na TV, fez sucesso nos anos 70, escreveu livros, mas um dos seus sucessos que vendeu que nem água foi esse livro de 1971 que voltou as prateleiras em 2008 – e vendeu que nem água mais uma vez. São receitas fáceis e rápidas de fazer, usando ingredientes de supermercado tipo molhos prontos ou carne moída enlatada, que no fim das contas (segundo os comentários da Amazon e dos críticos) resultam em bons pratos. Antes que os foodies que passam por aqui joguem pedras em mim, o mérito dela foi de retomar o prazer pela culinária, principalmente em um país como a Inglaterra – quem assistia a série do jamie Oliver nas escolas sabe do que eu estou falando.
De alguma forma essas pequenas trapaças estimulam que mais gente comece a colcar a mão na massa. Então se você ainda não tomou coragem para começar um projeto craft, aproveite e começe, nem que seja com uma ‘trapacinha’. Garanto que o resultado final vai impressionar e te deixar com vontade de fazer mais.
***************
Também no Superziper:
Espie a cozinha vermelha da Ana Sinhana. Em sua passagem por aqui como blogueira convidada ela abriu as portas de sua casa e dividiu ideias deliciosas, da cozinha aos cantinhos de seu ateliê.
A criatividade é a mãe da necessidade! Ficou muito bom!
Adorei a idéia! E o resultado ficou show! parabéns!
Ótima idéia,e fica um ar bem de campo.
Lindo!!
Bjs
Nani
ficou lindo, amei!!!
preciso providenciar algo parecido para colocar em cima do meu microondas, onde coloco as coisinhas da minha filhinha!
parabéns!
eita que eu adoro isso;
essa mistura boa de criatividade, paciência, necessidade, simplicidade e generosidade.Ingredientes com alto índice de procura e raridade.
bjus
Adorei, ficou lindo!!! Detalhes vermelhos sempre vão bem na cozinha… bjos!
A D O R E I e ficou lindo!!
Acho q vou adotar!
=*
mto bonito o tecido!! =)
Vc conhecem esse blog? É só sobre oilcloth!
Esse livro de parece interessante! Receita fácil e rápida é o q há…principalmente se for pra cozinha pra poucas pessoas!
Bjs
Amei! Deu até saudades dos cadernos da escola… E adorei a dica de blog da Dri tb! bjs
Cara, ficou muito lindo! Tô vendo que essa casa "nova" vai ficar tchuqui-tchuqui!
PS
O tecido é o mesmo do fundo da tela, em azul?
Muito linDo!!!!!
Ficou bem bonito!em conjunto com a cozinha seguro deu aquele ar aconchegante! É coisa minha ou o blog mudou de cara?!
Beijo MAlu
http://www.malukreando.blogspot.com
De vez em quando eu também faço essas adaptações, aliás quase sempre. Eu moro numa cidade do interior que não tem quase nada, daí… adaptação é comigo. Ficou legal o novo visual do blog. Estou fazendo umas mudanças no meu, ando brigando muito com o html.
Por causa deste post lembrei do post antigo de vocês sobre plastificar tecidos.. estava precisando de um tecido impermeável pra fazer uma carteira (algodões sujam muito). Testei e.. voilá.. ex-ce-len-te!
Muito obrigada meninas!
Beijos!
Olá , estou passenado por aqui , vendo as novidades e buscando inspiração , passe lá também pra me visitar adoroOOO receber rsrs ! Além do que é sempre bom ter companhia de gente bacana e antenada . Vou te esperar Bisous
Muito lindo mesmo, essa ideia foi mesmo genial
abraços
nice
Adorei a idéia. Minha sogra e cunhada fazem algo parecido. Onde elas moram, beira do rio São Francisco (amo esse lugar), venta muito e a casa enche de poeira. Compram uma toalha e por cima colocam plástico, não é preso, para trocar a toalha de vez em quando. :D