Hoje o papo é sobre customização. Que tal aproveitar o retorno das tachinhas e do dourado, e transformar uma camisetinha preta básica em algo um pouco diferente?
A primeira produção é mais comportada, com um toque retrô e a segunda bem mais a vontade, com tênis all star nos pés, serviria para ir tomar um sorvete a tarde. E reparem que em cada produção a gente fez questão de acrescentar um ítem feito a mão – na primeira ela está com uma bolsa de furoshiki e na segunda com o colar de renda. Sempre dá, né ?
Aplicar as tachas no tecido não tem segredo, dá pra fazer tudo a mão – o mais difícil é achar esse tipo de material em armarinhos ou lojas de aviamentos. Pra quem se interessar, divido minhas dicas.
* Sobre os materiais para marcação: Pensei em marcar os pontos usando giz de roupa. Mas como não tem ponta, ficou difícil. Tentei usaro restinho fino de um sabonete, mas também não deu certo. O melhor resultado consegui usando lápis branco de desenho.
* Onde achar tachas: Eu comprei por metro – elas vem “presas” em uma corda. Achei lá na região da 25 de Março, se eu não me engano em uma loja na Rua Abdo Schahin. Lá também tinha um aplique igual de pérolas e de cristal Swarowsky. Na internet, encontrei algo parecido (cravinhos de cristal) na Artevia.
* Como colocar as tachas à mão: Na foto a esquerda dá pra ver em detalhe cada etapa da colocação da tachinha. Mas também fiz um vídeo – vocês vão ver que demora quase 1 minuto para colocar cada uma. Já dá para calcular quanto vai demorar o projeto.
* Sobre a grade: como estava sem papel quadriculado em casa, eu usei régua e fiz minha própria marcação. Mas é muito mais fácil dar um pulo na papelaria e usar um papel já marcado. Você só precisa escolher as distâncias e furar com um preguinho para depois passar a marcação pra blusa.
* Sobre as marcas: Como falei, acabei usando lápis branco, foi o melhor jeito de indicar na blusa o lugar onde iria cada tacha. Alguém tem outra sugestão?
* Sobre o papel: Eu queria meus rebites perfeitamente alinhadas, com distâncias exatas. Recomendo que você prenda o papel com alfinetes, para ele não escapar.
* Sobre a distribuição das tachas: Originalmente eu queria “pipocar” a frente inteira da camiseta. Reparem que na foto abaixo a marcação de lápis está na blusa toda. Mas enquanto fazia eu fui pensando e mudei de ideia. Acabei deixando so uma tarja na parte de baixo.
Queria até em incrementar um pouco mais a camiseta, colocando um lacinho dourado ou mais alguma coisa, mas ainda não me decidi. Alguma ideia ? Também ficaria bem legal aplicar estas tachas em uma camiseta mais folgada, pra usar mais soltinha no corpo.
Também no Superziper: Antes desta blusinha, eu já tinha customizado uma outra com renda vintage, perolinhas e cristais. Pra quem não viu na época, aqui vai o link!
Ficou linda esta peça. Parabéns… Ótima sugestão!
Pô, ficou muito legal!
Acho que ficaria bacana também aplicar no ombro.
E como dica, acho que dá para recortar um tecido grosso na forma que quiser e fazer um overlock a mão, para aplicar onde achar mais legal. Comprei uma blusa assim e achei a proposta bem diferente.
Ficou realmente linda. Parabéns!
Beijo
Estou chocada em ver como é fácil! E dá pra fazer com a mão mesmo, sem uso de alicatinhos e afins, não?
Amei! A camisetinha básica ficou um luxo de forma fácil e rápida!
Linda, linda, linda!!!
Achei que ficou ótima com as tachinhas só na barra, mais charmosa e menos pesadona do que se fosse toda coberta. Parabéns!
Fiu-Fiiiu! =)
Ficou mto delicado!! A maioria das customizações com tachinhas q vemos por aí ficam mto pesadas…meio rock..Essa ficou bem feminina!
Bjs
Ficou linda….
Muito fofa, feminina e delicada….
Ficou uma graça, quero muito fazer isso!!!
Beijos,
Carol
dá prá marcar usando papel carbono bege… é + rápido.
Amei! Quero fazer. Nao quero ser chata mas ja sendo: e pra lavar ? Sera que solta? Tem que lavar a mao?
Oi! Uma pergunta para a modelo: as perninhas das tachinhas, mesmo que dobradinhas, não encomodam por dentro da roupa? Abraços!
A-do-re-i a dica. amo roupas com tachinhas, mas nem sempre dá para encontrar do jeito que eu quero… com certeza vou fazer algumas peças personalizadas ;)
Ficou 10!
UAU! Ficou superlinda! E olha que, mesmo amante de rock, tenho prevenções sobre tachas, geralmente muito pesadas as aplicações… Essa ficou muito delicada (e chiquérrima)! Quero!
Lindaaaa! Muito fofa!
Lindas! A camiseta e a Andréa!
bjs
Oi oi…
eu tenho um giz de marcar roupa em forma de lápis, dá pra apontar e ficar bem fininho… acho que seria perfeito pra esse projeto!
Beijos!
ADOREI FICOU LINDA!!!
bem a minha ideia seria: que tal colocar um aplique de renda na blusa e fixar com as taxas?
acho que ficaria bem legal e diferente nao? ou mesmo um desenho lindo pode ser de renda ou outro tecido tb com taxas so que dessa vez aplicadas direto no desenho para incrementar
BJ
Gostei imenso da ideia. eu até tenho uma maquineta que faz esse tipo de aplique e tudo!! tenho de experimentar! Beijinhos
Coisa mais fofa e fácil!!!! Dá um "up" em qualquer camisetinha básica, adorei!!!! Bjs!!!
Linda linda!!
Estou a tempo ja afim de fazer customizações com tachas!!
Parabéns pela criatividade…beijos
Amei a sugestão!!!
nessa época de moda ditada
nada melhor que a customização
pra deixar a roupa com a cara que ela tem q ter: a da dona!!!
ótimo carnaval!!!
bjooo
Arrasou demais!!!!
Bjim
Ficou muito legal ! Eu não sou muito fã de tachas, pq geralmente são pesadas ou os desenhos rebuscados demais, mas assim adorei ! Usaria super de boa.
Acho que ficaria legal tb um detalhe na manga, tipo 3 tachas no meio de cada manga. Na Comercial Maluli, na 25 vende tb. Tem umas com formatos diferentes.
Bjsss !!!
Cadastre seu blog no BLOG HOUSE.
http://www.bloghouse.videosincriveis.ws
Envie seus links pro LINKADÃO.
http://www.linkado.videosincriveis.ws
Sabe que eu tb estou nesta, essa oisa meio punk, emo, meio rock, tá muito em alta, e este trabalho não foge dor artesanato, é muito legal poder inovar e não parar de ser craf, abraços…
Adorei a idéia! Maaas, não pude deixar de notar a composição da foto. Muito legal!! Tá parecendo aquelas fotos lindas de revista japonesa.
Abração!
Dálete
gente, ficou linda e delicada! amei =)
Ficou linda mesmo!
E ficou super fácil com as dicas!
Parabéns!!!
Superziper sempre inovando! =)
talvez te interesse como inspiração: o desfile da Ausländer para o inverno 2010 no Fashion Rio. eles tem uma pegada meio dark (talvez mais dark do que você goste), mas esse ano todas as camisetas tem um ar mais de customização – usando alfinetes nas mangas e golas
sempre visito aqui mas nunca deixo um comentário xD
sou super fã do blog, visito sempre!
bjs
Comprei tachinhas numa loja na Rangel Pestana (naquele trecho que ela é paralela com a Gasômetro). Por alí tem várias lojas de fivelas e outros materiais para cintos e bolsas.
Olá meninas Super Artistas :)
Acompanho o trabalho de vcs e sempre pego várias dicas. Obrigada por isso ;)
A blusa ficou MARA e já vou correr fazer uma para mim rs.
TEnho como dica para a marcação, uma lápis de giz. Aqui no RJ a gente encontra em lojas tipo Caçula, que eu não sei se tem em SP.
Mas fica aí a dica.
Parabéns
bjk
Gostei muito. Fiz uma concentrando as tachas nos ombros, que estão na moda destacados, e ficou muito legal.
Fica a sugestão para quem quer começar com uma opção menos trabalhosa.
Minha sugestão para marcar, é carbono usado para tranferir desenhos de bordado. Tem em cores escuras ou claras, e sai sem precisar lavar a peça, basta passar a mão ou um pano seco.
Olá.. ficaria legal uma flor ou laço feito de ziper… pois como tem o metal da tacha e o metal do ziper.. ficaria interessante. Bjos
Difícil é encontrar lojas que as vendam on-line!…
BOA TARDE VOCES SÃO MUITO INTELIGENTES BELISSIMAS IDEIAS, AMEI COMO TENHO UMA NETA COM 12 ANOS QDO ME MUDAR PARA PERTO DELA QUE SERÁ BREVE E DEUS QUER, FAREI ESSAS COISAS PARA ELA POIS É MUITO VAIDOSA, IGUAL A VÓ DELA, GRATA POR ME ENVIAREM ESSAS IDEIAS, BJS E FELIZ DIA DAS MULHERES, PURIFICATI
Muito bom! Adorei. Vejam esse site http://www.baxmann.com.br/tachas-para-confeccao
Gostei muito!!!!