Dezembro chegou, as ruas já estão enfeitadas com luzinhas, os shoppings correram para montar árvores e stands de Papai Noel….Mas a gente quer lembrar de um hábito bem antigo e tradicional – mandar cartas e cartões desejando boas festas para a família e os amigos. Será que em tempos de internet esse costume ainda persiste? A gente torce para que entre o pessoal do craft, que curte as artes manuais, esse costume ainda não tenha morrido.
Vamos ver? Participem da enquete e deixem também seus comentários.
PS: a foto aí de cima é da minha caixa de cartas – desde os 11 ou 12 anos eu escrevi para pen friends pelo mundo (através do IYS, alguém lembra?) e desde então guardo a maioria das correspondências que recebi! Faz tanto tempo que os selos dessa foto são em liras italianas – e não em euros, hehe!
PS2: Já vou avisando que estou preparando um post super saudosista, relacionado com esse tema aí de cima! As meninas que eu conheço que já viram as fotos deram uma pirada, muitas emoções. Aguardem pois eu pretendo caprichar ;).
Este será o primeiro ano que não enviarei cartões…
Eu adorava isso de trocar cartas com pen friends!!
Isso é tão mais humano do que um e-mail….
Beijos!
Mas ta’ assim decidido? Ainda da’ tempo de mudar de opiniao :-) Manda unzinho so pra nao quebrar a tradicao…
Eu mando e ainda recebo todo ano…..
Alias, estou fazendo os meus, pode conferir la no BLOG DA GULLO.
BJUS,
Marcia Gullo
http://www.blogdagullo.blogspot.com
Desde o ano passado retomei este costume carinhoso e gentil de enviar os cartoes de Natal! Vale a pena!!
http://umasaudadeumsonho.blogspot.com/
Adoro escrever cartas, ainda mando de vez em quando. :D Também adoro o postcrossing, falar nisso, preciso ir aos correios hoje. :) Hehehe!
Sinto falta do tempo em que todos mandavam por correio e clocávamos os cartões junto à Arvore de Natal.
Atualmente só mando por correio para pessoas do exterior.
Eu crio os meus cartões e mando por email, a grande maioria dos meus conhecidos fazem assim.
O que importa é NÃO ESQUECER das nossas pessoas queridas !!!
Feliz Natal.
Beijos.
Eu mando e recebo cartões até hoje, mas o que eu gosto mesmo é de escrever cartas para as minhas amigas e minha família. Moro longe, estou nos EUA, então amo quando recebo cartinhas. Adoro pegar aquele pedacinho de papel e saber que alguém dedicou um tempo especial para mim. Tenho um baú de cartas guardado na casa dos meus pais e outro aqui na minha casa. Tenho cartas do tempo de pré-adolescência, acho uma delícia reler e reviver todas as fases que já passei. Não dispenso o uso da tecnologia, uso msn, skype, orkut, fb, e-mail…, mas não tem nada como receber uma carta.
Beijões, o Super Ziper é maravilhos!
Ilana
Muito bom ne? Uma delicia! Bjs
Poderia ter a opção, “não mando mas morro de vontade de mandar!!!”
Haha, bem lembrado!
Eu amo escrever cartas e faço coleção de postais! :D
Mas todo mundo se empolga de começo em me responder e depois pára :(
Olá Claudia!
Há um tempo, ví um PORTA RETÓS…(guardei até a foto) e estou louquinha para saber onde posso comprar! Voce poderia me dar uma luz? Indicar quem faz…
Espero ansiosamente por sua informação!
Abraço,
Norminha
Oi Norminha, vai no http://www.elo7.com.br e faz uma busca por “retros” – tem varias lojinhas vendendo… Bjs
Eu faço meus cartões, só que eles são de ano novo não de natal… Ultimamente produzo as fotos imprimo num papel legal e escrevo mensagens individuais para meus amigos, os que não tenho endereço envio a versão digital.
Adoro isso, apesar de não receber cartões de volta.
Cotinha de pano.
Gostei da ideia, da tambem para imprimir em papel de foto :-) Hoje em dia revelar ficou barato!
Eu sempre mandava, colocava os que recebia na árvore de Natal e acho tão legal cartão de Natal que colecionava, tenho uma tonelada deles guardados em pastas em algum lugar na casa da minha mãe.
Também gostava muito de escrever e receber cartas, que guardo até hoje.
De uns tempos pra cá, só por e-mail, msg de txt, tudo eletrônico. Geralmente só recebo cartão acompanhando algum presente ou brinde de fornecedor.
Mesmo assim, os presentes e mimos de Natal (aniversário etc) sempre gosto de acompanhar com um cartão, comprado ou feito por mim. Mas acho que isso é pq eu gosto de papelaria.
Acho que tirando família e o pessoal do mundo craft do meu relacionamento, os meus amigos e o pessoal de trabalho até estranharia receber um cartão físico.
Bjs curiosos para ver o post saudosista !
Laura, o post ja vem ja ;-)
Mesmo os cartoes de acompanhamento de brinde estao valendo! Eu tinha um fornecedor que fazia todo mundo da empresa (pequena) assinar a caneta no cartao, muito legal!
Estou voltando com os cartões, são muito lindos e não resisti, o dificil é achar os endereços, depois deste orkut, msn e sei lá o que mais deixei de lado e agora estou voltando, muito mais romantico, delicado , pessoal e realmente parece que vc existe, acabei de receber um que diz assim : O melhor presente de Natal para uma família tão linda como a de vcs é a amizade sincera, a consideração, o respeito e o carinho que sentimos em nossos corações, Amei e e emocionei. Um beijão enorme e que venha o Correio.
E’ verdade. Nesses dias, voce precisa ligar pra pessoa pedindo o endereco e como em 99% dos casos ela pergunta o porque, ja tira metade da surpresa… Alguem ai ainda tem caderneta de telefones e enderecos? Vai ser a proxima enquete ;-)
Eu sou pior que o Grinch em época de natal. (aquelas revelações obscuras que ninguém deveria contar).
Já tentei mandar cartão, mas como ninguém me respondeu de volta, fiquei com a sensação de ter falado no vazio. Nem para alguém me ligar e falar: “Acabei de receber seu cartão!” ¬¬’
Abraços,
tio .faso
Faso, tao raros quanto os que mandam cartoes sao os que se manifestam agradecendo, hehe…. Manda entao pra quem voce sabe que daria valor em receber ;-)
aaamo correspondência! também tenho penpals desde meus 10-12 anos e ainda digo mais: conheci muitos deles pessoalmente ao longo dos anos [mesmo os de outras cidades e países]. ano que vem mesmo vou conhecer minha penpal portuguesa de aaanos!
abrir a caixa de correspondência e não ter só contas a pagar dentro, não tem preço!
Raquel, que maximooo! Poder conhecer ao vivo um penpal e’ um luxo. Um dia ainda quero encontrar meu amigo Peter do Canada!
é incrível quando aquela caligrafia que você tanto conhece se torna uma pessoa! super apóio os encontros!
Que blog maaaara! :D já estou seguindo e eu adorei o post sobre o novo tipo de tecido que foi ‘descoberto’ a pouco -hehe. Beijos
Nossa, eu sempre amei escrever e receber cartas e nunca deixava de mandar cartões de Natal, pelo menos pros amigos mais especiais. Mas confesso que há muitos anos não faço isso.
E não vejo a mesma graça em receber por email, é muito impessoal, genérico.
Adoro escrever à mão, adoro observar a caligrafia das pessoas e, hoje em dia, é raríssimo ter oportunidade de conhecê-la.
Acho que neste ano, inspirada nessa enquete do SuperZíper, vou reeditar o envio, pelo menos pros amigos de longe. Obrigada pela lembrança!
Que honra! Seus amigos vao ficar felizes :-) E concordo com voce, antigamente a gente conhecia (e ate reconhecia) a letra das pessoas.
GOSTO MUITO DE RECEBER E MANDAR. HJ MANDEI PARA 10 AMIGAS QUE FIZ NA COMUNIDADE QUE PARTICIPO.
BOA NOITE,
CHEIROS
Movimentando o correio, hehe, muito bom!
Eu tb tinha pen friends da IYS!!! Nossa, nessa época do ano era mto legal receber os cartões de países diferentes…
Hoje em dia so mando cartões pra amigos e parentes q não verei nessa epoca. Qdo masi nova até rpa amigas da escola eu mandava..
Olá meninas!
Eu sempre tive o hábito de mandar cartões para os amigos e entes queridos. Infelizmente não são todos que tem o hábito de agradecer, mas não me desanima, tanto que começei a profissionalizar, comprei papéis específicos e ferramentas, além dos meus, faço para vender, para as mais variadas ocasiões.
Tenho vários modelos em meu blog http://eurekaartes.blogspot.com/
Adoro o blog, sempre com assuntos pertinentes e interessantes.
Beijo meninas!
Envio não apenas cartões mas, hora e meia algumas sementes de pimentas também… pode ser nostálgico mas a sensação é unica.
Excelente tópico…
Marcelo Fradim
http://www.zapatero.com.br
Mandar cartão de natal pelo correio é muito caloroso. Vc sente cada ação que faz. Fica contando o tempo que seu cartão vai chegar ao seu destino. Fica imaginando a satisfação da pessoa ao receber seu cartão e imagina que ela te enviou um também e que vai ser colocado na árvore de natal majestosamente.
Vanda Catarina
http://www.space.com/vcolive
Colocar os cartões de natal recebidos na árvore de natal ainda é tradição
quanto custa para mandar um cartão para outros paises? :)
Eu tb tinha pen friends da IYS!!! Nossa, nessa época do ano era mto legal receber os cartões de países diferentes… Hoje em dia so mando cartões pra amigos e parentes q não verei nessa epoca. Qdo masi nova até rpa amigas da escola eu mandava..
Eu tb tinha pen friends da IYS!!! Nossa, nessa época do ano era mto legal receber os cartões de países diferentes… Hoje em dia so mando cartões pra amigos e parentes q não verei nessa epoca. Qdo masi nova até rpa amigas da escola eu mandava..
alguem sabe como faço para mandar um cartao de natal para todos os moradores de minha cidade?