Eu vi a moda das bolsas-livro em vários blogs gringos e resolvi testar a ideia e fazer um passo-a-passo. Eu achei estes capa duras do Circulo do Livro (quem lembra dos catálogos que chegavam pelo correio ?) num sebo a preço de banana, não de livro. Então, antes que alguém venha me gongar por vandalizar os pobres livros, aviso que as páginas estavam já bem deterioradas por isso não tive dó nem cerimônia em arrancá-las para aproveitar só a capas :).
Imagino que este projeto não seja unanimidade entre as crafters mais tradicionais mas eu que tenho uma queda por objetos inusitados, aprovei. E pensando bem, a bolsa-livro pode ter outras utilidades, pode virar um item ‘puxador de conversa’. As pessoas podem soltar um “uau, que legal” ou “puxa, que diferente” (diferente, neste caso = estranho, bizarro, legal#NOT). Quando sair com a minha bolsa-livro na rua conto quais foram as reações :).
Se alguém se empolgou, vou mostrar como fiz o modelo ‘livro clutch’. Não vou mentir, deu um certo trabalho fazer a primeira bolsa (principalmente na hora de colar o forro, quase arranquei os cabelos, argh!) mas na hora de fazer a segunda já estava bem craque e a produção fluiu bem.
Usei um livro capa dura antigo, retalho de tecido de algodão (40 cm), estilete (para arrancar as páginas), máquina de costura, papel, lápis, tesoura, cola branca tipo PVA (vale Cascorez, Acrilex, etc), pincel chato, botão e elástico de cabelo.
RETIRADA DO MIOLO E MOLDES
Retire todo o miolo do livro com ajuda de um estilete. Dependendo da encadernação e do estado do livro, vão ficar pedaços. Tenha paciência, o que não der pra cortar pode ser arrancando com a mão.
Risque o molde da lateral da bolsa posicionando o livro aberto em mais ou menos um ângulo de 40 graus por cima da folha de papel. Contorne com lápis, formando um triângulo com a ponta achatada. Recorte em volta deixando uma margem de 0.5 cm. Dobre ao meio para marcar e corte, dividindo o triângulo em 2 partes.
CORTE DO TECIDO PARA O FORRO
Usando os moldes de papel, corte o tecido deixando 0.5 cm de margem na parte interna. Faça 4 triângulos, 2 de cada molde. Recorte também dois triângulos inteiros, com os dois triângulos juntos.
Coloque o livro aberto sobre o tecido e corte um retângulo deixando 0.5 cm de margem de costura.
Estes são os cortes de tecido necessários para o forro: 1 retângulo grande, 2 triângulos pequenos (lado direito) 2 triângulos pequenos (lado esquerdo) e 2 triângulos grandes.
COSTURA DAS LATERAIS DO FORRO
Costure as metades dos triângulos pequenos unindo-os pelo centro. Posicione-os face a face com o triângulo maior. Se quiser, alinhave.
Costure à máquina com 05. cm de margem e deixando um espaço aberto na ponta para virar a peça. Repita o mesmo processo com os 3 cortes de tecido restantes. Vire as peças com a ajuda de um lápis ou objeto comprido, acertando bem os cantos. Ao final, você terá estes dois triângulos com tecido dos dois lados e as pontas abertas.
COLAGEM DO FORRO
Despeje cola num pratinho. Com ajuda do pincel chato, comece colando o retângulo de tecido na capa interna do livro. Depois passe uma tira cola na lateral de um dos triângulos de tecido e posicione bem próximo à lateral da capa. Espere secar um pouco para prosseguir com a colagem.
Passe uma outra tira de cola agora na parte interna do triângulo e cole o retângulo de tecido por cima, dobrando 0.5 cm de margem. Eu aprendi na marra que: com pouca cola não vai grudar e com muita cola vai lambuzar todo o tecido. Repita o mesmo processo na outra lateral do triângulo.
Você vai precisar colocar em ação o seu lado crafty zen nesta hora. Deixe secar um pouco entre uma etapa e outra. Repita toda a colagem com o outro triângulo de tecido para colar a outra lateral da bolsa. Respire fundo, não é fácil mas é possível, eu consegui!
Esqueci de mostrar que se o seu livro for muito antigo pode ser necessário pintar com canetinha da mesma cor os cantinhos arranhados. Terminada a colagem, passe uma demão de cola PVA em toda a capa. Isso vai ajudar a selar o papelão e impremeabilizar a bolsa.
Para o fecho eu usei um botão tipo ‘pino’e um elástico de cabelo. Primeiro, fure a capa com um objeto pontudo. Este que usei é próprio para fazer bonecos, se não tiver um, improvise.
Passei uma linha no botão, enfiei no furo da capa e amarrei um fecho de bijuteria tipo pino no lado de dentro. Se não tiver fecho, substitua por um botão pequeno, o resultado é o mesmo.
Furei a capa de trás e passei o elástico de cabelo por dentro.
O acabamento do fecho fica assim. Nada mal, né ?
Uma outra opção para fecho seria colar nas capas duas tirinhas de tecido com velcro nas pontas. Dá para usar o mesmo tecido do forro para fazer as tiras.
Olha aí o meu livro clutch prontinho. Circulo do Livro é tendência por aqui.
Pra quem não curte bolsa de mão (definitivamente não é a coisa mais prática do mundo) também dá pra fazer uma bolsa-livro de alcinha, para usar a tiracolo.
Eu fiz e ficou bem legal. Coloquei ganchos de tecido e uma corrente grossa de metal. Será que Chanel aprovaria ?
Adorei a idéia!
E como ainda não comprei minha máquina de costura (“ainda”) vou arriscar fazê-la com um forro de tricô… quem sabe não dá certo?
;)
Beijos meninas! Amo o site!
Ameeeeeeeeeeei muito,vou no sebo escolher um livro pela capa logo logo..kkk acho que uma de tecido..
Ei Andrea,
Me explica uma coisa, porque você não fez a lateral da bolsa com duas peças inteiras, aos invés de partir uma delas ao meio? Será que eu não entendi alguma etapa?
Beijos,
Marina
Também tive duvidas nesta etapa, achei que era frescura. Mas na prática acho que com a peça partida no meio ela garante que os triângulos laterais vão dobrar bem no meio na hora de fechar a bolsa. Mas não é uma coisa assim obrigatória, é apenas um detalhe legal. bj
Eu tive a mesma dúvida, inda bem que não fui só eu, assim não me sinto tão lerdinha, hehe. Valeu pela explicação!
será que se passar com ferro pra “vincar” a dobra antes de colar não dá certo?
tb vi os blogs gringos e fiquei morrendo de vontade! agora posso tentar tb! eba :)
Pode ser sim ! Boa ideia :).bj
Nossa!
ADOREI! Quero tentar fazer uma para mim agora mesmo!
Parabéns pelos ótimos projetos!
Amei, que ideia genial…
parabens, ficou lindo…
bjos
Oi Andrea, adorei…nunca tinha visto!
Bjks
Faço parte da turma “puxa, que diferente!!!”
E a coragem de desmontar um livro?
Mas sim, eu preciso de uma dessa!!
Adorei!!
Bjoss
Pensei a mesma coisa, que sacrilégio. rsrs Mas é muito legal. estou sonhando com uma caa de O Senhor dos Anéis.
Gente, eu não curto mas ri tanto, tanto lendo o post!
E olha, usando a ideia, daria para forrar a capa do livro e fazer uma bolsa mais “comum”.
Também daria mas a graça tá justamente nos desenhos das capas originais, né ? Viu o nome do livro branco ? Casais trocados ! Anos 70 na veia XD. bjs
Bem original! Será que não daria prá fazer xerox da capa e colar um papelão beeem grosso?
Acho que dá sim, mas a ideia é aproveitar a estrutura do livro capa dura, que já está pronta. bjs
Putz que coisa legal isso! E eu que estou viciado em furoshiki agora terei que entrar nessa onda de bolsa livro??? Será que rola fazer um modelo masculino??? heheheeh!
Lincoln, a bolsa é unissex ;). Tá fazendo furoshiki pra embrulhar o quê ? Pior é que eu estou pescando agora, preciso de umas dicas para aprimorar o negócio.
Ah! Vou dar uma verificada nessa bolsa, achei interessante!
Os furoshiki eu estou embrulhando meus materiais de aquarela quando saio para pintar, coloco o estojo de tintas, godê, pincéis e toalha tudo junto! Parece bentô!
Também uso para embrulhar meu material de pesca! Fica bem prático.
Agora estou pensando em usar para embrulhar meu equipamento fotográfico, mas ainda temo pela segurança!!!
Gosto muito destes ousados momentos Dr.Pardal de vocês.Ou seria Guto Lacaz?
Hoje andando pela 25.03 e imediações, não pude deixar de lembrar-me de vocês. Por quê será!!!!
Quanto à bolsa, pensei que se poderia costurar todo o forro como uma peça só e depois colá-lo na parte interna da capa; neste caso, dá até para colocar zíper. Que tal?
Parabéns pela criatividade e coragem de sempre colocar em prática as ideias brilhantes! Bjo Andrea e Cláudia.
Daria para fazer um forro com ziper sim! Mas fica pra próxima vez, eu quiz fazer primeiro esta versão de este forro mais simples para as iniciantes não acharem muito difícil a parte da costura. bjs
Menins vcs são supercriativas mesmo. Todos os dias acesso o SUPERZIPER para ver as novas idéias. Parabéns. Quero ser add.
Rsrs… Um abraço
Muito bom!! Farei logo uma pra mim. Eu escrevi um post sobre as capas do círculo há um tempinho aqui http://acascadacigarra.blogspot.com/2010/04/nostalgia-circulo-do-livro-ou-nao.html e ficaria muito feliz se você desse um pulo lá para ler. Beijo
Adorei, desde que eu conheci o material francês eu tinha ficado com vontade de fazer uma pra mim, ainda é um projeto de férias. ;D
ps.: Peguei a primeira foto para ilustrar um post com o link pra essa postagem, espero não ter nenhum problema.
perdão, meninas, tô longe de ser uma “crafter tradicional” mas faz tempo que vejo essa bolsa livro rodando por aí me dando calafrios
acho que livro a gente lê, preserva, restaura e quando não quer mais, doa pra alguém ou alguma biblioteca ( bibliotecas vivem disso, ou vcs acham q governo compra?)
caretice talvez, mas acho que livro é pra ler e as vezes um livro q parece bobo pra gente pode mudar a vida de alguém
bjos
várias vezes eu fui em sebos e achei livros com capas lindas – em russo, grego… alguns deles eu comprei mesmo assim.
quer dizer que eu não posso apreciar um livro simplesmente por ele ser bonito? alguém TEM que ler ele? TEM quer ser útil? e quem disse que ele não vai ficar esquecido lá na biblioteca?
óbvio, que ninguém vai pegar um livro novinho (ou semi-novinho :)) e arrancar as páginas. mas tem livro que vc abre e ele desmancha – ou que tá tão manchado que não tem nem como ler.
acho válido e adorei a idéia das meninas. vou atrás dos meus livros em grego que tão acumulando poeira e transformar eles em algo útil.
Apoiada Lara.
Livro é cultura, jamais se despedaça desta maneira pra fazer uma bolsa (que convenhamos é bastante fútil).
Incentive alguém a ler, leia pra alguém, tente mudar a realidade de alguma pessoa através de bons exemplos, não destruindo livros.
Sejamos semeadores de palavras.
What a great idea! I want to make one now!
EU AMO LIVROS !!! MAIS DA PARA FAZER COM OUTRA COISA PARECIDA … EU ACHO.
UM BEIJO
Eu até faria, se eu tivesse uma máquina, um livro… kkk’
+ ficou muuuuuiiiiiitttttooooo legal
Obs.: Só pra se notar a diferença de idade de quem visita seu blog… Eu tenho 12 anos…
Ok. Isso foi desnecessário ¬¬’
Bjs…
Desculpe-me dar pitaco, mas acho que não foi desnecessário, Tatiane, porque o que diz sobre a gente não é a idade que temos, mas o quanto estamos dispostos a aprender e admirar a capacidade criativa/inventiva/transformadora de alguém, diante de tanta mesmice na “mídia fácil”. A propósito, tenho quase 49. Graças a Deus!!!
é… acho que é legal ver que as pessoas aqui, mesmo com idades diferentes, gostam da mesma coisa…
Eu visito esse site todo dia, e adoro ver a criatividade de todo mundo!
Um dia eu quero ser assim como vocês.
Adoro muito isso!!!
Bjs.
Oi, gente! Tudo bem?
Mais uma vez citamos o SuperZiper no Portal Bom de Humor, da Natura. Adoramos a ideia de fazer descanso de copos de tampinhas e fuxico! :)
http://www.bomdehumor.com.br/materia/3210-Aprenda_a_fazer_fuxico.htm
Esperamos que gostem!
Abraços
Oi meninas, como sempre Super está Supeeer
Circulo do Livro?!?!
Demais
Beijos
Luisa
Oi Andrea, adorei a idéia, já quero tentar fazer, se der certo vou mostrar no meu blog e te aviso para vc conferir, obrigada pela dica!!!
Bjos e bom fim de semana!!!
http://www.pattyarts-artesanat.blogspot.com
Ah, dá pra fazer com capa de caderno A5 capa dura também! Beijo!
Ai ai ai… esses dias já fui me aventurar a fazer aquela bolsa/pasta que tá cheio de DIY nos blogs de moda por aí… penei pra costurar o zíper! Mas o resultado ficou legal e fui bastante elogiada :)
Já vi que vou penar nessa ideia aí também… muito boa!
show! Quero uma tb!
Adorei essa idéia!!
Bjks…Aninha
Ótima idéia, adorei!!
Acho uma boa alternativa praquele livrinho velhinho, já despencando no cantinho da estante… rsrs
Só uma coisinha:
Nessa parte aqui -> “Eu aprendi na marra que: com pouca cola não vai grudar e com muita cola vai lambuzar todo o tecido.”
Acho que melhoraria se, antes de colar o tecido, você aplicasse um pouco de Termolina Leitosa nele. Nem precisa muito, pode até ser misturada com umas gotinhas d’água, mas ajuda BASTANTE na hora de colar! ;)
Beijões!
Adorei o post! Eu faço bolsinhas e clutchs bem parecidas com essa e de vários outros modelos (com fecho em abas com ímãs) e alças de contas. Além de bolsas feitas com discos de vinil!
Eu uso uma cola especial universal em gel que garante uma colagem mais segura e limpa.
Se quiserem conhecer os produtos podem encontrar aqui na minha lojinha!! Abraços!
http://www.alucinada.com.br
Abraços!
Nao vale a pena, as laterais sao abertas, ou seja nao da pra colocar nada dentro !
Desculpe-me mas não gostei dessa ideia por ser necessário destruir um livro para a confecção de uma bolsa. Não daria para fazer com uma caixa, uma embalagem de sabão em pó, ou utilizar papelão para fazer a forma de uma capa de livro? Seriam utilizados materiais de reciclagem sem ter a necessidade de descartar um livro.
Abraços.
Tbm tenho esse livro Casais Trocados. Odeio ele!!! Vai virar bolsa hahahahah!
Hahahahahaha ;)
Obrigada por traduzir o pap da bolsa,foi show,eu fiz um pouquinho diferente,peguei as dicas as da priscila que ensinou uma carteira de cartonagem e fiz a lateral como a repartiçao de notas ,com entretela sem cortes,achei mais facil ,ja que a minha maquina de costura ta com um probleminha e em vez de costurar eu colei e fiz uma contracapa para a parte de dentro ,as alças fiz com contas de plastico e arame fino,te mando uma foto depois, é claro que foi muito mais facil depois que vc ensinou um grande abraço .
Gosto muito de reutilizar,e muitos livros de conteudo duvidoso,ou rasgados ou impossiveis de serem lidos ,serao melhor aproveitados dessa maneira ,o tio google me deu varias dicas com livros ,desde arvores de natal feita de dobradura, ate vasos de planta,aproveitei as dicas para a festa de fim de ano da instituiçao que trabalho ,que era sobre literatura,fiz livros em miniatura de isopor com as capas dos livros de autores da cidade em que moro ,eram como mobilis junto a bolas de natal,todos adoraram,parabens pela blsa.
Eu faço!! <3
WhatsApp (número omitido).
=)
Nossa!
ADOREI! Quero tentar fazer uma para mim agora mesmo!
Parabéns pelos ótimos projetos!
E a coragem de desmontar um livro? rsrs
Também adorei a ideia Andrea, vou fazer esse fiz-de-semana
Hehe… Farei um breve!!!
Gostei da ideia mas acho que eu também não poderia destruir um livro para fazer uma bolsinha, infelizmente eu escolho o livro.
Mas gostei da ideia e ficou uma graça.
Parabéns!
Muito bacana, gostei da ideia!
Nossa, muito bom!