30 jul 11
costura
Link Love da Semana
por Andrea

Atualizados recentemente16

♥ Continuando o nosso papo sobre lavar tecidos antes da costura, a Lan Succi  mandou este link da Tania Neiva, com muita informação útil sobre estrutura, preparação e compra de tecidos.

♥ Dias dos pais chegando…  Que tal começar a tricotar algo agora?  O Cachecol Paris,  é um modelo unisex que é ótimo para iniciantes nas agulhas, da Pingoiun.

♥ Fiquei curiosa com esta técnica de Knooking, um crochê que imita tricô. É necessário ter uma agulha própria. Alguém já tentou fazer?

♥ Uma almofada de tricô e tecido, do Coisinhas da Lili. Na parte de tricô eu usaria um fio grosso como o Paratapet ou dois fios trabalhados juntos. Nada como almofada nova pra mudar a cara do sofá.

♥  Bolinhas de lã feltrada viraram elemento principal deste arranjo floral minimalista. O segredo é escolher uma cor bem bacana para as bolinhas – em amarelo ficaram lindas. A gente ensinou aqui no Superziper a  fazer as bolinhas.

♥  Cestinha tricotada para dar um toque feminino na sua bike. Já entrou para a minha (longa) lista de projetos a fazer ainda este ano.

♥ Vasinhos supensos para fazer usando garrafa pet. Achei que o fio azul e a tampinha vermelha fizeram toda a diferença.

♥  Cartões bordados à mão, super especiais. Detalhe esperto são os furinhos feitos com ajuda da máquina de costura ;).

♥  DIY de torrões de acúcar em formato de coração, da Chocolatria.

26 jul 11
costuraoutros bla bla blas
Diga aí: Banho nos tecidos
por Andrea

tecidos

Sabe aquele texto  hiper mega replicado na web do eu sei mas não devia? Aplicado ao mundo dos crafts ficaria assim:  A gente se acostuma a  cortar papel com tesoura de tecido – e bye bye afiação. E esquece de alinhavar à mão e ganha uma costura toda que tem que ser refeita depois.  E costura paninhos  coloridos sem lavar antes…..  Um assunto polêmico que merecia uma enquete ;).

Eu sei que em tese a lavagem serve para testar o tecido e assim evitar surpresas desagradáveis como desbotamento e/ou encolhimento quando a peça pronta for lavada. Mas lavar também tem seus contras:

:-/  O tecido lavado perde um pouco do frescor do tecido novinho. Sabe o brilho e cheiro  de tecido novo ? Pode sumir na lavagem.
:-/  Pode ficar amassadinho e por mais que você passe nunca voltará a ter a perfeição do tecido não lavado.
:-/ E todo o tempo de espera até o tecido secar?  Segura a ansiedade!

E que fique claro que o banho, é na verdade um *molhar*. Não precisa (nem deve) usar sabão, esfregar ou jogar na máquina. Quanto menos manipular o pano melhor, a ideia é usar a água penas para retirar a goma que vem da fábrica.

Faça assim: Mergulhe os tecidos dobrados mesmo numa bacia com água conforme a foto  abaixo. Deixe  de molho por volta de duas horas.  Se o tecido soltar tinta  (a água  ficará colorida), troque  a água várias vezes até que fique transparente.  Se o tecido estiver desbotando muito  um truque é colocar uma pitadinha de sal ou uma colher rasa de vinagre branco  na última água do enxague para fixar a cor. Deixe secar à sombra e passe à ferro – na temperatura indicada para o tipo de tecido.

tecidos2

Aproveitei o para fazer um teste de lavagem com estas amostras de tecido de algodão super coloridas que eu ganhei da Eva e Eva. Soltaram só um mínimo de tinta, nada grave, em geral se saíram super bem no teste do banho.

Acho que se eu vendesse minha peças com certeza lavaria os cortes de tecidos um por um antes de costurar, por precaução. Imagina um cliente reclamando que a roupa encolheu, péssimo! Mas como eu costuro para mim muitas vezes escolho  viver perigosamente e não lavo. Confesso que na maioria das vezes fico muito ansiosa para usar logo o tecido que acabo pulando a etapa banho. Eu sei, eu sei que não devia….  não me julguem.

E vocês, lavam seus tecidos?  Podem abrir o jogo:
Voce da um banho pre-costura nos tecidos novos?
Sempre! Acho fundamental.
As vezes. Dependendo do tecido ou do projeto, lavo sim.
Sei que deveria mas na prática quase nunca lavo.
Precisa dar banho em tecido? Fiquei sabendo disso só agora !
pollcode.com free polls
E com este post estamos retomando os posts com dicas de costura aqui no Superziper.  Já estava na hora, né ?
26 jul 11
costura
Passador de linha automático
por Claudia

Needle threader

Todo mundo deve conhecer aquele passador de linha pequenininho, feito de alumínio, que vem em praticamente todo kit de agulhas ou de costura chinês. Com certeza vinha no kit de cestinha porque quando eu era pequena nunca entendia para quê aquela coisinha servia.

Mas dia desses, herdei da mãe de um amigo esse passador de linha automático vermelhinho (em inglês, automatic needle threader, ou desk needle threader). O nome é tão comprido que parece coisa daqueles programas de TV 1406 . Achei que era uma boa oportunidade para resgatar a coluna “FAQ de Armarinho” e mostrar para vocês o gadget  que não muito conhecido por estes lados. Me parece que na Europa é bem comum – este da foto é inglês, dos anos 70. Nos EUA e Japão, com a força do patchwork, este acessório voltou a ser fabricado nos dias de hoje por marcas como a Clover e outras.

Como vermelho é uma cor que sempre estoura na foto e não deu para registrar o desenho do meu passador. Resgatei um truque do Manual dos Escoteiros Mirins (eles usavam com moedas) e com a ajuda de um lápis passei para o papel para vocês verem que bonitinho.

Needle threader

Mas afinal como ele funciona?
1. enfie a agulha na “chaminé”, com a ponta para cima e o lado do furo para baixo;
2. coloque a linha que quer usar no passante;
3. aperte o botão – ele vai empurrar a linha pelo buraco;
4. puxe a linha e pronto.
5. se precisar, corte a linha na lateral (tem uma faquinha embutida)

Se não deu para visualizar, achei vários vídeos no Youtube mostrando o acessório em funcionamento:

E o assunto passasdor de linha não para por aí. Descobri outros modelos parecidos:
Perfecto 
Transparente
Japonês 1
Japonês 2 
♥  Da marca Clover

Prós e contras
. Funciona, mas só com as agulhas certas. O meu funciona só com as de tamanhos 8, 9 e 10
. É mais um gadget ocupando espaço, então só vale o investimento se você achar um pequeno e baratinho no Ebay (procure por desk/ auto/ automatic needle threader). Achei em um único site brasileiro por 50 reais!.
. Quebra um galho para quem tem dificuldade, mas o velho e bom passador de kit de costura é mais portátil e funciona igual.