Xeretando as bolsinhas de costura de amigas crafteiras a gente sempre acaba descobrindo algum gadget que nunca viu. No último piquenique do Superziper, o de inverno, a Lan Succi, fiel leitora aqui do blog, estava me mostrando que reaproveitou um tubinho para guardar agulhas, parecido com o que inventamos na época do desafio do kit de costura de emergência (coisa de 2007, gente!), só que maior. E lá dentro vi que ela guardava essa pecinha de metal que parecia um grampo. Claro que queria saber o que era, como funcionava, onde ela comprou, etc. Aparentemente é um acessório muito comum, que vende em qualquer armarinho. Mas é o tipo de coisa que você precisa saber que existe para chegar e pedir um, né? Aliás, veja como ele funciona:
A Lan, muito querida, me deu o passador de presente. E, em retribuição, eu disse que iria mostrar aqui no Superziper, revivendo a seção “FAQ de armarinho“, afinal fiz uma pesquisa informal com algumas meninas do piquenique e descobri que eu não estava sozinha neste desconhecimento. Merece um post, né?
Mas fui além e decidi fazer o meu próprio em casa! Inspirada pelo formato de grampo, peguei um alicate e saí fazendo assim sem muito planejamento e sem saber qual seria o resultado final. E não é que deu certo?? Assim, se você não encontrar essa peça no seu armarinho, não se desespere, você também pode ter um! Só vai precisar de um grampo – daqueles bem grandões – um alicate e uma chapinha de metal maleável. Essa aí da foto eu mesma inventei: era um enfeite de alumínio, que achatei para ficar liso e recortei em retângulo usando uma tesoura mesmo.
1. Comece ‘alisando’ o grampo. Use o alicate para tirar as ondulações do metal
2. Tire os protetores e dobre as duas pontas, em ângulo de 90 graus
3. Corte o tamanho da ponta para acertar a medida. O ideal é que elas sejam curtas para se encostar quando o passador estiver fechado
4. Dobre a chapinha para fazer o regulador. Como a minha era de alumínio, deu para dobrar com a mão mesmo
5. Não aperte muito, o regulador precisa ficar um pouco solto para deslizar de um lado para o outro. Veja na foto como funciona!
Aqui você vê ele em ação. Serve para passar fita, elástico, barbante e outros materiais. Dica da Lan: para tecidos delicados e fininhos, dobre a ponta algumas vezes para não desfiar ou danificar.
***
Todos devidamente apresentados ao novo gadget, agora fica mais fácil de pedir na loja ou procurar para comprar na internet!
Oi gurias.Esse passador eu conheci há pouco tempo.Há uns 20 anos minha mãe trouxe do Canadá uns passadores diferentes.São como uma agulha de bordar,com a ponta em forma de bolinha(prá passar fácil sem estragar o tecido)e onde seria o lugar da linha(agora elástico,barbante,fita)é largo pra caber esse tipo de material enfiado.Aí não precisa dessa pecinha prá trancar a passagem do fio…Bjo proceis!
ah eu sei qual é… Tenho um desse. Acho até que já escrevi sobre ele, preciso achar o link. Mas achei esse sistema de “pinça” mais ponta firme. Comigo funcionou melhor!
Só posso falar: aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah! Tenho um estojinho de costura de viagem, que foi presente dos meus pais, com uma espécie de pinça. Agora eu sei para que ela serve! :D
E que mais tem nesse estojinho? Mais algum mistério?? Bj
Habilidosa e criativa, hein? Gostei muito. Eu passo com alfinete de fralda daqueles antiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigos. Mas o seu é melhor porque é mais fininho e passa em bainhas estreitas. Legal. Vi
Sim!! Este passa em qualquer bainha ;)
Adorei a idéia de fazer o passador com o grampo, vou tentar em casa! Meninas, sou nova aqui no blog e na costura também…existe algum passo a passo sobre esse modelo de saquinho que vocês usaram no post (na primeira foto)? Beijos e adorei o SuperZiper :D
Bem-vinda :) não fizemos post, mas é uma boa ideia para iniciantes. Vai pra lista… Bj
Esses passadores são super praticos! Mas quando não tenho o meu por perto, uma pinça com um elastico bem fininho ou mesmo amarrado com fita já me ajudam bastante ;D
Pinça é uma boa, mecânica bem parecida, nunca tinha pensado… Gostei!
Eu costumo usar alfinete de segurança para passar elástico :P
Eu também usava, foi como minha mãe ensinou. Mas a vantagem desse é ser fininho!
oi amigas eu tenho um desses aqui em NATAL RN é bem baratinho até comprei um pra minha mãe e outro pra mim. foi uma boa vocês mostrar essas ideias até porque muitas amigas desconhece muitas coisinhas que facilita na costura.
parabéns amigas e sucesso
Roseane Lopes
nossa ainda não tinha visto e sempre uso o grampo, mais com sua dica fica ainda mais fácil…….. obrigada por sempre nos trazer dicas que facilitam nossas vidas
boa semana
Que honra, Claudia! Fiquei super feliz com a homenagem, pra mim foi :)
E que engenhosa é você. Ficou quase igual mesmo, o teu. Muito legal. Bjo pra ti e Andrea.
Gente! mas eu sempre usei grampo de cabelo para passar fitilhos, cordinhas ou mesmo elásticos nas coisas.. .sabe a cordinha do biquini que insiste em escapar qdo se lava? tenho até um grampo q fica perto da máquina de lavar para estas ‘emergências’
Muito boa a dica!
Acho que a chapinha de metal deve dar pra fazer com latinha de refri, né?
Vou tentar ;)
Bjs!
super idéia!
Dependendo da largura da bainha eu utilizo um alfinete de segurança ou uma pinça de sobrancelhas e o fechamento corrediço fiz com aluminio dobrado das latas de achocolatado. Para não furar o tecido limei a ponta da pinça. Dá para o gasto, rs. Qdo achar um desses na sçlojas do Rio, aviso. :-)
abraços à todas
S.O.
Rio
minha mãe me ensinou das duas maneiras: com alfinete de segurança (espetando o elástico e fechando o alfinete) e com o grampo, só que este sem a chapina de metal. Eu só dava um nozinho na ponta do elástico em vez de espetá-lo…
Oi Xará! Muito boa dica! Eu sempre sofro pra passar essas cordinhas!!! Agora minha vida melhorou!haha obrigada por compartilhar!
Claudia,
Vale a pena fazer um post sobre a “agulha para cego”, (self-threading needles”).
Como dica, recomendo a marca com a cabeça dourada. A toda “prateada”, arrebentava a linha, na hora de colocar.
Abcs a todos
Genial,adorei o tutorial,muito muito obrigada pela partilha
Bjinhos desde Portugal
Obrigada!!!
Oie.
Minha mãe usa isso desde que eu me entendo por gente e qndo acontecia dela perder ou não encontrar usava um grampo como vc fez.
Adorei esse post.
Lembrou a minha infância.
Bjks.
Amei essa ideia, vou tentar fazer!
Obrigada.
Adoro suas dicas, parabéns.
Que tal fazer um post sobre o virador de alças da Sun