Quando estive no Japão há alguns anos fiz a rota das papelarias e lojas de materiais de artesanato. Hiperventilação constante e garantida. Numa destas conheci a washi tape, uma fita crepe adesiva feita de papel arroz. Foi amor a primeira vista! Na época, meu veredito foi que a washi é um tipo de decotape evoluída, muito mais estilosa e versátil. Só fiquei triste de não ter acesso ao produto aqui no Brasil. Mas recentemente notei que as washis têm sido tema de post em vários blog legais lá de fora. Tomara que não demorem muito para chegar por aqui.
Eu estou encantada com as washi tapes por vários motivos:
* As cores e estampas são divinas e algumas vêm em larguras variadas (são 83 tipos, díficil escolher);
* Têm transparência do papel arroz, uma textura fina e delicada, que possibilita sobreposições de cores muito legais;
* São de papel e permitem que se escreva por cima delas, podem até virar etiquetas;
* São reposicionáveis e não deixam resíduo de cola (alô indecisas);
Possibilidades criativas infinitas à vista! Recentemente comprei alguns washis pela internet e ainda recebi os dois sets acima direto do Japão, do fabricante mt masking tape – pioneiros nas fitas de papel arroz e com as estampas mais bonitas. Registrei alguns projetos para compartilhar aqui:
O washi tape é muito versátil para criar embalagens personalizadas. Dá tanto para colar por cima do papel de presente como acrescentar pequenos detalhes a tags e cartões.
Outro uso legal do washi tape é na decoração de ambientes. Eu colei washis verde limão e rosa choque no tampo da minha mesa. O resultado não é o que podemos chamar de discreto mas eu adorei. Tô numa fase flúor, perceberam?
Apliquei algumas também na capa do notebook. Desta vez deixei o neón de lado e usei as fitas do kit que ganhei da mt, com cores e larguras diferentes. Achei uma ótima sacada disponibilizarem estes kits prontos com combinações de cores e larguras mais inusitadas.
E olha só, super dá para colar washi tape na parede, sem medo de ser feliz. Ela não deixa resíduo de cola e muito menos arranca tinta na hora da retirada. Para dar um toque de cor numa parede tediosa.
Onde ? Quanto ?
Encontrar a washi tapes aqui no Brasil ainda é um problema. Como tudo chega por aqui com impostos pesados de importação eu acho que ainda sai mais barato comprar pela Internet e esperar.
Encomendei algumas (a verde limão e a pink) por 4.5 doláres a unidade + frete na Omiyage lojinha da Marisa, que além de ser super simpática fala português. Ela tem um blog e dá varias outras ideias de uso do washi tape. No Etsy também tem várias lojinhas que vendem masking tape e outras marcas, é so dar uma busca por ‘washi tape’.
Também achei as mt masking tape a R$ 27,0 a unidade em São Paulo/Lapa na loja Amoreira. Acho que eles são os únicos que no momento vendem as fitas washi tape por enquanto aqui no Brasil.
E vocês o que acharam das washis? Vontade de decorar tudo com fitinhas coloridas de papel arroz.




































