Oba, os posts de costura voltaram! Eu estou com uma máquina nova em casa faz um tempinho mas devido a correria não tive tempo para explorá-la… até esta semana. Agora estou definitivamente empolgada com meu novo gadget criativo. Trata-se da minha primeira máquina de costura eletrônica e quero aproveitar esta fase para me jogar de novo nas costuricas básicas.
Desda vez resolvi dar um up numa camisa básica acrescentando um puxador de manga feito com tecido com estampa ‘Liberty’ – as florzinhas miúdas que encantam e sobrevivem a modismos.
Este projeto dos puxadores é simples e legal para praticar técnicas básicas de costura a máquina. Hoje vou mostrar como fiz mas fique a vontade para fazer suas adaptações, como sempre o que vale é a vontade de se jogar no DIY.
A maxi camisa que ganhou um upgrade é da Riachuelo, bem molinha e confortável. A manga é meio molengona demais de achei que caberia um ‘puxador’ dando um toque colorido. Separei um retalho de tecido floral miúdo e um par de botões bonitos.
Cortei 4 tiras de tecido de 16 cm por 4 cm de largura. Recomendo usar um molde de papel na hora de cortar. A ponta é opcional mas deixei assim bicudinha para dar um charme. Se quiser facilitar o trabalho, deixe as duas pontas retas mesmo.
Separe as tiras em pares e vamos costurar duas a duas, pelo avesso. Coloque as duas primeiras tiras face a face e acerte acertando bem as pontas. Costure do lado avesso deixando 05. cm de margem. Deixe uma das pontas (no caso a reta) aberta para virar para o lado direito.
Vire o tubo com ajuda de um palito ou lápis – envie por dentro do tubo até virar por completo. Repita o mesmo processo de costura e virada com o segundo par de tiras. Como resultado você terá dois tubos pontudos com um dos lados abertos.
Passe a ferro as tiras para acertar as costuras e aproveite para dobrar para dentro (em o,5 cm) as pontas do lado que ainda ficou aberto.
Para dar um melhor acabamento, passe um pesponto por cima também deixando 0,5 cm das bordas. Caprichar nos detalhes são sempre importantes :).
Faça uma casa de botão em uma das pontas da tira. Eu aproveitei a ocasião para testar a função casa de botão da máquina nova e….. uau! Ela fez a casa em um aperto de botão e ainda mediu o tamanho da casa baseado no botão. Incrível!
Abra a casa cortando bem no centro, com uma tesoura pontuda e bem afiada.
Agora vamos aplicar as tiras nas mangas da camisa. Costure uma das pontas da tira por dentro de cada manga. Aproveite para usar a dobrinha da costura da camisa para fazer os pontos, assim eles não aparecerão do lado de fora da peça ;).
Pregue o botão do lado de fora da manga, próximo ao ombro ou onde você preferir. Teste as posições antes de partir para a costura final, para testar onde o botão fica melhor – isso vai depender do modelo da camisa.
Uma botoada e pronto! O legal de fazer botão e casa funcionais é que isso facilita muito na hora de lavar e passar a camisa – quando precisar, é só desabotoar. A vantagem do botão fixo é não exige casa e isso simplifica o projeto.
E assim ficou a minha camisa customizada com os novos puxadores de manga florais. Pequenos detalhes que fizeram uma grande diferença. Achei que a camisa ficou perfeita para usar neste Inverno meio calorento que estamos vivendo em São Paulo – e a estampa floral já dá a deixa para a minha estação preferida que vem aí <3.
Aproveito o post para mostrar uns detalhes da minha máquina de costura nova, a Singer Brillance! Antes, minhas aspas. Claro que ninguém precisa ter uma máquina eletrônica para fazer os projetos. Eu mesma tive uma manual por muito anos ( que apareceu várias vezes aqui no blog) que mandava muito bem. Mas a uma certa altura do campeonato, um upgarde é sempre bem vindo.
Muita gente me pergunta sobre modelos de máquina, quais são mais legais, o que fazem e o custo benefício. Esta é minha primeira máquina eletrônica e estou muito satisfeita. Ela tem muitas funções legais, é silenciosa, costura macio e é fácil de usar. Tem umas mamatas que facilitam a vida: retrocesso automático que é delícia de usar (botãozinho da flexa que com um só toque faz o retrocesso sozinho), casa de botão automática e um montão de pontos decorativos fofos – que ainda não usei mas dá vontade se sair aplicando em tudo que é paninho por aí.
Conforme for descobrindo mais funções legais posso compartilhar aqui. Se alguém tiver este modelo de máquina e quiser deixar alguma dica fique à vontade, vou adorar qualquer ajuda nesta fase inicial.
A camisa ficou linda!
E essa máquina mágica, também queroooooooo!!!
Valeu Cris, você já viu a camisa ao vivo hehe. A máquina faz mesmo muita coisa sozinha, boa para facilitar a vida. Bjks
Criatividade é tudo! Adorei a dica!!! Minhas camisetes agradecem!!! Beijos!
Muito legal mesmo, mas queria uma ajudinha e sei que vcs entendem de maquina por favor vc conhece esta Máquina de costura interloque, marca Siruba, modelo 757E dese já obrigado.
Bom diaaaa
Sempre coloco estes detalhes em minhas blusas
De repente o tempo esquenta,encurtamos as mangas com charme hehehe bjs
Realmente ajuda muito, com esse clima louco de sp, bjs!
Andrea
Sou iniciante na arte da costura e quero contar que comprei minha primeira máquina depois de passar por aqui e ler alguns posts de vocês – e desde então estou sempre por aqui. A-DO-RO!!!. Ver a Singer Brilliance no Craft Room que vocês montaram para a exposição foi definitivo na minha escolha. Paguei uma aula avulsa no lugar onde costumo comprar tecidos para aprender a mexer na máquina, pois não sabia nem como colocar a bobina e agora estou aqui, botando a mão na massa e descobrindo as maravilhas da minha nova paixão. Estou amando costurar, aliás, amo tudo que envolve arte manual.
Parabéns pelo trabalho de vocês e continuem a nos dar inspirações e coisas bonitas de se ver.
Bjos,
Tani
Gênio esse DIY! Que charme, meninas!! :)
Adorei a ideia. Vou agora mesmo verificar minha caixa de retalhos.Parabéns pela aquisição da máquina. Beijossss
Muito legal…adorei…suas dicas são simples, mas lindas….adorooo…bom final de semana!!!
Debys..
Gurias! adoro os posts de vocês que sigo em todo lugar (facebook, G+ e direto no blog). Tenho uma Singer superb e meu forte sao os patchs, por isso nunca prestei muita atenção nos acessórios de costura, mas achei “mágica” essa coisa do caseador que “sabe” o tamanho do botão. Vi que veio junto com a minha máquina e não sei usar. :( Vocês poderiam montar um PAP e postar, acho que não sou a única, ou sou? rsssss beijo e obrigada por todos esses posts maravilindos de vocês!
Eu também tenho essa “coisa do caseador que “sabe” o tamanho do botão”, também não sei usar e também acho que devia ter um PAP, Andrea!
Parabéns pela camisa, ficou linda!!
Tá bom, vou mostrar em breve :) bjs
amei a dica..
Amo as dicas que vocês dão! Amei essa da camisa.. TEnho várias aqui em casa que estão velhinhas e agora posso dar uma incrementada! Quanto a máquina, eu tbm tneho a Brilliance 6180! Ameiii.. Ela é maravilhosa mesmo!! bjokas!!!
Adorei Andrea, ficou super legal, bem feito e deu uma cara linda à sua blusa.
Beijo !
Este detalhe chama-se “martin galie”!
bjs
Ah que legal, não tinha a mínima ideia do nome então chamei de puxadores :). Adorei o nome martin galie! bjs
Que legal, pensei esses dias em fazer um negócio desse, mas não sabia direito como, agora ficou bem mais fácil!!!
Oi Andrea,
Muito boa dica, mas o capricho da produtora é que deixa as peça mais bonita, parabéns.
Eu também acabei comprando a Singer Brillance, esta máquina de costura é realmente maravilhosa, sem falar da qualidade do manual de instruções, algumas industrias deveriam pelo menos dar uma lida neste manual para fazer os seus, é uma questão de respeito com o consumidor, que a Singer tem.
Acho que vc lembra de mim, eu estive no bazar Ógente, também nos vimos na Mega 2012,eu estava nervosa com um dos concorrentes da singer, rs e estava com a minha prima que acho parecida com vc, rs. (Só vi este pos hoje)
Feliz Ano Novooo