Sempre curti aqueles chaveiros improvisados para chaves de banheiro que padarias, lojas, lanchonetes e postos de gasolina usam. Normalmente o pessoal improvisa com o que tem sobrando, são sempre materiais inatrativos e de baixo valor para ninguém querer levar. Eles costumam ser grandes e/ou pesados, para o pessoal não se esquecer de devolver, também impedindo que sejam colocados no bolso ou na bolsa no piloto-automático. Já vi chaveiro feito de roscas de parafuso, de embalagens plásticas, e – o mais legal de todos – em uma loja de fotografia, um chaveiro feito com um filtro de lente :)
Aproveitei que, depois de me mudar, todos as chaves estavam “peladas” para fazer chaveiros nesse mesmo esquema, usando meus materiais de armarinho.
Voilá!
Esses são os materiais que usei para fazer os três chaveiros. Não comprei nada, só reaproveitei coisas que já tinha em casa. O carretel de madeira comprei em uma feira vintage em Londres, os pompons eu fiz usando o fazedor de pompons e a fita métrica era sobra de um projeto antigo.
O passo-a-passo é muito simples. No carretel que estava vazio, usei uma fita de cetim estampada para “rechear” e fazer o papel de linha. Como seria para carregar na bolsa, não podia ficar enroscando. Prendi com alfinete (assim posso trocar a fita se sujar ou se eu enjoar) e usei uma argola para segurar as chaves. Para a chave da porta do banheiro, pendurei pompom só para fazer graça. Amarrei com lã, usando uma agulha para passá-la pelo miolo. A fita métrica eu juntei usando um metal chamado “ribbon ends” que comprei na Jo-Ann (se alguém já viu algo parecido para vender por aqui, sabe como chama em português e onde vende, deixe recado nos comentários!)
Aqui estão os três, um para a porta da casa, um para a porta do banheiro e outro para a porta da cozinha. Gostei da brincadeira, pretendo repetir. Um dia, nem tão em breve, postarei a parte 2 :)
Claudia,
Essa peça que vc usou na fita métrica, o “ribbon ends”, é chamado por aqui de terminal de chaveiro, ou chapa terminal de chaveiro. Só pra ter uma idéia, da uma olhadela no link, é da
Kamishigue Fivelas. Nunca comprei lá, mas foi o que achei na web.
Mas existem lojas nas redondezas da Rangel Pestana, especializadas em ferragens e com grandes variedades de peças como esta. Espero ter ajudado. Bjs
http://kamishigue.com.br/site/category/ferragens/chapa/
Não conhecia o site, boa dica! E obrigada pelo nome, assim é mais fácil de achar!
Vc encontra ribbon ends em mais de um tamanho em lojas de materiais para bijuterias. Vc tambem pode encontrar em dourado, acobreado, etc. Peça por terminal para courinho largo.
Abraços
Valeu :)
Gostei muito. E ainda tem o chaveiro que vc fez com corrente de bike,sim?
Vou “caçar” algo na sapataria do meu pai pra fazer um exclusivo também, rs.
Onde se encontra pra comprar deste tipo de argola que você usou com o chaveiro da porta da casa?
Bjinho
oi Lan, essa argola é de papelaria, comprei na Liberdade. Que delícia ter uma sapataria ‘a disposição!!
Adorei as idéias. Esse de carretel ficou um charme.
bj
Estou entre o da fita métrica e do carretel… dúvida cruel :\ rsrs
então acho q vou tentar fazer os 2 pra mim \o
Bjokas
Liz