
No começo de janeiro deste ano, eu, a Andrea e nossas mães fomos para o centro de São Paulo com uma missão: visitar a loja Daiso Brasil no dia de sua inauguração. Deixa eu explicar antes que reclamem. A Daiso é uma cadeia de lojas no Japão, no conceito de lojinha de 1,99. Existem há um tempão e é uma dica normalmente compartilhada com o pessoal que viaja para lá. Os produtos são bons, de bom gosto e baratos. A novidade é que, na expansão da marca, eles decidiram abrir a primeira loja da América do Sul bem no centro de São Paulo. A Andrea já tinha visitado a loja no Japão e eu nos EUA. Desde o ano passado, estávamos ansiosas com a abertura da loja. Apesar do atraso (era para ter inaugurado no meio/fim de 2012), a gente estava lá no dia D ( de Daiso?), com nossas mães, grande parte da colônia japonesa e muitos curiosos que entraram na fila em um sábado de garoa. Uma movimentação inusitada na Rua Direita!
A gente estava em dúvida se a visita valia um post ou não aqui no blog e acabamos decidindo que sim depois que voltamos mais uma vez na loja neste domingo. Eles abrem das 9h30 às 15h00, a loja fica perto da ciclofaixa e eles improvisaram um estacionamento para bikes logo na entrada! Como a divulgação da loja está funcionando mais no boca-a-boca e pela fanpage no Facebook, poucas pessoas conhecem. Então achamos que valia a pena espalhar essa boa dica, no estilo que SP Honesta vem fazendo com os restaurantes – valorizando o que é bom e vale a pena.
Apesar dos produtos custarem 100 yenes no Japão, aqui os preços são fixos em R$ 5,99 para qualquer produto. Como em qualquer nivelação, tem coisas que vão valer super a pena e outras não. A gente tirou algumas fotos com o celular para vocês terem uma noção da oferta e variedade. A gente pira! Ah… e a foto acima são alguns dos produtos de escritório que comprei para casa: quadro de cortiça, cestinha vazada de corações, grampeador, caixinha de acrílico para cartão de visitas, etc.
Vamos ao passeio! A loja tem dois andares. No térreo logo na entrada está a seção de papelaria e armarinhos!

Muita tesoura, acessórios, feltro e pequenas utilidades.

Achei este estojinho de costura para viagem muito bom – normalmente não vem com tesoura e quando vem, é daquelas bem ruins que não servem pra nada. Esse tem uma tesourinha microscópica que funciona e a caixinha é amarelo-ovo. O acabamento da caixinha é ótimo, de plástico duro e quando fechada fica bem compacta. Amei!

Esta caneta é de tinta metalizada para fazer raspadinha em casa. Você escreve, pinta por cima, deixa secar e depois raspa :).

Outra coisa para prestar atenção são as embalagens! São ilustradas e instrutivas, bem no estilo japonês. Tem coisa que dá vontade de comprar só por causa da embalagem. Muita tentação em um lugar só!

O andar superioré dedicado a itens para cozinha, lavanderia, jardim e organização do lar (aquelas caixas e cestos de todos os tamanhos que a gente adora).
Uma outra coisa legal são as estampas. Eles querem matar a gente com os xadrezes e florzinhas. Muita coisa delicada e fofa. Não dá para resistir. Levamos umas bandejas dessas, muito úteis.

Nesta foto dá para ver bem a questão da quantidade de produtos e da variedade de cores. Mesmo sendo importados a R$ 5,99 tem muita coisa que está mais barata do que comprar em supermercado ou lojas de presentes.

Essa última foto resume bem o espírito da loja. Como disse um amigo nosso, as frases que mais se ouvem é “Que legal!” ou “Pra quê serve?”. Esses quatro produtos são acessórios e enfeites para quem faz marmita japonesa, estilo bentô. Onde mais você poderia comprar um furador em formato de carinha para usar em folhas de algas? Lá você também encontra graminhas sintéticas, palitos e bandeirinhas de enfeite. É muita fofura (e inutilidade, dirão alguns).

Estes dois itens foram nossos melhores garimpos na última visita. Uma lanterna japonesa de papel arroz, que funciona com LED e pilha, sem fio! E uma caneca de porcelana com tampa, estilo ‘eu sou rosa e fofa’. O tio da Andrea que mora no Japão explicou que por lá o controle de qualidade das peças é muito rígido por isso a Daiso arremata as louças com pequenos defeitos para vender a um preço bem inferior. Realmente esta caneca tinha uns pontinhos bem discretos na parte de dentro mas nada que tirasse o charme da peça.
O único problema da loja é o estoque meio limitado. As coisas mais legais acabam muito rápido e por causa da importação nem sempre são repostas. Tem coisas que vi no dia da inauguração e me arrependi de não ter comprado pois nunca mais vi por lá. A sorte grande é visitar a loja em um dia bom, quando um conteiner acabou de ser descarregado.
De qualquer forma, a gente super recomenda o “passeio”. Para se sentir no Japão, mesmo sem viajar pra lá.
Daiso Brasil:
Rua Direita, 247 – Sé – São Paulo – SP ( metrô Sé)
Horário: Seg. a Sab – 9h30 a 19h00
Domingo – 9h30 a 15h00
Fanpage: http://www.facebook.com/daisojapanbrasil