Você lembra destas casinhas de madeira? Quem foi criança nos anos 80 com certeza teve uma! Eu tive e lembro muito bem da minha. Era um condomínio aberto, cheio de bichos feitos com bola de gude e miniaturas de perfumes do Boticário, todos itens ‘must have’ entre a garotada da época.
Infelizmente a minha primeira casinha de madeira se perdeu com as mudanças, mas ficou na memória. Foi então na há algumas semanas ao visitar uma loja de coisas velhas vintage dei de cara com esta belezinha direto do túnel do tempo. Sem pensar muito arrematei por um precinho super amigo e é claro, já pensando em uma reforma no melhor estilo DIY.
Seria digno trazer a boa e velha casinha de madeira para o ano 2014? Ou certas coisas devem ficar preservados no passado e permanecer apenas na memória? Está lançado o desafio.
A minha casinha estava bem detonada e suja. É feita com ripas de madeira mesmo e não mdf como algumas casinhas atuais que existem para comprar.
Registrei como fiz a pintura pois achei que seria útil para quem quiser saber como dar um up em qualquer pequeno objeto de madeira crua como caixinhas, bandejas e outros. Sou do time que acha que sempre dá para dar uma vida nova a coisas velhinhas desde que tenham uma boa qualidade.
Usei poucos materiais, a maioria tinha em casa, exceto as tintas para artesanato que comprei por R$ 3,00 cada pote. Ah, estas que usei são foscas. Decidi que minha casa seria branca e amarela :). Dei uma boa limpada com pano úmido e deixei secar bem antes de partir para a reforma.
No caso de madeira a preparação é tudo #fundamento. Comecei lixando bem a casa, prestando atenção para retirar todas as rebarbas e partes ásperas. Se a peça estiver muito detonada ou tiver tinta antiga, comece com uma lixa mais grossa e depois passe a fina por cima para dar um bom acabamento.
Lixei com carinho as pontas onde a madeira estiva mais áspera. Ao terminar, limpei com uma pano seco para tirar todo o pó.
Coloquei a tinta num pires e com o rolinha, passei a primeira demão de tinta. O rolinho é sem dúvida a melhor que o pincel neste caso pois cobre melhor e não deixa riscos na madeira. Recomendo investir em um!
Como podem ver a primeira demão não cobriu muito bem, tive que passar uma segunda demão bem grossa para conseguir deixar a madeira realmente branca. Se precisar passar três vezes, se joga!
No caso de um objeto cheio de cantos como a casinha é imprescindível usar um pincel chato para conseguir cobrir com tinta os cantinhos que o rolinha não alcança. Deu um trabalho razoável pois como podem ver, a casinha é super compartimentada.
Por último, com a base branca já bem seca, parti para a pintura da fachada amarela – a parte mais legal :). Com o mesmo pincel que usei para os cantinhos passei duas camadas de tinta amarela por toda a frente da casa.
Ufa, e a vontade de colocar na parede já ? Mas é importante esperara secar bem…. Paciência…. Ommmmmm.
Coloquei na parede do meu home office/ craft room e já arrumei alguns moradores para a casinha de madeira versão 2014. No lugar dos bichinhos de bola de gude, miniaturas de costura e outros badulaques que vou ajuntando por aí.
Agora tenho uma casinha de madeira… De novo! Um pouco de boa nostalgia não faz mal a ninguém ;).
Adorei a ideia. eu ainda tenho a minha casinha guardada e agora fiquei com vontade de reforma-la pra abrigar as bugigangas que eu trago de viagem!
Tenho ainda duas. do tempo de criança. Amo elas… e acho que chegou a hora de colocar na parede de novo…
Obrigada pela lembrança boa..
Nooosssaa!!! deu saudades mesmo! Fiz para a família inteira, algumas com direito a janelinhas com cortina de pano e rendinha. Aí colava flores secas para parecer jardineira.
Ficou muito lindinha , e amarelo é a cor da alegria! Animadas prá fazer mais coisas bonitas?
Puxa…foi longe buscar essa inspiração :D Não no teu caso, mas no meu…
Eu tinha uma casinha no meu quarto, onde colocava minhas fofoletes e bichinhos de bolinha de gude com epóxi e uma plaquinha,lembra? Não sei que fim levou. Ficou muito charmosa a tua. Hoje as lojas abundam em miniaturas crafts, não é! Aliás, parabéns pelo dia do artesão, a você e Claudia. Bjinho
Lan Succi
Saudade…..eu sempre quis ter outra casinha cheia de coisinhas…. como era linda a minha casinha…..(do quarto da minha filha) claro…..
Andrea, que trabalho fofo! Nossa, essas casinhas eram objeto de desejo… Amei ver a Pocket Macumba exposta ali nesse espaço tão bacana! Beijão
Que bacana!!
Muito bacana!
Deste uma nova vida a casinha. Eu sou apaixonada por coisas velhas ou o termo mais bonito agora utilizado vintage e penso que ha coisas que nao devemos tocar pois estao ali paradas no tempo, outras podemos dar um restauro e outras devemos mesmo pintar e mudar…. depende muito do objeto em si, a sua historia e valor.
Podem postar mais sobre diy e vintage juntinhos que adoro demais!
Fofa demais que ficou.
Também tinha e cheia de bichinhos de bola de gude… quero uma também.
Amei tanto a ideia que acabei de arrematar uma no Mercado Livre por 37 reais com frete! É tipo a sua, “vintage”… Bjos