Termina hoje, domingo, dia 8 de junho, uma exposição sensacional na FAAP. “Festival des Métiers” traz para o museu a simulação do ambiente de trabalho de alguns dos artesãos da grife de luxo Hermès. Ficou apenas 10 dias em cartaz em São Paulo, imagino que seja por causa da logística e também pela agenda apertada – a exposição vem rodando o mundo há 5 anos.
Tive a oportunidade de visitá-la ontem e fiquei muito contente com a oportunidade de ver oito artesãos profissionais trabalhando ao vivo para os visitantes. Costureira, estampador, desenhista, pintora, joalheiro, marroquineiro… Todos estavam lá com suas ferramentas e equipamentos para mostrar os bastidores da produção da famosa maison francesa.
Apesar da dica ser imperdível, restam poucas horas (e provavelmente muita fila) para que alguém que esteja lendo este post consiga se deslocar e chegar a tempo até lá e conferir.
Assim que decidi mostrar aqui no Superziper um outro lado da exposição: o das ferramentas!
Enquanto todos os visitantes fotografavam tudo (principalmente o processo de estamparia em seda – o espaço mais concorrido), mudei meu olhar e passei a registrar momentos dos artesãos trabalhando com suas ferramentas e equipamentos.
E captei detalhes que talvez passavam desapercebidos, mas que para nós crafteiros soam como boas dicas. Porque não aprender e se inspirar com eles também?
DICA 1: Esteirinha de bambu
Adaptada para guardar (e transportar) uma infinidade de tipos e tamanhos de pincéis
DICA 2: Pedaço de cortiça
Bem grosso, usado para espetar agulhas e ferramentas
DICA 3: Alicate protegido
Pedaço de couro cobrindo a ponta da ferramenta, para dobrar e manipular peças sem deixar marcas. Reparem também no bloco de cera de abelha, usado para deixar o fio de costura mais firme e fácil de deslizar.
DICA 4: Molde finalizado em acetato
O contorno do produto final em transparência é usado para o controle de qualidade da produção
DICA 5: Bandeja de materiais
Apenas o suficiente fica na mesa de trabalho, e dentro de uma caixinha pequena, principalmente para quem trabalha com nanquim. Sem riscos! Reparem também no bloco de lixa, usado para afinar a ponta do lápis.
DICA 6: Peso de papel
Um pedaço de metal é usado para segurar o papel na mesa de luz. Útil e necessário.
DICA 7: Caixa com divisórias
Cada item no seu lugar: pregos, parafusos e metais do artesão que produzia selas de montaria.
DICA 8: Ferramentas e peças pequenas
Massinha verde usada para segurar pequenas chaves de fenda em uso pela relojoeira. As peças diminutas ficam em tampinhas de plástico transparente para não se perderem na bancada.
DICA 9: Diagrama de trabalho
Esquema de cores e peças impresso e pendurado com ímã na estrutura de metal. Fica bem posicionado na frente dos olhos para orientar e conduzir o trabalho de quem mexe com jóias e bijoux.
DICA 10: Escova de dentes
Antes de jogar a sua fora, reaproveite. Aqui, a cabeça era usada para limpar e tirar sujeirinhas.
DICA 11: Palito com ponta de borracha
Parecia um palito manicure, mas com uma ponteira de borracha. Ferramenta bem específica para a limpeza dos excessos na pintura de porcelana.
DICA 12: Vidros e garrafas
Potes de geléia, garrafas de suco e outros vidros usados para armazenar quantidades menores de material de pintura.
Muito legal ver no museu um ambiente de criação e trabalho manual. A matéria-prima com certeza é diferente, o produto final também. Mas no meio do caminho são profissionais que as vezes usam os mesmos truques na produção do que nós :)
Para quem quer saber mais:
. Vídeo sobre a mostra na Vogue
. Galeria de fotos no Glamurama
. Matéria na Folha de S.Paulo
. Documentário ‘Hearts and Crafts’ de 2011 (áudio em francês com legendas em inglês)
Oi Claudia, adorei o post.
Reconheci a ponteira de borracha da dica 11, trata- se de um refil de um peça usada para limpar as gengivas, nao sei o nome no Brasil mas em ingles é conhecida como gum stimulator, essa da foto é identica a da marca Gum. Acho interessante quando as pessoas dao um novo uso para as coisas. Abçs
Seria legal se todo mundo que fosse assistir ganhasse uma bolsa, né?.. rs
Beijos!
http://www.baudabijou.com.br
Dicas super interessantes!
Um ótimo olhar o teu sobre materiais do dia a dia de um artesão!.
Meu avô alfaiate usava o bloco de cera de abelha(foto 3)…
Abs
aaah queria ter ido, mas dez dias é muito corrido mesmo!! acredito que seja para os profissionais não ficarem muitos dias longe de casa! vai saber. obrigada por mostrarem um pouco
beijos
Que legal!!! Reconheci que a pontinha de borracha (silicone) parece material odontológico. Aparece também em uma das fotos um suporte com a marca Dentsply que também é uma marca de materiais odontológicos.
Olá Cláudia. Lindas fotos. Boa sacada esta de mostrar o que talvez poucos tenham visto. Sou assim também, me encantam os bastidores, neste caso, bastidores dos bastidores rs.
Meu avô, pai, tios… Eram sapateiros e usavam uma mesinha bancada à frente deles, com estas divisões para colocar os vários tipos de preguinhos e tachinhas que utilizam mo fabrico e conserto de calçados. Também as ferramentas ficavam penduradinhas nas laterais das mesas. Cera de abelha e sovela, para costurar, martelo adequado e aquele pé de ferro, sempre me atraiu. Viu porque sou fascinada por ferramentas? Rs obrigada por compartilhar. Bjinho.