18 set 16
casa crafttricô e crochê
Decoração com tricotin
por Andrea

tricotin_abre

Tricotin, rabo de gato, i-cord….São muitos os nomes dados a este cordão de tricô arredondado. Feito com um mini tear e preenchido com uma estrutura de arme, vira peças decorativas como nomes e silhuetas. Fica uma graça decorando paredes de quartos infantis ou porta de maternidade e pode ser customizado a vontade do freguês. A vantagem de se usar um tear para fazer o rabo de gato é que até quem tem zero conhecimento de tricô consegue fazer.

Preparamos um passo-a-passo para mostrar como se faz as populares esculturas de tricô em arame. Vamos a ele!

tricotin1

Vamos precisar de:

– Fio de arame tamanho 16 ou mais grosso (o tamanho 16 é mais fácil de moldar, quanto maior a numeração mais grosso e mais firme, porém mais dificil de moldar);
– Fio colorido para tricô ou crochê, espessura média (as marcas mais usadas são Flash, Mollet, D’Primera, Família ou similares);
– Alicate pequeno, para bijuterias;
– Tear de 4 pregos, para rabo-de-gato – tenho alguns teares que sobraram para vender, se interessar entre em contato por email super_ziper@yahoo.com.br. Também tenho estes teares em formato e cogumelo na minha loja, o Ateliê Kitsune. Fazem o mesmo trabalho, mas são mais charmosos :).

mosaico

Esta é a sequência para se tricotar no tear.
1. Primeiro passa-se pelo lado interno o fio formando um “e” em cada um dos quatro pregos.
2. Em seguida, seguindo a ordem dos pregos, passa-se o fio por fora de cada um.
3. Com ajuda de uma agulha de crochê, levante a laçada inferior passando por cima do fio superior. Faça isso nos quatro pregos, um de cada vez.
4. Repita a etapa 2 e 3 continuamente, até o rabo de gato ficar no comprimento desejado.

tricotin5

A medida que for tricotando, um fio de trico tubular vai aparecendo na parte debaixo do tear. Para fazer um desenho ou palavra você vai precisar tecer um fio bem comprido.  Mas isso não sera problema pois é viciante fazer rabo de gato. Mas como saber qual tamanho exatamente fazer? Vamos ver.

Em uma folha de papel, desenhe a forma ou nome que quiser. Se escolher uma forma é importante que tenha um contorno bem definido. Eu escolhi uma nuvem.

 

contorno-nuvem

Coloque um fio passando por todo o contorno do desenho. Não precisa ser exato, quanto mais próximo melhor. Retire o fio e meça. Acrescente uns 5 cm a mais por segurança. Este é o comprimento total que voce devera tecer o seu rabo de gato.

tricotin6

No caso de formas simples, sem muitos contornos. Voce pode dobrar primeiro o arame e depois encapá-lo com o tricô.

tricotin7

Com o alicate, faca um argolinha nas duas pontas do arame para nao enrroscar no tricô na hora de passar.

tricotin8

Agora sim. Passe o fio por dentro do tubo. Vá com muito cuidado para evitar que o fio saia para fora da trama.

tricotin9 tricotin10

Arremate a ponta que ficou aberta. Com ajuda da agulha, passe o fio que sobrou por dentro dos quatro buraquinhos e puxe ate fechar. Eu arrematei enganxando as duas pontas do arame uma na outra. Para fechar o tubo, dei um nozinho com as duas pontas do fio que sobraram. Escondi o que sobrou do fio por dentro do tricô.

tricotin15

Com esta técnica você pode fazer formas mais complexas e os famosos nomes. Para fazer nomes o processo é o mesmo porém recomendo que o fio seja encapado esticado e só depois seja moldado para formar as letras. O nome deve ser desenhado com uma linha continua, simulando o contorno que você irá fazer com o arame.

tricotin13

Repare que o pingo no i é feito com o arame curvado comos e fosse um pequeno aro. Para complementar fiz  manualmente um acabamento em ponto baixo, pegando por dentro do aro.

img_9407

tricotin12

Qualquer motivo que tenha um contorno bem marcante poderá ser feito. As frutas são uma bela pedida.
tricotin14

Se você não tem um tear, pode fazer o rabo de gato usando um par de agulhas de duas pontas (temos um vídeo antigo ensinando a fazer usando este metodo aqui).

Já tentou fazer o seu? Deu certo? Certeza que se você fizer um vai querer fazer mais um monte.

mosaico

13 set 16
outras técnicasreciclagem
Restauro uma maleta de viagem antiga
por Claudia

mala-restaurada-abre

Neste domingo, dei um pulo na feira do Bixiga. Fui procurar alguém que entendesse de botões e acabei sendo encontrada por esta maletinha antiga. Uma dessas já estava no meu radar, imaginava que seria ótima para guardar novelos, agulhas e material de tricô. O cartaz do preço dizia 10 reais – bom demais pra ser verdade. O ponto é que a parte de dentro estava bem detonada, diferente do exterior que estava mais bem conservado. Levei pra casa com o intuito de restaurar, algo de bom eu conseguiria tirar dela!

mala-antiga-antes-restauro

Nesta foto dá para ver que o tecido estava manchado, sujo e de desfazendo. Optei por arrancar tudo. Como a estrutura estava boa, arrisquei criar um novo revestimento interno. Sem conhecimento, experiência prévia ou pesquisas na internet, fui em frente com o bom senso e os materiais que eu tinha em casa.

materiais-restauro-mala-antiga

• Tecido: eu tinha comprado em uma visita ao Banco de Tecidos. Tive sorte que as cores combinaram com o lado de fora. Além disso este tipo de xadrez combina com uma mala de viagens e o peso do tecido daria um bom acabamento.

• Estrutura: usei papel kraft de alta gramatura para os fundos e EVA para as laterais

• Colas: usei goma arábica para colar o tecido na estrutura e depois essa cola “Shoe Goo” para colar o revestimento na maleta

• Outros: o pincel foi pra espalhar a goma arábica e a fita crepe para reforçar as margens do tecido que dobrei para trás

mala-processo-restauro

O processo foi simples mas levou tempo. Primeiro tirei as medidas do fundo e das laterais. Cortei a cartolina e o EVA com folga de 1 cm por causa das dobras do tecido. Mesmo medindo e testando, deu diferença. Tanto na parte de cima como de baixo faltaram uns 5 cm de contorno. Foi fácil de resolver: cortei e encapei uma plaquinha pequena com o tamanho do buraco e colei. Prendi com pregadores para ajudar a reforçar.

maleta-restaurada-final

Depois de seca, ficou assim – pronta armazenar para novelos e projetos de tricô em andamento. A alça está quase soltando, mas este acerto eu vou deixar para um outro momento, talvez recorrer a ajuda de um sapateiro!

Vale contar que o lado de fora foi limpo primeiro com pano úmido e um pouco de detergente. E depois removedor para as sujeiras e manchas mais difíceis.

Como foi minha primeira vez neste tipo de trabalho, queria saber se mais alguém já fez isso e tem dicas para compartilhar. Deixem comentários abaixo pra todo mundo que passar por aqui aprender mais um pouquinho.

E se alguém conhecer um substituto para a cola “Shoe Goo” seria ótimo! Eu ganhei este tubo de presente e está quase acabando. Tirando o cheio super forte de cola de sapateiro (talvez por conter tolueno na fórmula), ela é excelente e cola muito bem. O que mais eu poderia ter usado?