Você sabia que existe um banco que ao invés de dinheiro trabalha com tecidos? Este é o conceito inovador da loja ‘Banco de Tecido‘, na Vila Leopoldina, em São Paulo.
Antes de fazer um rolê virtual pelo local, vale a pena entender primeiro o conceito, uma criação de Lu Bueno. Atuando como cenógrafa e figurinista, percebeu que havia pouco reaproveitamento de tecidos bons que eram empregados nas produções – seja como sobras, erros, resíduos, etc. Em geral, viravam descarte. Mas ela viu oportunidade e apostou em um modelo que dá sobrevida aos tecidos parados ou descartados, não apenas em teatros e produções de TV, como até na casa de costureiras comuns.
Mas porque banco? Porque a loja aceita tecidos como depósitos ou pagamentos. Em resumo:
1) clientes podem trazer seus tecidos
2) a loja lava, passa, cuida e seleciona o que entrará no banco
3) o material é pesado e para cada quilo depositado o cliente recebe créditos para ‘sacar’ tecidos do local
(mais detalhes sobre a história da loja e funcionamento do banco aqui)
A loja é pequena, mas vale a visita.
Super bem decorada e cheia de detalhes, enchem os olhos de quem visita. Nada como ter uma dona com experiência em cenografia – ambiente bem pensado, boa disposição e funcionalidade, além de detalhes encantadores :) E sim, além de banco, eles também funcionam como loja, vendendo os tecidos do estoque por quilo, mesmo para quem não trouxer os seus em ‘troca’.
Aqui uma visão geral da loja, que fica em um sobrado reformado e ajeitado na Vila Leopoldina. Para quem não conhece o bairro, fica na área do Ceasa e por lá existem vários galpões de produtoras de filmes publicitários, TV, cinema, etc
A maior parte dos tecidos para ficam estocados em caixas transparentes, mas na estante de madeira há pacotes prontos, com combinações de cores e estampas. Útil para quem faz patchwork. Bom presente também, porque estão como tal!
Os tecidos ficam estocados em caixas plásticas transparentes, separados por cor. Nem preciso contar que xeretei todas as caixas, sempre com a ajuda atenciosa de uma funcionária. O pessoal que trabalha lá entende do assunto e pode ajudar a encontrar o que se busca. Aqui, a seleção de estampados.
Nesta foto, as caixas com cores escuras. E nas araras, as roupas em materiais experimentais e figurinos criados pela dona do local.
Dependendo da época, pode-se encontrar tecidos em rolos e em maior quantidade. O estoque está em constante mutação. Claro, vai depender de quem passou por lá antes de você… Na foto abaixo, os pacotinhos de tecidos que combinam entre si e a caixa de aviamentos, fitas e galões.
Levei vários retalhinhos de cores e tipos diferentes. Depois de escolhidos, a seleção vai para a balança e o preço é calculado. Comprei também uma placa de feltro bem grossa para usar na mesa da cozinha como base para passar roupa. A dica foi da Lu Gastal, que compartilhou o achado quando nos encontramos em um bazar de patchwork no meio deste ano.
A balança fica junto de uma placa de metal. Fixada na parede, serve de revestimento e também segura uma infinidade de acessórios, ferramentas, amostras e informações com ímãs de botões :)
Aqui em detalhe. Réguas, compassos, alfinetes, tesouras, estilete, fita métrica – tudo à mão!
Antes de ir embora, não deixe de admirar os quadros de botões feitos pela Lu.
Estão expostos de forma ‘suspensa’, em molduras artesanais, presos por anzóis. Vale a pena apreciar.
A iniciativa está começando a se espalhar. Além da loja em SP, há uma unidade em Curitiba, em funcionamento desde julho de 2015. Clique aqui para saber mais.
Banco de Tecido
Rua Campo Grande, 504, V. Leopoldina
de 2ª a 6ª das 9:30 às 18h
bancodetecido@lupa.art.br
telefone: 11 4371-3283 (falar com Andressa Burgos ou Lu Bueno)
http://bancodetecido.com.br/
https://instagram.com/bancodetecido/
Boa Noite, achei super dez, essa ideia, gostei muito, parabéns, sucesso…
Meninas!!! Que achado!
Essa é a verdadeira caverna do Ali Babá!!!! tesouros e mais tesouros!!
Abs e Bom uso do que compraram…:-)
Meninas!!! Que achado!
Essa é a verdadeira caverna do Ali Babá!!!! tesouros e mais tesouros!!
Abs e Bom uso do que compraram…:-)
S.O.
Rio
Parabéns e muito sucesso!!! Qual o endereço da loja em Curitiba?
Que idéia bacana. A gente sempre tem aquele tecido que não usa nunca e trocar por um mais interessante sem necessariamente investir em um novo é muito bom.
Bom para todas! ♥
Que legal isso, adorei!! Gostaria muito de visitar pessoalmente!!
OMG eu não sabia que essa loja existia *—*
Amei a ideia é a loja . Quando for a Sampa vou visitar
Muito Interessante essa ideia.