Às vezes escolho um material novo e fico à procura de um projeto que me permita usá-lo. Isso aconteceu recentemente com plástico de toalha de mesa. Isso mesmo, aquele plástico de cozinha que você compra por metro e geralmente tem estampas da época da vovó. E o resultado foi este: um kit de sacola e capa de guarda-chuva – impermeáveis, ideias para esta época do ano, de tempo instável, sujeito a chuvas e trovoadas repentinas.
A sacola charmosinha no estilo tote bag é dupla face para abrigar suas comprinhas, livros e DVDs para devolução na locadora. O guarda-chuva ganhou uma capinha coordenada com o mesmo motivo da sacola. É que eu que sempre perco as minhas capas de guarda-chuvas e resolvi inventar uma.
O plástico que usei é o tradicional de mesa, grosso, estampado de um lado e com aplicação tipo camurça no verso. Se você comprar 1 metro de plástico dá pra fazer o kit completo.
Vou mostrar hoje como fiz o porta guarda chuvas. O DIY da sacola mostrarei logo mais, na parte II deste DIY.
Capa de guarda-chuva do Superziper
– Retalho de plástico de toalha de mesa
– Tesoura
– Máquina de costura
– Linha
– Pedaço de viés
1. Recorte um retângulo de plástico do tamanho certo para envolver o seu guarda chuva, deixando 1 cm para a costura em cada lateral e para o fundo
2. Vire para o lado camurça e costure à máquina unindo as duas pontas para formar uma lateral e fechando o fundo , deixando 1 cm para a costura.
3. Ainda no avesso camurçado, costure 2 triângulos em cada ponta para fazer o fundo, conforme a foto. Eu fiz com 1,5 cm para cada extremidade.
4. Vire a capa para o lado “certo” e confira como ficou o fundo. Minha foto me denuncia. Antes de fazer com 1,5 cm eu havia feito com espaço maior, de 2, 0 com. Ficou grande, quadrado demais para o meu grarda-chuva retangular. Desmanchei e refiz menor, com 1,5 cm, você podem ver pelos furinhos marcados no fundo. É que costura é isso, aí, errar também faz parte…
5. Coloque uma tira de viés colorido na boca para dar acabamento. Eu deixei isso para o final, então tive que costurar à mão, pois a boca ficou estreita demais para passar na máquina. Mas claro que você vai lembrar de aplicar o viés à maquina e logo no começo coturando com o calcador no lado camurçado enquanto o retângulo aberto, certo?
6. Coloque o seu guarda chuvas para morar dentro da capa.
DICAS:
#Se seu guarda chuva for daqueles redondinhos, faça com o fundo quadradinho.
#Complete o seu kit com a sacola de toalha de mesa ( aguarde este post) , assim seu kit chuva estará completo !
Amei. Amei o tutorial e amei o tecido!
Oi Andrea!
Deixei a receita da mãe lá no Mixirica pra você, viu?
Uma beijoca,
Manú
Eu tenho um guarda-chuva igual! :)
Olha que eu já vi gente criativa, mas vcs duas são demais!!! Parabens pelo interesse em fazer com que façamos por nós mesmas… essa é a minha filosofia de vida, vivo disso: de ensinar na minha cidade (Joinville/SC)mulheres de baixa renda e baixa instrução a se virarem na economia doméstica…Sou contratada pra fazer isso… Vcs valem ouro, gurias!!! Bjs.
Também morei no Japão…
E como você gosto de coisas práticas, principalmente
quando usamos materiais recicláveis…
Adorei o seu site!!!…
Está de parabéns!!!….
Nossa adorei as ideias, vcs são o máximo.
Bjs.
Virginia