Fui recentemente ver a exposição ‘Surreal Things’ num museu aqui em Londres chamado Victoria & Albert Museum. O que eu mais gostei foi ter descoberto as produções da estilista Elsa Schiaparelli. Não sei se vocês já tinham ouvido falar dela, mas com certeza a cor rosa-Schiaparelli vocês conhecem – talvez não com esse nome ;).
Senta que lá vem a historinha.
Elsa era um mulher super moderna para o seu tempo. Ela andava com a turma dos surrealistas e o Salvador Dalí estava na lista dos seus amigos. Ela fez coisas muito diferentes para a época, como criar um chapéu no formato de um sapato de salto alto, estampou um vestido de festa com o desenho de uma lagosta, fez bolsas, luvas e casacos usando temas e materiais diferentes e criou um perfume, em 1938, inspirado na atriz Mae West. O frasco era um torso de costureiras enfeitado com fita métrica e florzinhas de plástico. A embalagem era de uma cor rosa forte e chamativa. E ela chamou o perfume de Shocking. E foi assim que aquele tom de rosa ‘ cheguei’ passou a ser conhecido como rosa-Schiaparelli ou rosa-Shocking (rosa-choque em português) .
Eu me apaixonei de cara pelo perfume. Na exposição, eles reproduziram uma vitrine de Paris da época com o frasco exposto.
Vale a pena ler um pouco mais sobre Elsa. Separei alguns links na internet:
. o famoso chapéu-sapato
. propaganda do perfume
. algumas roupas
. texto sobre ela em português
. um livro sobre a estilista
O interessante é reparar que as criações dela que chocaram a sociedade da época parecem bem atuais hoje em dia. Mais uma evidêncvia de como a Elsa era uma mulher a frente de seu tempo.
Gente – que bom encontrar voces! Já adicionei no meu google reader.
queria poder cheirar este perfume. será que era bom ?
ela era tuuudo!