19 jun 07
outras técnicasreciclagem
A revelação
por Andrea

Lembram do meu post de “Adivinha o que é “? Demorei um pouco para retomar o assunto mas finalmente aqui estou eu de volta para desvendar o mistério por trás daquela folha branca.

plastico

No final das contas, a única que adivinhou o desafio foi a lanita, que acertou em cheio dizendo que eram *sacolinhas de plástico* ! Pensando bem, estava fácil de acertar, já que eu amo odiar estas sacolinhas.

Já sugeri aqui que se troque sacolas plásticas por uma sacola de pano reutilizável mas constatei por experiência própria que, inevitavelmente e por mais “eco” que a gente tente viver a vida vamos acabar ficando com algumas sacolinhas plásticas nun canto, sem saber o que fazer com elas – notem, que já usamos várias como saquinho de lixo.

Eis que um belo dia descobri que lá fora já tem gente fundindo ( isso mesmo, fundindo, derretendo !) as danadas das sacolinhas plásticas, é claro que eu resolvi testar a técnica. Em tese parece tudo muito simples- veja aqui como o Etsy Labs e aqui como o IntheWake executaram a técnica, em detalhes. Com base nestes tutoriais, fiz várias tentativas até chegar no melhor resultado possível. É meio difícil acertar na primeira. Com estas dicas pode ser que você consiga um resultado legal mais rápido.

COMO FUNDIR SAQUINHOS PLÁSTICOS
(ou PASSANDO SAQUINHOS À FERRO)

Você vai precisar de :
– Várias sacolinhas plásticas
– Tesoura
– Ferro de passar roupa
– Folha de papel manteiga maior que o tamanho das sacolas abertas ( realmente use o manteiga, o papel comum é grosso e demora mais para esquentar as sacolas)
– Mesa para usar como base e papel para forrá- la, pode ser uma revista grande ou uma folha de papel cartão.

plastico1

1. “Achate” várias sacolinhas, cortando em linha reta as alças e o fundo. Elas vão ficar retangulares e duplas, como na foto. Eu usei 8 sacolinhas duplas, empilhadas e bem alinhadas. Coloque a folha de papel manteiga por cima da pilha de saquinhos, cobrindo-os totalmente.

plastico2

2. Regulei o ferro na temperatura *lã*. Você tem que usar seu bom senso para escolher a temperatura, não pode ser nem muito quente nem muito fria. Se estiver insegura sobre a temperatura do seu ferro começe com uma temperatura baixa e vá aumentando aos poucos. Eu acho que a melhor maneira de “passar”saquinhos é fazendo movimentos longos de vai e vem, rápidos, para prevenir furos no plástico. Não deixe o ferro numa área só, faça movimentos contínuos e uniformes.

plastico3

3. Você vai saber que o plástico está fundindo porque vai ouvir um crac crac, som de amassado. Quando ouvir isso segure a ansiedade e não retire o papel manteiga ainda, deixe que ele vá se soltando sozinho, à medida que o plástico esfria. Se você puxar o papel manteiga com o plástico ainda quente o plástico pode entortar. Eu me procupei em deixar as bordas bem fundidas e a parte central um pouco solta.
Tire o papel, vire e passe o outro lado. Eu passei 2 vezes de cada lado, alternando, para deixar a folha bem reta e uniforme.

plastico4

4. Aqui está o resultado final ! Oito saquinhos viraram uma só folha, grossa, com ums textura que lembra bastante o Tyvex – muito difícil de rasgar, impermeável e razoavelmente rígido.

*******
Bom, como vocês notaram eu transformei os saquinhos numa só folha mas ainda não resolvi o problema de usar a minha folha reciclada para fazer algo funcional. Mesmo assim resolvi postar aqui o resultado que obtive até agora e receber sugestões de vocês sobre o que fazer. Ou então esperar que alguém desenvolva a técnica e faça algo legal pra mostrar.

Para unir laterais das folhas acredito que a melhor saída é costurar ou passar overloque – fundir laterais é complicado e até agora eu não consegui. Já achei gente fazendo carteiras e sacolas.

E você, o que faria com seus saquinhos fundidos?

38 ZigZags
  1. Lana disse:
    20 de junho de 2007 às 12:24

    Olá Andréa!
    Nesse blog http://ardegraca.blogspot.com/2005_03_01_archive.html (não sei como por o link) eu vi há algum tempo umas bolsas lindas feitas de sacos plásticos reciclados. Com essa técnica de fundir as sacolinhas pode-se de repente arrumar um jeito (não sei como seria) de colorir o plástico, fazer tiras, trançá-las e montar as sacolas… ficam lindas!
    Beijos

    Responder
  2. Lana disse:
    20 de junho de 2007 às 12:24

    Olá Andréa!
    Nesse blog http://ardegraca.blogspot.com/2005_03_01_archive.html (não sei como por o link) eu vi há algum tempo umas bolsas lindas feitas de sacos plásticos reciclados. Com essa técnica de fundir as sacolinhas pode-se de repente arrumar um jeito (não sei como seria) de colorir o plástico, fazer tiras, trançá-las e montar as sacolas… ficam lindas!
    Beijos

    Responder
  3. andrea disse:
    20 de junho de 2007 às 13:01

    lanita, eu acho qua técnica das sacolinhas fundidas produz uma folha razoavelmente dura, que não seria adequada para o crochê. já o crochê com saquinhos se faz direto, cortando tiras direto so saquinho.

    Responder
  4. andrea disse:
    20 de junho de 2007 às 13:01

    lanita, eu acho qua técnica das sacolinhas fundidas produz uma folha razoavelmente dura, que não seria adequada para o crochê. já o crochê com saquinhos se faz direto, cortando tiras direto so saquinho.

    Responder
  5. Lipa Xana disse:
    20 de junho de 2007 às 18:37

    Porque não uns individuais? São aqueles paninhos que se põe na mesa para se pôr o prato para comer, só que em vez de paninho era de plástico. até deve ser mais fácil de limpar se sujar…

    Beijinhos *

    Responder
  6. Lipa Xana disse:
    20 de junho de 2007 às 18:37

    Porque não uns individuais? São aqueles paninhos que se põe na mesa para se pôr o prato para comer, só que em vez de paninho era de plástico. até deve ser mais fácil de limpar se sujar…

    Beijinhos *

    Responder
  7. andrea disse:
    20 de junho de 2007 às 19:34

    lipa xana, boa idéia – jogo americano :-D

    Responder
  8. andrea disse:
    20 de junho de 2007 às 19:34

    lipa xana, boa idéia – jogo americano :-D

    Responder
  9. 20 de junho de 2007 às 20:25

    adorei andreia! genial! da pra fazer porta copo tb! alem de classicas sacolonas pra carregar as compras!!!!

    Responder
  10. 20 de junho de 2007 às 20:25

    adorei andreia! genial! da pra fazer porta copo tb! alem de classicas sacolonas pra carregar as compras!!!!

    Responder
  11. Cecilia disse:
    21 de junho de 2007 às 07:18

    Muito legal. Não sai fumaça e cheiro durante o processo?
    Pensei que pode subistiur as entretelas e feltros que usamos para estruturar bolsas, será que funciona?

    Responder
  12. Cecilia disse:
    21 de junho de 2007 às 07:18

    Muito legal. Não sai fumaça e cheiro durante o processo?
    Pensei que pode subistiur as entretelas e feltros que usamos para estruturar bolsas, será que funciona?

    Responder
  13. andrea disse:
    21 de junho de 2007 às 08:43

    cecilia, se você não eixar queimar não sai. eu pessoalmente não usaria outros materiais além de saquinhos aqui pois a idéia é reciclar ao maximo este material.

    Responder
  14. andrea disse:
    21 de junho de 2007 às 08:43

    cecilia, se você não eixar queimar não sai. eu pessoalmente não usaria outros materiais além de saquinhos aqui pois a idéia é reciclar ao maximo este material.

    Responder
  15. Vivi disse:
    22 de junho de 2007 às 11:20

    Acho que a Celilia quis dizer é que podemos substituir as entretelas que usamos pra estruturar por essa técnica genial.
    Será que fica bom?
    Bjos

    Responder
  16. Vivi disse:
    22 de junho de 2007 às 11:20

    Acho que a Celilia quis dizer é que podemos substituir as entretelas que usamos pra estruturar por essa técnica genial.
    Será que fica bom?
    Bjos

    Responder
  17. 22 de junho de 2007 às 12:02

    Eu transformaria naquelas french bags que as francesas usam para fazer comprar, com o fundo meio arredondado. Acho que daria certo e ficaria diferente. Depois que eu li sobre as sacolas plásticas, que todo lugar que a gente vai eles dão uma pra gente, tenho pensado em fazer minha própria sacola para compras, em lã feltrada ou até com essas sacolinhas passadas a ferro.

    Responder
  18. 22 de junho de 2007 às 12:02

    Eu transformaria naquelas french bags que as francesas usam para fazer comprar, com o fundo meio arredondado. Acho que daria certo e ficaria diferente. Depois que eu li sobre as sacolas plásticas, que todo lugar que a gente vai eles dão uma pra gente, tenho pensado em fazer minha própria sacola para compras, em lã feltrada ou até com essas sacolinhas passadas a ferro.

    Responder
  19. andrea disse:
    22 de junho de 2007 às 14:00

    vivi, ce tem razão! sim eu acho que no lugar da entretela pode até funcionar mas talvez fique grosso pra passar na páquina !

    Responder
  20. andrea disse:
    22 de junho de 2007 às 14:00

    vivi, ce tem razão! sim eu acho que no lugar da entretela pode até funcionar mas talvez fique grosso pra passar na páquina !

    Responder
  21. Donadan disse:
    16 de julho de 2007 às 15:18

    talvez, de pra fazer estojo de porta lápis com a mesma técnica q se usa pra fazer com garrafas pet… com furos…

    Responder
  22. laila disse:
    26 de novembro de 2007 às 19:26

    ai to pensando em algo mas nao me passou nada pela cabeça, mas a técnica é bárbara adorei!
    será q serve pra plásticos com o verso em aluminio?
    vou faezr uma eco bag pra mim com essa tecnica, se ficar legal eu te mostro!adorei seu blog! parabens! bjos

    Responder
  23. artes disse:
    13 de junho de 2008 às 18:21

    adorei!
    acho que vc podia fazer necessaires,porta sabonetes, escovas de dentes, coisas para piscina e praia!vou fazer em casa e se conseguir dou um alô lá no flickr!
    beijão,
    audrey

    Responder
  24. Claudia disse:
    14 de junho de 2008 às 08:13

    vamos esperar as fotos, audrey!

    Responder
  25. Anonymous disse:
    02 de julho de 2008 às 10:23

    Oi, Andréa.
    Que felicidade encontrar seu blog com tantas dicas maravilhosas.
    Sobre a ‘fundição’ de sacolas já tinha visto em sitios estrangeiros, mas não tinha entendido bem como fazer e buscava um esclarecimento como esse que achei aqui!!!!
    Parabéns e continue divulgando essas maravilhas p/ nós.
    Abç agradecido,
    Zezé

    Responder
  26. Anonymous disse:
    02 de julho de 2008 às 10:23

    Oi, Andréa.
    Que felicidade encontrar seu blog com tantas dicas maravilhosas.
    Sobre a ‘fundição’ de sacolas já tinha visto em sitios estrangeiros, mas não tinha entendido bem como fazer e buscava um esclarecimento como esse que achei aqui!!!!
    Parabéns e continue divulgando essas maravilhas p/ nós.
    Abç agradecido,
    Zezé

    Responder
  27. 22 de agosto de 2008 às 14:49

    Realmente achei esta uma óptima ideia e a avaliar pelas fotografias, com um óptimo resultado. Quero experimentar a técnica mas tenho uma dúvida… Sou portuguesa e nunca ouvi falar em “papel manteiga”. Será que há outro nome em Portugal? Alguém me pode ajudar?
    Beijinhos, Joana Mateus.

    Responder
  28. 22 de agosto de 2008 às 14:49

    Realmente achei esta uma óptima ideia e a avaliar pelas fotografias, com um óptimo resultado. Quero experimentar a técnica mas tenho uma dúvida… Sou portuguesa e nunca ouvi falar em “papel manteiga”. Será que há outro nome em Portugal? Alguém me pode ajudar?
    Beijinhos, Joana Mateus.

    Responder
  29. Gui disse:
    26 de setembro de 2008 às 14:16

    A partir dessas folhas grossas de plástico podias unir várias, cosendo à máquina, e assim fazer um puf ou um almofadão engraçado.Poderias usar até sacos de plástico com outros desenhos.Acho que ficava engraçado.beijos

    Responder
  30. Gui disse:
    26 de setembro de 2008 às 14:16

    A partir dessas folhas grossas de plástico podias unir várias, cosendo à máquina, e assim fazer um puf ou um almofadão engraçado.Poderias usar até sacos de plástico com outros desenhos.Acho que ficava engraçado.beijos

    Responder
  31. Neli Alves disse:
    24 de outubro de 2008 às 20:42

    Eu fiz algumas -muitas- sacolas com o tecido que consegui com a técnica. Se quiserem ver o resultado, visitem o meu blog: http://www.blogdodomcaixote.blogspot.com
    Esta semana estou fazendo lugares americanos também com o tecido de fusao das sacolinhas. Já fiz pegadores de cabelo, suporte para copos, porta-guardanapos. Tenho tentado diminuir o número de sacolinhas em casa.

    Responder
  32. Neli Alves disse:
    24 de outubro de 2008 às 20:42

    Eu fiz algumas -muitas- sacolas com o tecido que consegui com a técnica. Se quiserem ver o resultado, visitem o meu blog: http://www.blogdodomcaixote.blogspot.com
    Esta semana estou fazendo lugares americanos também com o tecido de fusao das sacolinhas. Já fiz pegadores de cabelo, suporte para copos, porta-guardanapos. Tenho tentado diminuir o número de sacolinhas em casa.

    Responder
  33. Paty* disse:
    24 de janeiro de 2009 às 01:36

    Que idéia legal! Eu acho que juntaria mais um lado e faria uma sacola para carregar compras ou pra ir na feira… assim evita de trazer mais um monte de sacolas! ou usaria pra por o lixo reciclado, já que já vem escrito oq é cada coisa msm…

    Responder
  34. Paty* disse:
    24 de janeiro de 2009 às 01:36

    Que idéia legal! Eu acho que juntaria mais um lado e faria uma sacola para carregar compras ou pra ir na feira… assim evita de trazer mais um monte de sacolas! ou usaria pra por o lixo reciclado, já que já vem escrito oq é cada coisa msm…

    Responder
  35. clau disse:
    17 de outubro de 2009 às 17:03

    Oi Andrea.
    Bisbilhotando as suas reciclagens eu dei de cara com esta, que me interessou muito, alias.
    Vou tentar fazer sacolas eu tb e, automaticamente pensei uma coisa:
    E se vc cortasse um quadrado de papel manteiga, correspondente ao espaço interno da sacola, e o colocasse no meio dos plasticos, como num sanduiche?
    Pq pelo que entendi, apòs aquecer e fundir as sacolas, o papel estaria ali preservando um espaço aberto e as bordas estariam tipo coladas.
    Vc ja tentou fazer assim?
    Foi sò uma idéia,que tentarei eu mm no futuro.
    Boa sorte!
    Bjs!

    Responder
  36. pintartu disse:
    04 de novembro de 2009 às 16:17

    Pode-se coser várias "folhas" dessas e fazer uns Pufs ou almofadões para jardim, ou piscina!
    São impermeáveis e tudo!

    Parabéns pelos trabalhos !

    Responder
  37. luana disse:
    16 de agosto de 2010 às 15:54

    Meninas adorei o site!!! Quantas idéias maravilhosas!!! Pensei.. para aproveitar todo o material das sacolas e transforma-la em uma só, vale a pena fazer mais uma folha composta (lá se vão mais saquinhos…) e utilizar um furador: existem vários tamanhos de furos podendo utilizar o croche como acabamento ou apenas passar as linhas nos furos para unir as folhas.Ao utilizar técnicas como decopage e pintura com tinta plástica, o resultado fica melhor ainda!

    Responder
  38. Fabiola disse:
    07 de maio de 2016 às 23:11

    Oi,Andreia, esse material tem tamanho e resistência Para reciclar um guarda-chuva? Talvez, se fosse possível pintar, uma capa de chuva costurada!!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»