Faz um bom tempo que planejo trazer a Cris Paz para esta seção e finalmente pintou o momento ideal. Não sei se vocês também repararam que negócios é um assunto que não quer mais calar entre crafiteiras do Oiapoque ao Chuí. Parece que muita gente está querendo achar o caminho para fazer crafts melhores e mais criativos, tornando seu negócio mais profissonal.
Com isso em mente lembrei de cara da Chez Cris, que para mim é um bom exemplo de marca craft bem sucedida. Conheci a Cris Paz quando um belo dia viramos contato no Flickr e ela ainda fazia bijoux. Progessivamente testemunhei a Cris ir aumentando a sua linha de produtos. Cada hora ela inventava uma novidade: apareceram broches em tecido, toys fofos, sacolinhas e os kits Soninho, Lanchinho (o que será que virá em seguida ?). Sempre me chamou muito a atenção o fato da Cris divulgar brilhantemente a sua marca, conseguindo expor muito bem seus produtos nos grandes veículos. Qual será o segredo dela ?
Aqui está a conversa com a Cris Paz, jornalista, marketeira e, acima de tudo, crafter de mão cheia:
A: Conte como foi o começo da Chez Cris
C: A Chez Cris nasceu há mais de quatro anos. Eu estava estressada e com o colesterol alto, trabalhando muito. Na época, o médico recomendou que buscasse um hobby, então comecei a fazer bijoux com peças de vidro entrelaçadas, um mix de técnicas russa e japonesa. As peças começaram a fazer sucesso entre as amigas e amigas das amigas. O meu lado empreendedor acreditou no potencial da coisa e dei um passo importantíssimo participando de uma feira de negócios para o mercado dos acessórios de moda – a Mostra Acessórios. O evento é voltado para os lojistas e foi lá que percebi um outro caminho possível. Explico melhor. Os colares, como eram feitos com matéria-prima importada e com técnicas apuradas, precisam de uma embalagem à altura do produto, que protegesse as peças e que ainda tivesse valor agregado. Às vésperas da feira, pequei uns retalhos de feltro e fiz embalagens. Nada demais. Na feira percebi que os lojistas gostavam dos colares, mas amavam a embalagem !!! Confesso que a princípio fique bem frustrada. Mas nesta hora, precisamos ser o mais racional possível e ter a humildade de “ver com os olhos de enxergar”. Uma lojista propôs que criasse um produto para ela, partindo do que era a embalagem. Fiz os estudos, os testes e eles aprovaram o protótipo. A partir daí, a Chez Cris tomou outro rumo e há um ano estamos trilhando novos ares, trabalhando com toys em tecido, o que tem sido muito legal.
A: Toda estratégia de marketing trabalha os 4 P’ s ( produto, preço e ponto de venda) . Com é isso pra a Chez Cris ?
C: Trabalho os 4ps da seguinte maneira:
* Produto: Nosso foco é apresentar ao mercado sempre produtos diferenciados, para isso muita pesquisa e mente aberta as possibilidades.
* Preço: É um capítulo essencial do negócio. Vejo que muita gente pratica preço muito baixo, o que não saudável nem para o negócio dela e muito menos para o mercado. Certa vez conversei com um consultor do Sebrae que disse que o segredo de uma empresa sadia é saber precificar os produtos. Por isso, na Chez Cris assim que um item novo fica pronto, colocamos todos os custos numa ficha técnica. Isso facilita para achar o preço justo daquela peça. No meu caso, tenho duas tabelas: atacado e varejo, sendo que a última contém o mesmo preço de venda sugerido ao lojista.
* Promoção: Temos uma planilha de ações só para promover as linhas de produtos, sempre focando os nossos dois públicos: atacado e varejo.
* Ponto-de-venda: No meu caso é importante estar em vários pontos-de-venda que tenham o perfil certo. Hoje estamos em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Juíz de Fora e Rio de Janeiro, em cerca de 16 lojas. E com representantes na Inglaterra e França.
A: E como surgem as idéias e conceitos para os seus produtos ?
C: Acredito que os produtos devem nascer partindo da necessidade das pessoas. E percebo que, cada vez mais, isso é valorizado no mercado. Para mim, tudo pode virar produto, deste que tenha um conceito. O Kit Soninho (foto acima) , por exemplo, surgiu depois de uma longa, quase eterna, viagem de avião. No mesmo que eu e meu marido estava um casal e suas filhas, de 6 e 3 anos. Os pais não se prepararam para entreter as meninas durante uma viagem de 12 horas ! A menor foi chorando sem parar durante as 5 primeiras horas do vôo. Imagina a situação, todo mundo irritado e a mãe não levou sequer a bonequinha preferida da menina. Aquilo foi traumatizante para todos a bordo, mas principalmente para a criança. Desci do avião jurando que iria criar algo que levasse o conforto e o bem-estar que a criança tem dentro de casa para o lugar que ela fosse. Criei o Kit Soninho!
Eu vivo tendo idéia, claro que algumas vingam outras não. A boneca Greta nasceu nas escadas rolantes durante um passeio no shopping. Ando sempre com caderneta (mania de jornalista) e caneta na mão.
A. O que você acha dos sites de venda de produtos artesanais direto ao consumidor como Etsy e Elo7 ? A Chez Cris já abriu loja em algum ?
C: Faz um tempão que estou para fazer minha loja no Etsy, está no meu planejamento para o primeiro semestre ! Acho importante e essencial participar deste tipo de site, sem contar que é uma plataforma de exportação para os seus produtos. Estou iniciando o Elo 7, porém acho que ainda tem muita coisa pra acertar no site. Acredito que ambos sejam interessantes do ponto de vista comercial, mas é importante saber que eles não andam sozinhos. Não adianta ter uma loja virtual e ficar esperando os compradores, são necessárias várias ações de marketing para que a roda gire.
A: Como você trabalha a exposição da Chez Chris na mídia ?
C: Existe toda uma programação de divulgação da marca. Tem de ter foco. O fato de eu ser jornalista e ter também uma empresa de comunicação ajuda bastante. Não existe uma fórmula mágica na divulgação. Mas um ponto pode ajudar: crie produtos inovadores e divulgue para os veículos certos. Os jornalistas são formadores de opinião e gostam de ter acesso às coisas bacanas muito antes de chegarem ao mercado, portanto, eles procuram criatividade e inovação, sempre.
A: Dê uma dica de negócios para as crafter brasileiras
C: Acompanho muitos blogs de crafters internacionais e percebo que lá fora o craft é levado com muita seriedade e profissionalismo, coisa que ainda não acontece no Brasil. Mas acho que tudo tem um começo, acredito que podemos iniciar o processo de amadurecimento deste mercado, que tem muito potencial de crescimento.
Confira mais da Cris Paz:
O blog da Cris Paz , Ah!!! Tá… tudo bem…
O blog da Chez Cris, Acessórios e Toys
Diferencial de Comunicação
**********************************
Espero que tenham gostado da entrevista.
Ah, semana que vem tem uma surpresinha aqui no Superziper que acho que vocês vão gostar. Só posso adiantar que também envolve a Cris :). Aguardem !
Nossa amei a entrevista!!!
A Cris foi super objetiva e linda.
Parabéns!!!!
Nossa também gostei bastante.
Curta e muito interesante.
Uma entrevista instrutiva e interessante. Mas tambem um pouco fora dos meus padroes. Nao sei o resto do pessoal que le o blog e faz craft, mas eu nao tenho muito dinheiro para bancar uma grande producao ou mesmo contratar uma empresa de promocao. Sou eu sozinha e tenho que ir me virando. A gente tenta mas me senti muito longe do nivel da Cris.
Oi Claudia, tudo bem? Que nada menina, não desanima não viu!!! Com criatividade conseguimos encontrar ótimas soluções pra tudo. Meu investimento inicial foi de 100,00 e uma máquina emprestada. Comprei alguns tecidos e aviamentos e segui em frente.
Só de pois consegui comprar minha primeira máquina de costura, que pagarei a última prestação agora em abril, dividi em 12 vezes.
O negócio foi crescendo, tomando forma e em janeiro comprei outra, mas usada. A Chez Cris está no começo e enfrenta obstáculos enormes, como qualquer microempresa no Brasil. Minha produção não é grande (ainda!), trabalho eu e minha mãe. Agora estamos treinando uma costureira que irá prestar serviço pra nós. Mas cada passo de uma vez, certo?
Você não precisa contratar uma empresa de comunicação para divulgar a sua marca. Meu maior retorno – como de outras crafters – vem de divulgação feita na Internet.
Olha só como divulgar a sua marca e não gastar nada por isso:
* ter um blog gratuito (o segredo está na atualização, de preferência diária)
* fazer fotos legais, veja no link algumas dicas:
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI830798-EI4797,00.html
* manter bom relacionamento com outros blogueiros, o boca-a-boca é fundamental (aconteceu comigo, tem vários blogueiros que divulgam o meu trabalho)
Boa sorte!
Super entrevista que dá uma luz para quem deseja tornar seu hobby em um projeto sólido, gostei demais de tudo o que foi abordado e sem dúvida acrescenta e muito para quem como eu está iniciando no artesanato como fonte de renda, além do hobby!! Aproveito para comentar sobre o comentário da Cris para a Claudia, acredito muito no boca a boca na internet e ter contato com o mundo blogueiro acho essencial, concordo plenamente !
Espero ver mais sobre esse assunto aqui, tem a questão do registro de artesão que poderia ser abordada,deixo como sugestão para uma proxima…parabéns pelo blog , amo tudo por aqui !
celly, esse assunto tá “pegando” lá na comunidade do superziper no flickr.
Eu esqueci de postar aqui: o SEBRAE tem vários cursos bacaninhas, online, de empreendedorismo, gestão de mkt, de finanças e agora de qualidade, para pequeninas empresas. :)
Acho que vale a pena dar uma olhada
Muito obrigado pelo espaço que deram pra Chez Cris.
até
Alessander Guerra
http://www.cuecasnacozinha.blogspot.com
Muito obrigado pelo espaço que deram pra Chez Cris.
até
Alessander Guerra
http://www.cuecasnacozinha.blogspot.com
oi alessander , obrigada pela visita ! adorei seu blog, me deu até fome :)
Eu também adorei a entrevista!
Cris, de quanto é a sua produçao hoje? Os pedidos que as lojas fazem a vc sao pequenos, dá para atender numa boa?
Oi Tatiana, tudo bem? A produção cresceu muito, por isso estamos treinando uma costureira que prestará serviço pra gente. Na maioria das vezes, o primeiro pedido do lojista é pequeno, ele quer ver a aceitação do consumidor. Numa segunda fase, o número de itens de um pedido aumenta.
Espero ter te ajudado.
Bjs
Que entrevista legal, que visão boa, quantas dicas úteis.
Parabéns!
Ana Tuyama
brigada ana, vamos tentar tazer sempre gente nova e interessante pra falar no ziper :)
Foi e esta sendo muito bom conhecer a Cris.Já visitei o blog e gostei muitissimo de tudo…
Cris todas as suas dicas valem ouro,visto que é muito dificil,mas com boa vontade e oportunidades dadas nos dão a direção a seguir dem erros…
amei a entrevista!
achei ótimas as dicas da cris!
beijoca,
da harumi
amei a entrevista!
achei ótimas as dicas da cris!
beijoca,
da harumi