Veja que ideia interessante que chegou às minhas mãos quando estive na Gelateria Alessa, de Belo Horizonte. Depois de pagar a conta, ganhei um “vale-chuva” – um cupom pra trocar por um sorvete grátis, se usado em um dia que estivesse chovendo. Genial! Além de saberem fazer bons sorvetes, eles também são bons de marketing: conhecem bem o comportamento dos consumidores. Quem é que vai sair de casa num dia feio e frio, pra tomar sorvete? Dá até preguiça… Mas será que por um sorvete de graça você não pensaria duas vezes?
Sorvetes e crafts são produtos bem diferentes, mas esta ideia está tão bem feitinha e redondinha que podemos aprender com ela e pensar em como adaptá-la ao seu negócio. Veja estes cinco pontos:
Destrinchando o cupom:
1. O básico: Reparou que ele tem um propósito muito específico? Ele só tem utilidade em dias de baixo movimento. A loja tem um custo fixo (funcionários, aluguel, luz, etc.) que entrando gente ou não vai continuar existindo. O que eles precisam é de um movimento constante. Dar um brinde genérico, que valesse em qualquer dia, seria um desperdício. Se naturalmente as pessoas já estão propensas a gastar, não vamos superestimular! O brinde é bom porque traz pessoas à loja nos dias que eles mais precisam. E normalmente as pessoas chegam acompanhadas, o que deve aumentar o valor do ticket médio – um café pro marido, um docinho pra sobrinha, uma sobremesa pra sogra… E gente chama gente. Ninguém gosta de entrar em restaurante vazio, dá sempre um medinho.
2. Regras? Sim, e muito bem claras. Não é a festa do caqui. Pra ganhar, você tem que gastar também. É uma win-win situation. Você faz a sua parte, a sorveteria faz a dela e os dois saem ganhando, certo? E a regra também vale para *produtos específicos* (olha lá na foto a listinha). A promoção não deve dar prejuízo para a loja. Faça as contas e veja o que pode entrar e o que deve ficar de fora.
3. É pra clientes! O cupom *não* foi distribuído aleatóriamente na rua para quem nem conhecia a loja ou quem nem gosta de sorvete. Ele foi entregue só pra quem já era cliente, quase como uma surpresa, um agrado. Quem conhece a qualidade e gostou do produto tem mais chance de voltar.
4. Dê com o devido cuidado: Foi entregue *depois* da compra. Quando eu estava prestes a sair da loja, o caixa me chamou e disse “Olha, volte sempre”, sorriu e me deu o cupom. Não era uma pilha largada no balcão, que qualquer um pegava. O jeito de dar valorizou o brinde – e olha que é só um papel!
5. Prazo de validade: a promo termina dia 30 de abril. A última coisa que você quer é que apareça um cliente doze anos depois com um papel amarelado pedindo “moço, cadê meu cornetto?” Promoção tem nascer por um propósito específico. E isso implica em dia certo pra começar e terminar. Assim você ainda pode medir se ela funcionou ou não.
Independente de colocar a promoção em prática, um exercício legal para se fazer é tentar encontrar os paralelos entre essa situação e o seu negócio. Existe alguma sazonalidade nas suas vendas? Algo que atrapalha as pessoas de comprarem? Quais são seus custos fixos?
Essas são pra você pensar com os seus botões :-)
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Também no Superziper: E aí, vale mais a pena vender no atacado ou varejo? Essa e outras perguntas a Cris Paz respondeu aqui. Confira!
Lembrando que BH chove pouco também! :P
Tô aqui encasquetada em ações de marketing e gostei muito do post! :)
Lembrando que BH chove pouco também! :P
Tô aqui encasquetada em ações de marketing e gostei muito do post! :)
Claudia é bem verdade, numa loja de lãs aqui em Lisboa estavam oferecendo agulhas de crochê circulares nas compras. E no outro dia fui a uma outra loja e tava falando disso com os vendedores que eu já conheco porque sou habitual e ele me disse “ha essa loja é uma filial nossa, e me ofereceu a numeração completa to 3,5 ao 6mm em agulhas circulares. Me deixou muito feliz e estimada!
Beijo
Natty
Claudia é bem verdade, numa loja de lãs aqui em Lisboa estavam oferecendo agulhas de crochê circulares nas compras. E no outro dia fui a uma outra loja e tava falando disso com os vendedores que eu já conheco porque sou habitual e ele me disse “ha essa loja é uma filial nossa, e me ofereceu a numeração completa to 3,5 ao 6mm em agulhas circulares. Me deixou muito feliz e estimada!
Beijo
Natty
ai, tmb adorei o post! qdo vc voltar aqui a bh, faz favor de avisar! quero te verrrrrrrrrrrrrrr
ai, tmb adorei o post! qdo vc voltar aqui a bh, faz favor de avisar! quero te verrrrrrrrrrrrrrr
Pois é… com a crise, quem inventa se sai bem! Boa idéia, vou passar por lá já q moro em BH. Mas será q o vale é tb para sorvete diet? rsrsrs… O que eu faço com a eterna dieta? Aff…
Bjokas
Lets
Pois é… com a crise, quem inventa se sai bem! Boa idéia, vou passar por lá já q moro em BH. Mas será q o vale é tb para sorvete diet? rsrsrs… O que eu faço com a eterna dieta? Aff…
Bjokas
Lets
Ue voce esteve em BH?
A Alessa é tudo de bom ne? Voce foi no banheiro? O banheiro é lindo kkk!
Essa epoca do ano não tem como saber se vai chover ou nao. Outono é coisa sem sentido. Só que é seco.. e umido.. e quente e frio e fervendo… tudo ao mesmo tempo! Entao vc sair do seu canto na chuva e ir até a Alessa, ja parou de chover…
se intençao valesse, kkk.
bjs
Ue voce esteve em BH?
A Alessa é tudo de bom ne? Voce foi no banheiro? O banheiro é lindo kkk!
Essa epoca do ano não tem como saber se vai chover ou nao. Outono é coisa sem sentido. Só que é seco.. e umido.. e quente e frio e fervendo… tudo ao mesmo tempo! Entao vc sair do seu canto na chuva e ir até a Alessa, ja parou de chover…
se intençao valesse, kkk.
bjs
TAÍ, GOSTO MUITO DESSAS IDEIAS
BEIJO CLAUDIA, E PARABENS PELO POST, SER MULHER É SINONIMO DE INTELIGENCIA
TAÍ, GOSTO MUITO DESSAS IDEIAS
BEIJO CLAUDIA, E PARABENS PELO POST, SER MULHER É SINONIMO DE INTELIGENCIA
Adorei o post! As idéias business são sempre muito boas. Já estou pensando em como eu poderia aplicar ao meu mini-negócio =)
Valeu!
Adorei o post! As idéias business são sempre muito boas. Já estou pensando em como eu poderia aplicar ao meu mini-negócio =)
Valeu!
Carola, quando escrevi o texto lembrei que voce estava pensando nisso. Depois me chama pra gente terminar o papo!
Natty, essas coisas nunca acontecem comigo. Voce teve sorte com o vendedor!
Adri/ Rita: achei o cupom fazendo limpeza na bolsa e resolvi escrever sobre a Alessa desde SP mesmo :-) Estive la’ em fevereiro. Mas quando for pra BH de novo eu aviso!
Lets, os de frutas sao super bons tambem… e menos caloricos com certeza.
Dona do Mundo, obrigada :-)
Juliana, depois compartilha!
*Beijos a todas*
Carola, quando escrevi o texto lembrei que voce estava pensando nisso. Depois me chama pra gente terminar o papo!
Natty, essas coisas nunca acontecem comigo. Voce teve sorte com o vendedor!
Adri/ Rita: achei o cupom fazendo limpeza na bolsa e resolvi escrever sobre a Alessa desde SP mesmo :-) Estive la’ em fevereiro. Mas quando for pra BH de novo eu aviso!
Lets, os de frutas sao super bons tambem… e menos caloricos com certeza.
Dona do Mundo, obrigada :-)
Juliana, depois compartilha!
*Beijos a todas*