06 jul 11
outros bla bla blas
Quem quer virar flickeira?
por Andrea

flickr-make2-4

Aposto que você já teve orkut e provavelmente entrou há pouco tempo para o Facebook. Mas sabia que, para quem gosta de crafts, existe uma rede social ainda mais bacana a ser explorada? Estamos falando do Flickr (pronuncia-se flí-quer). E dizemos que é bacana por experiência própria, pois completamos mais de quatro anos felizes e criativos por lá. Mas o que é o Flickr e porque é tão especial? E porque virou o queridinho no meio craft ? A gente conta.

O Flickr é uma rede social de fotos. Começou com fotógrafos e depois caiu no gosto de praticamente todo mundo, afinal, com tecnologia tão accesível, quem hoje não fotografa?

Especificamente útil para quem faz artesanato, o Flickr virou um lugar para mostrar trabalhos, conhecer gente criativa do mundo todo e buscar referências em qualquer técnica manual. Tudo através de imagens, que você compartilha, comenta, favorita e adiciona à grupos. E haja grupos. Todas as tribos estão lá: bonequeiros, as tricoteiras tradicionais e modernetes, os colecionadores de tecidos vintage, entusiatas de decoração faça-você-mesma, amigurumistas e muitos outros. E todos têm em comum a paixão por fazer trabalhos manuais e fotografá-los para compartilhar na rede.

O dia que nós aqui do Superziper descobrimos o Flickr, lá pelos meados de 2006, foi decisivo. Na época, havia poucos brasileiros e as páginas eram todas em inglês. Mas mesmo assim ficávamos tão empolgadas sobre os trabalhos que víamos na rede que passávamos horas e horas favoritando e fazendo comentários. Com o passar do tempo, o Flickr cresceu e ganhou uma versão em português. Ai é que as crafters brasileiras invadiram de vez a área. Ganharam até apelido, as Flickeiras!

Para estar no Flickr é importante prestar atenção na qualidade de fotos. Nada de fazer um trabalho lindo e fotografá-lo desfocado. Vale caprichar na luz (natural é sempre melhor), na produção e no enquadramento. Uma boa imagem diz muito mais que palavras e isso vale muito para o Flickr.

Como toda rede social é bacana lembrar de algumas regrinhas de netiqueta. Se amou o trabalho de algum membro, sempre deixe um comentário simpático antes de adicionar. Não é de bom tom favoritar muitas de fotos de alguém sem ter ao menos algumas fotos próprias. Pior ainda é fazer comentários perguntando o preço – no Flickr vendas são proibidas e podem causar o cancelamento da sua conta.

No mais, crafts numa mão e câmera na outra, se jogue no Flickr que vale muito a pena. Dá pra começar com uma conta gratuita (com limite de fotos) e só depois partir para um plano pago.

E não esqueça de dar um add na gente por lá .

(Texto original publicado na revista Make, em Junho de 2011)

24 ZigZags
  1. Val disse:
    06 de julho de 2011 às 16:32

    I always wondered about Flickr and how it worked! THanks!

    Responder
  2. 06 de julho de 2011 às 18:54

    Oi meninas! Gosto muito do flickr.
    Encontramos tantos trabalhos lindos, pessoas caprichosas.

    Responder
  3. Katia disse:
    06 de julho de 2011 às 19:28

    Oi meninas, nao sabia que era tao bacana assim, vou entrar nessa também, valeu a super dica, amo mto tudo issooooo, bjao!!!

    Responder
  4. 06 de julho de 2011 às 20:21

    voces conhecem Pinterest {http://pinterest.com/}? E um site em ingles mas eh super legal para inspiracao! Vale a pena conferir!

    Responder
    • Andrea disse:
      07 de julho de 2011 às 10:58

      Obrigada pela dica, bem bacana :)

      Responder
  5. 06 de julho de 2011 às 20:23

    Eu tenho publicado muito pouco no Flickr e participado quase nada nos grupos. Shame on me!!! Mas ele continua sendo uma ótima ferramenta para pesquisas, inspiração e passa tempo vendo fotos deliciosas.

    Eu conheci muitas crafters pelo Flickr. Isso é bom demais. ;)

    Adorei o texto!

    Bj

    Responder
  6. Lígia disse:
    06 de julho de 2011 às 22:17

    Vocês que fizeram a arte da foto? vi um “SPRZPR” por isso, levantei a hipótese. :)
    É lindo! Alias, o que não é lindo aqui?

    Responder
    • Andrea disse:
      07 de julho de 2011 às 10:59

      Sim, a produção e a foto é nossa. Que legal que você reparou no SPRZ ! bjs

      Responder
  7. Heloisa disse:
    06 de julho de 2011 às 22:36

    Linda, linda, linda a imagem!

    Responder
  8. 06 de julho de 2011 às 23:08

    Eu também sou flickeira há anos.. O problema é que ele é viciante, a gente vai saltitando de foto em foto, tem trabalhos maravilhosos por lá.

    Responder
  9. Etieneps disse:
    06 de julho de 2011 às 23:09

    Tou lá desde 2007, migrando do fotolog ahaha e realmente a coisa cresceu bastante! o que eu mais gosto é a interatividade fácil com gente de fora.. e os talentos absurdos que se encontra por lá!

    Responder
  10. Beatriz disse:
    06 de julho de 2011 às 23:59

    Fiz minha conta no Flicker muito recentemente, até porque o meu amor por fotografia também é recente. Ainda não postei nenhuma foto por lá, só no meu blog. Gosto muito do Flicker do Super Ziper. Aliás, muito interessante a composição dessa foto aí em cima. Deve ter sido uma delícia procurar os objetos com as cores parecidas e colocar cada um do ladinho do outro, né? rs

    Beijos!

    Responder
    • Andrea disse:
      07 de julho de 2011 às 11:00

      Foi uma foto bem gostosa de produzir, misturamos um monte de objetos que gostamos . bjs

      Responder
  11. Caty Lopez disse:
    07 de julho de 2011 às 01:02

    Eu gosto mto do Flickr. Usei a conta gratuita por 1 ano e depois adquiri a conta pró pq é realmente mto fácil de usar e mto útil, acaba servindo como um catálogo online de produtos mesmo, no caso do handicraft.

    Mas tb percebo que às vezes tem umas “panelinhas” por lá (rs) e uma coisa que vc comentaram no post e que realmente não existe (ou é tão raro q não consigo lembrar) é alguém te avisar que favoritou uma foto sua. Já houve até uma campanha de flickeiras pra que as pessoas avisassem pq é, antes de tudo, uma questão de ética e boa educação. Mas a mim mnunca avisaram! Praticamente todo dia recebo email avisando que alguma foto foi favoritada e as pessoas nem tchuns pra dizer pelo menos “que legal seu trabalho”.

    Outra coisa que tb tenho percebido é que o Flickr tem se tornado uma grande fábrica de cópias de pessoas que não têm a mínima criatividade – ética mto menos – e copiam os produtos dos outros na cara dura sem sequer citarem um link como “fonte de inspiração”.

    Apesar desses pontos negativos que encontrei no Flickr, acho que vale a pena ter e usar como vitrine dos seus produtos.

    Mto bacana esse post, adorei! Aliás, o Superziper é show e eu sigo faz tempo! =)

    Bjosss.

    Responder
  12. 07 de julho de 2011 às 06:04

    Eu também sou fã de carteirinha do flickr e tenho muitos bons amigos por lá. Em relação as fotos, concordo! Nada melhor do que caprichar nelas também!
    Já sobre o assunto das pessoas favoritarem as fotos e nem deixar um recadinho, isso sim me entristece e as cópias então…nem se fala! Mas vamos ver tudo pelo lado bom, eu tenho o flickr e também recomendo!
    beijinhos
    Ana

    Responder
  13. Rita disse:
    07 de julho de 2011 às 07:20

    sou aficcionada do flickr desde 2004-2005…a minha conta está meio parada desde que o bloquearam aqui no trabalho….mas tambem os meus crafts estão meio paradinhos….não pode!!
    Abraço, rita***

    Responder
  14. márcia boiko disse:
    07 de julho de 2011 às 10:28

    eu participo ativamente das troquinhas que rolam pelo Flickir. é bem bacana trocar artesanato com pessoas que você nunca viu, receber e dar presentinhos fofos. tá certo que uma vez me deram o cano mas, as moderadoras se organizaram com o grupo e não fiquei no preju.

    beijins

    Responder
  15. Silvia disse:
    07 de julho de 2011 às 11:21

    Adoro o Flickr conheci já a algum tempo, mas esse ano tenho utilizado mais. Tem muitas fotos lindas e inspiradoras. Tenho até pensando em comprar uma câmera profissional, a gente começa pequenininho e quando vê….
    Já adicionei vcs!!

    Beijos, Silvia.

    Responder
  16. Sula disse:
    07 de julho de 2011 às 11:23

    Já entrei no Flickr a algum tempo, era em inglês e não me interessei na época. Não sabia que tinha uma versão em português. Valeu a dica!!!

    Responder
  17. Rosane disse:
    07 de julho de 2011 às 14:47

    Gosto do flickr e do Facebook, posto foto nos dois. Bjks

    Responder
  18. Cláudia disse:
    09 de julho de 2011 às 18:36

    Achei demais e perfeita a definição q vcs fizeram do flickr. Sou flickeira apaixonada e tenho vcs nos meus contatos; Superziper é essencial, rssss. bjks.

    Responder
  19. Cynara disse:
    14 de julho de 2011 às 22:53

    Que coisa linda…como vocês são generosas.Todas as vezes que venho aqui percebo o amor espalhado.
    Por essas e outras que vcs são sucesso.Parabéns.

    Responder
  20. Dayse disse:
    19 de julho de 2011 às 13:03

    Oi meninas!
    AMO o Flickr, tenho tudo..Facebook, Blog, Twitter, Orkut…e por aí vai, mas minha relação com o Flickr é de amor mesmo,não passo um diazinho sequer sem ir lá, postar, comentar ou quando o tempo é muito curto, só dou uma fuçadinha…hehehe, mas não vivo sem! E sabe qual é o presente que o maridão me dá todo e que eu amo?!?!? Ele paga sempre minha renovação da conta Pró do Flickr…viu, até o maridão já sabe o quanto eu amo “aquele lugar”! Beijos meninas, e tanto quanto o Flickr, eu AMO o blog de vocês, sempre antenadíssimo, com muitas dicas, coisas super bacanas, enfim, tudo de bom e mais um pouco!
    Beijos doces,
    Dayse

    Responder
  21. Ana Gehennas disse:
    20 de julho de 2011 às 22:45

    tentem o tumblr. as melhores comunidades que já vi!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»