Nos anos 70 e 80 era a maior moda pendurar plantas pela casa. Lembro de várias samambaias penduradas na minha infância, pois minha mãe sempre gostou de verde.
E assim como na moda, as tendências vão e vêm. Visitando blogs de decoração reparei que ultimamente as plantas voltaram a invadir as áreas internas de casas e apartamentos. E para quem tem pouco espaço como eu, o teto pode ser uma solução. A última ideia que vi, e que me encantou, foram esses cachepôs de madeira (via Apartment Therapy), super delicados. Do jeito que estão pendurados, me lembram aquelas balancinhas de criança.
Bom, na última visita que eu e a Andrea fizemos à 25 de Março e arredores, paramos em uma loja de flores artificiais e presentes na Rua da Cantareira. Todos os produtos eram baratinhos e made in China. Garimpei até achar a gaiolinha de matal da foto. O único porém é que originalmente ela era um suporte para velas, dessas de decoração, que deveria descansar apoiado em alguma superfície. Mas tudo bem, eu inverti totalmente a função e usei a gaiola do meu jeitinho. Sai a vela e entra o vaso. Sai da mesa e vai pro teto :-)
Nestas fotos não aparece direito, mas aqui dá para ver que as minha prateleiras da sala ainda estão bem vazias. Logo mais vou desembrulhar coisas que (ainda) estão em caixas. Quando a decoração estiver completa, eu volto a mostrar a minha nova sala para vocês.
Mais detalhes do projeto:
* furei o teto com furadeira (tem um tutorial nosso sobre isso aqui)
* usei bucha e gancho de parafuso, do tipo de pendurar gaiola.
* ao invés de corrente, usei o barbante branco e vermelho que comprei no Mercadão, dobrado em dois.
* a planta veio de uma das barracas de flores da Dr Arnaldo. O vasinho eu já tinha, é bem antigo.
* os cactus de crochê, que aparecem ao lado, organizados como uma coleção, foram feitos pela Andrea – foi uma das primeiras coisas que ela fez para a LaCrafi.
Eu queria colocar mais um ou dois cachepôs ao lado da minha gaiolinha. Se alguém tiver dicas de onde encontrar em São Paulo, ou no Brasil via web, sou toda ouvidos. Aliás, também estou precisando de endereços de lojas que vendam vasos de cerâmica, desses avermelhados, old school mesmo. Está difícil, ultimamente só tenho achado vasinhos plástico.
*************
Também no Superziper: Direto dos anos 70, a gente também já ensinou a fazer um terrário. Estes mini-jardins dentro de potes de vidro são fáceis de fazer e funcionam bem para quem quer ter plantas dentro de casa sem ter que se procupar em regá-las constantemente.
Adorei a idéia. Dá até pra brincar com vários vasos em níveis diferentes. Já procurei vasos de cerâmica em lojas especializadas e não encontrei. Encontrei, foi em lojas de artigos religiosos. Abraços!
amei…adoro pendurar flores, mobiles, objetos….vou copiar…bjo…estou te acompanhando!!
Adorei isso!
AH!menina, você precisa visitar as lojas de flores e vasos de Araçatuba-SP, tem vaso de todo jeito e tamanho.Ficou muito fofo o arranjo.
Ficou lindo, Claudia!
Lá no México, onde eu morava, tinha um café com uma planta parecida com essa, bem frondosa, pendurada numa janela. Era linda aquela bola verde pendurada…
De quebra, fui lá ler o tutorial sobre furar paredes: apesar de ter um marido pra esse assunto (: P), adorei a idéia do saquinho pro pó, a da fita crepe pros azulejos e gostei de saber que o tal segurador de pó sanfonado não funciona, sempre fico com a tentação de comprar um…
vcs ja viram aquelas que podem ser fixadas na parede ? é muito legal ! vou procurar o link envio pra vcs.
alias, vcs têm alguma dica para aguar as plantas quando nao estamos em casa ?
Adorei, mas me encantei pelos cactus de crochê…hahahah
Beijos
Gostei tb :)
Mas com os gatos por aqui, não vai ser muito divertido ter pedacinhos de folhas espalhados pelo chão…
Para o anônimo: tem um vasinho onde vc coloca água e um barbante leva a água necessária para a planta, assim, pode deixar o pote cheio e sem se preocupar. Mas achei esse outro aqui, que pode ser mais interessante, já que usa os vasos que vc já tem:
http://www.jardimhidroponico.com.br/shop/product_info.php?products_id=73
Ah!
tem mais essa explicação aqui:
Sistema rega na ausência
Você pode produzir um sistema de rega automático com muita facilidade:
Faça uma "mecha", com barbante torcido ou um outro tipo de material absorvente. Em seguida enfie uma ponta da mecha na terra do vaso e a outra ponta num recipiente com água.
Coloque o recipiente na mesma altura do(s) vaso(s) para facilitar a transferência da água, fique atento à umidade na mecha e na terra.
Não se esqueça que as plantas precisam de chuva, suas folhas… necessitam dessa lavagem para poder "respirar ".
Nunca deixe a água acumular no pratinho, isto pode provocar o apodrecimento das raízes e morte das plantas.
e veio daqui:
http://www.fazfacil.com.br/jardim/flores_vasos.html
Isabela, quero fazer isso, ter pelo menos mais um ou dois para deixar em desnível, vai ficar uma graça. Mas os vasos, rsrs, tá difícil…
Lilian, pode copiar ^-^
Bia, thanks!
Iansucci, Araçatuba é longe, mas vou anotar na agenda, um dia quem sabe ;-)
Silvia, sabe que nessa loja de plantas da 25 tinha umas bolas verdes, mas artificiais. Fiquei pensando, deve ficar bonito numa varanda. Sobre o segurador de pó, vou perguntar pra Andrea e te falamos por aqui.
Naty, isso que a utilidade original era colocar velas ;-)
Gio, acho que a Andrea parou de fazer os cactus, só roupinhas pra Blythe agora…
Gabi, valeu pela explicação da água. Sobre os gatos, será que mesmo com a "gaiolinha" não ajuda a proteger?
Bjs pra todas ^-^
Eu adoro o estilo anos 80, e vasos pendurados no tecto fica muito anos 80, adorei!
Os cactos de croche ficam simplesmente maravilhosos, uma peça de decoração linda.
Oi, meninas, eu de novo. E fora do assunto, rs…
Hoje eu vi uma coisa na Retrosaria da Rosa Pomar muito fofa, chama Lunch cloth,é ilustrado pelo Shinzi Katoh e o tipo do embrulho me lembrou os furoshikis que vcs andam mostrando. Não sei se isso também é, mas achei bem charmoso.
Enfim, tá aqui o link: http://retrosaria.rosapomar.com/collections/frontpage/products/fairytale-lunch-cloth
Adorei o cacto azul! Até aumentei a imagem para ver se estava a sonhar. :)
Ficou lindo, adorei essa gaiolinha!
Eu não moro em Sampa, então não posso dar muitas indicações, mas tenho um dia que mora em Carapicuiba e faz cachepôs… Vende para floriculturas, decoradores e afins. São bem baratinhos!
Tem uns lindos… Todo de toquinhos bem rústico, lisos, para orquídeas, para violetas e tem uns que não sei se ele vende, mas vi em uma prateleira a última vez que fui na casa dele, eram para esses cactos pequeninos – fiquei apaixonada, adoro coisinhas pequeninas.
Se quiser, posso passar o telefone dele pra você :)
=*
Amei a ideia, acho que uma gaiola de verdade tbm ficaria show, mas no caso da gaiola tem que retirar a parte de tras e criar uma especie de dobradiças arame, pra poder fazer a manutenção da planta…rs
beijos
ps: adoro esse blog, sempre cheio de novidades, só não gosto dessas letrinhas….. juro que ja deixei de comentar por errar ao digita-las e na correria escrever duas vezes nem sempre é possivel.
hi,
we really adore your living style, if you don't mind, we appreciate you can share on our website (it's all for free) http://www.decomyplace.com we trying to share everyone's living idea, and help more people to improve their living space. we appreciate any support from you. and sorry if we made any uncomfortableness to you, have a good day.
Valeu Gabi. Sua dica sobre a rega das plantas. Vai ser muito útil para mim. Grata mesmo.
Olá,
Talvez vocês não leiam respostas a posts antigos, mas aí vai:
Cláudia, os cachepôs de madeira do primeiro link parecem os que são utilizados para cultivar orquídeas do tipo Wanda, mas não sei se têm qualidade similar. Em SP são vendidos em lojas de plantas e jardinagem e garden centers, assim como os vasos de cerâmica, que encontrei até mesmo na Leroy Merlin e na Cobasi, aquele pet shop, mas creio que no mercado de flores do Ceagesp deve ter maior variedade e bons preços.
Andréa, eu não sou fã de cactos, mas os seus são exceção! Não passa nada despercebido por seus leitores, hein? rs
Parabéns pelo site!!!