Ano passado, nas minhas últimas horas de Inglaterra, no aeroporto mesmo, enquanto esperava o avião para voltar pro Brasil, comprei um pano de prato(ou tea towel, como eles dizem) de presente para a minha futura cozinha brasileira. A loja escolhida foi a supertradicional Harrod’s. Como eu já imaginava, quando cheguei e desembrulhei o pano, me deu dó de secar louça com ele. Um paninho com estampa tão bonitinha merecia ser usado para enfeitar a parede.
Me lembrei dos tradicionais panôs. Se não me engano, minha avó e minha mãe tinham algo parecido pendurado na parede. Projeto simples, né? Eu tinha quase tudo em casa, só precisei ir atrás das varetinhas, que achei na Peg&Faça da Teodoro Sampaio.
Minha idéia inicial era prender o pano na vareta do jeito mais expresspossível – martelando uns preguinhos. Mas não rolou (#fail). Tentei com primeiro com os menores pregos que achei em casa – amassei vários e estava ficando meio feio, nada caprichado. Então apelei para tachinhas. Também não deu certo. Elas amassaram, quebraram e ainda racharam a madeira. Isso sem contar os dedos martelados. Ui!
A minha a terceira tentativa deu certo! Ao invés de desistir, mudei totalmente de tática: apelei para a minha máquina de costura azul bebê. Nas próximas fotos, dá para acompanhar o passo-a-passo.
Materiais:
– 1 pano de prato legalzinho
– 2 varetas de madeira, estilo cavilha
– um pedaço de fita
– linha
– agulha
– alfinetes
– martelo
– tachinhas ou pregos
Como fazer o panô:
1. Comece cortando a vareta no tamanho da largura do pano de prato.
2. Passe o pano com ferro de passar, para tirar todos os amassados, principalmente nas pontas.
3. Prenda as varetas nas partes de cima e de baixo usando alfinetes.
4. Alinhave o lugar onde pretende costurar o pano para fazer um tubinho por onde passará a vareta.
4. Costure os dois “tubinhos” a mão ou na máquina de costura (melhor).
5. Retire a linha do alinhavo.
6. Usando uma fita métrica, encontre o centro da vareta de cima.
7. Fixe um barbate ou pedaço de fita para ser um gancho. Aqui eu tive sorte e deu certo – consegui usar prego!
8. E voilá… seu panô está pronto para ser pendurado!
Em breve devo repetir a dose deste projeto. É que o quadro de luz da minha casa fica na sala, bem ao lado da entrada. É muito feio e precisa de algo para esconder a portinha. Podia ser um poster, mas acho que um panô desses resolveria bem. O problema é que a maioria desses panos – mesmo os mais modernetes – são decorados com temáticas de cozinha: frutas, galinhas, comidinhas, xicrinhas e afins.
Na Inglaterra é fácil de achar panos de prato decorados, principalmente nas lojas de museus. Já achei panos com desenhos bem alternativos, olha só!
. Colours, do TATE Museum
. Right On, uma ilustração retrô, do Design Museum
. Penguin Classics, da British Library
O Esty fez em fevereiro um especial sobre tea towels estilosas.
Estou a procura da tea towel perfeita. Se alguém tiver dicas de onde encontrar uns modelos diferentes por aqui no Brasil ou na Internet, me avisem. Estou aceitando sugestões!
**************
Também no Superziper: Conhece a Marimekko e a Cath Kidston? São duas lojas que tem tecidos fantásticos e que ficariam perfeitos para este tipo de projeto. Já escrevemos sobre elas aqui e aqui.
Olá!
Realmente, Acho bem complicado encontrar alguma estampa de pano de prato que fique legal pra por na sala… Peninha!
Mas, que tal fazer de um tecido estampado, xadrez ou bolinha e aplicar várias coisinhas legais, como fuxicos, flores, lacinhos, apliques e o que mais der na veneta???
Tenho certeza que vocês terão uma ideia bem legal.
Ficarei aguardando pra ver!
Beijinhos e inté
Ótima idéia, eu teria pena de usa-lo tb. mto bonitinho! =)
Tenta usar um pôster mesmo, plastifica com contact e faz o esquema das varetas.^^
Ou tenta estampar um pano usando transfer em alguma gráfica. :)
Oi Cláudia!
lá na lojinha virtual da coisas da dóris tem um pano de prato do poster 'Keep Calm and Carry on'. Meio caro (mais fácil imprimir em papel pelo decoueração) mas foge do tema cozinha!
Aliás, vc já tentou imprimir na jato de tinta direto no tecido?
bj, Ana
Meninas…
Que ideia legal!
Vou tentar fazer o meu.
Obrigada por compartilhar conosco!
Abraços
Cintia
Oi Claudia
primeiro quero dizer a vcs que amei o blog
Muito bacana!
Olha!!! faço pinturas exclusivas
passe no meu bloguito para conhecer…
Acho que daria pra pintar uns panôs bem legais
Vem me conhecer, quem sabe trocamos umas figurinhas a respeito
Bjos
Re
Gente, eu estou apaixonada por esse blog… Todo dia fico um tempão olhando tudo e me supreendo sempre… obrigada por existirem!
Um grande abraço
Ângela
Clau, eu tenho um bem "turisboca" que comprei na Itália, mostra desenhado no mapa da 'bota' as massas e vinhos típicos de cada região, acho que vou fazer igual! Beijos!
Que lindo!!! Pena q ando meio sem tempo pra fazer essas coisinhas … mas vou guardar essa idéia …!!
Obrigada por compartilhar.
Bjus
Oi Cláudia, ficou muito bacana teu panô. Eu me lembro de quando era criança, as cozinhas caipiras tinham um panô aonde dependuravam as tampas das panelas, assim como as conhas e espumadeiras (algumas pessoas chamavam de escumadeiras).
Eu tinha dois trilhos de mesa de veludo, super bacanas. Um comprei aqui em Porto Alegre, num bazar. O Outro, também muito parecido com o primeiro, eu ganhei de uma amiga que me trouxe da Espanha.
Como eles estavam já bem velhinos, eu usei durante um tempo na mesa mas depois resolvi fazer um "quadro" com eles. Levei na loja e colocaram uma moldura que combinava super com eles. Ficou muito bom. Ah, também escondi a caixinha de luz, com uma aquarela super bonita.
Eu preciso dizer; eu adoro o Superziper. Pronto, já disse.
Beijos
Hmmmm, e se vc usar um tecido bonito, em vez de pano de prato? Tem cada pano maravilhoso… Aí em Sampa vc pode passear no Maluhy, lá na 25, e olhar os painéis pré-printados importadinhos a preços decentes. A Aslan do Bom Retiro tb tem importados maravilhosos, mas acho que não tem os pré-printados… :-)
Muito bem bolado. Comprei um pedaço de viscose pra usar como lenço de furoshiki. Resolvi dar um acabamento para os fios não soltarem. Foi minha primeira costura na máquina. Passei ferro, alinhavei, mas como o pedaço da costura é estreito, não chegou perto da guia da máquina e a costura ficou meio torta. Vc me dá uma luz?
adorei :D
que ideia fofa! eu imitaria, mas na minha cozinha ja nao tem parede livre—mas adorei! e o paninho eh muito lindo. beijos pra voces, gurias ultra uber criativas! :-*
PARABÉNS!MUITO FOFO!
Ficou lindo e na cozinha você vai ter um cantinho inglês.
Bjs.
liliblueberries
Eu estou sempre atrasada nos comentários, quando vou ver eles se multiplicaram ;-) (mas isso é ótimo, não estou reclamando não)
Vamos lá!!
Márcia, tava mesmo a fim de achar uma estampa legal pronta. Mas em último caso, vou apelar ao faça-você-mesma.
Marcele, obrigada :-)
Julia, não tinha pensado nisso! Pode funcionar. Vou maturar a idéia…
Ana, nem sabia que jato de tinta imprimia em tecido – a minha deve ser muito antiga. Mas um bureau gráfico talvez faça isso. Se tiver algum pra indicar…
Cintia, se fizer depois mostra?
Renata, vou dar um pulinho sim…
Ângela, muito obrigada :-D
Luciana, Itália tem tudo a ver para cozinha. Depois mostra!
Eliane, tirando meus erros, a versãp final eu fiz em menos de 10 min! ~E um projeto rápido.
Oi Nina, fiquei curiosa pra ver esse panô de pendurar tampas. Eu estava atrás de uma solução pra pendurar as minhas. Faz tempo tinha visto uns plásticos na Liberdade que eram específicos para isso, mas uma versão em pano seria bem mais charmosa. Vou ver se acho alguma foto na internet. Boa dica e volte sempre!
Lia, mais uma opção caso eu não ache o pano dos meus sonhos! ANotado.
Camila, você pode usar uma guia para maquina de costura. É um acessório feito com imã que ajuda a costura sair reta. Tem a venda em armarinhos. Experimenta, não é caro.
Véia, tks!!
Fer, o charme todo é do paninho :-) Por aí tem a loja Sur La Table? Eu vi uns de morrer…
Lili, sabia que você iria gostar :)
Obrigada, Claudia, vou procurar.
Cláudia, eu comprei uns muito fofos na Casa & Ideas no Chile – Santiago. Veja a foto no meu flickr: http://www.flickr.com/photos/castrillo/3975869310/
Eles tem site, mas não vendem online.
Bjs
Olá! Eu amei sua criatividade! Tenho vó, tias e primas que bordam panos de prato e vou dar uma nova função a eles.
Assim como aquele modelo da Tate, já pensou em fazer igual mas em ponto cruz? Vai ficar uma graça!
Beijos e parabéns pelo Blog!
ficou muito fofo, adorei a idéia. E o bom é que se cansar, é só tirar do pauzinho e usar pra enxugar a louça, hahaha!
Eu fiz uma almofada com um pano de prato com tecido aveludado. O desenho é de casinha de passarinho e vasos de plantas, bem delicado.http://www.flickr.com/photos/casaalmare/820195253/in/set-72157605281763130/ Como cortei fora a etiqueta, não sei mais a marca. Mas a Santista, a Karsten e a Lepper têm desenhos diferentes, não necessariamente de cozinha.
Mas há alguns dias vi uns muito bonitos na amazon.co.uk. Vale procurar. Tem pra todos os gostos!
estou a procura da tecnica de como emndar fuxico japones para fazer almofada. Poderia me ajudar?
Lindo,mas já estou ficando com a cozinha poluida ,são muitos enfeites!!!!!!
o que vc procura:
http://danielakaram.com.br/produtos/pano-de-copa-anastasia/