Me respondam: Quantas de vocês comprariam um destes livros, assim de impulso, sem nem precisar folhear e ler o conteúdo ? Pra gente não entrar na questão preço, desde já aviso que estavam na faixa de livro de bolso, vendido em banca.
Estes dois livros – e mais outros seis que fazem parte da coleção – foram parar nas vitrines de livrarias inglesas no ano passado, quando uma editora que só publica material de autoras mulheres (desculpe a redundância, mas quis enfatizar), a Virago, completou 30 anos. Para a ocasião, alguém teve a ideia de relançar oito clássicos em nova roupagem – e que roupagem! A capa de rosas são estampas da favorita Cath Kidston e as flores laranja são de outra famosa grife britânica, a Orla Kiely.
Esta foto é de uma livraria que estava expondo os livros na época do lançamento – ainda na época que eu morava em Londres. A foto não é das melhores, mas aqui, para as mais detalhistas, neste link tem os thumbnails de todos
No estilo Clube da Luluzinha, chamaram apenas mulheres designers, ilustradoras e especialistas em estamparia para dar uma nova cara aos livros. A esperança da editora é que uma nova geração de leitores abra os olhos para estes clássicos e redescubra autoras que talvez pudessem ser esquecidas pelas gerações atuais.
Não tenho dados se foi um sucesso ou não. Mas sei que eu fui seriamente atraída pelo design e fiquei tentada a comprar um pra mim. Como eu não faço compras de impulso, não comprei e já me arrependi. Mas guardei a história porque acho que tem várias coisas aqui que podem servir de reflexão para quem tem um craft business. Deixo algumas questões em aberto:
* Na sua linha de produto feito a mão, você desenvolveu algum que poderia ser chamado de *clássico*?
* Quando vai ser a hora de dar uma nova roupagem ao seu clássico? O que você faria?
* Quantos anos tem o seu craft business? Você pretende fazer alguma coisa diferente para comemorar os primeiros 2 ou 5 anos?
* Seu craft business tem alguma missão diferente? Por exemplo, a Virago decidiu publicar apenas textos de mulheres.
* Já pensou em contratar os serviços de alguém especializado para fazer alguma ação especial, tipo desenvolver uma estampa exclusiva, uma embalagem comemorativa, um cartão diferente de Natal?
* E por último, remetendo à pergunta que abriu o texto: você tem algum produto que faz as pessoas comprarem por impulso?
Para quem quiser pensar sozinha, vale o questionamento. Mas quem quiser debater ou trocar ideias, mandem bala nos comentários.
*****************
Também no Superziper: Para quem já está sintonizado no Natal ( já ?), ensinamos a fazer flores de papel para decorar árvores e ambientes festivos natalinos, ou não. Mais um de série baratinho mas de efeito!
Não sei se algum produto meu vai virar clássico, mas dei uma roupagem nova a um clássico e gostei da brincadeira.
Meus pinguins de pano são, sem modéstia alguma, ainda mais simpáticos que os clássicos B&W de louça!
Bjs
Meu craft business é recém nascido, então a questão de "comprar por impulso" é a única que já cheguei a questionar… acho que toda ação que envolva venda, é muito difícil sair totalmente de algum mkt… mas na loja tentamos encantar (e menos "impulsionar") nossos clientes, de modo que se imaginem (e queiram) com os produtos. Que possam usufruir do conforto e praticidade q nós sentimos qdo começamos a produzir, anos atras…
Olha, eu compraria tooodos esses livrinhos :o)
bjs!
Eu também não sei se meus bonequinhos de feltro são clássicos, mas eu adoro eles!!! :)
Tô com saudade das matérias sobre organização!!!!
KKKK vcs têm toda a razão… que capas, hein? Absolutamente apaixonantes.
Beijo
Helena
Adorei as capas. Compraria assim, num impulso, sem pensar duas vezes.
Eu adorei as perguntas…
E fiquei muito feliz qdo percebi que sim, tenho produtos que são meus classicos…e sim ,tenho um produto que as pessoas compram por impulso!
Bacana demais!
Sobre contratar alguém, deixar tudo mais personalizado ainda, com aqueles cuidados com quem encomenda uma peça, sempre penso nisso e idéias não faltam, o que me atropela é o tempo…
Sou compradora compulsiva, mas não impulsiva, se é que da pra separar ambos… rs Mas é certo que eu pararia na loja pra saber odo que se tratava aquela belezura e caso fosse interessante p mim, sairia com pelo menos um! =)
Qto aos meus produtos, ta tdo muito no inicio, e vou agregar esses questionamentos bem oportunos, na minha mesa de anotações!
Beijinho meninas!
Nossa, penso a horas nas perguntas e sim, tenho clássicos já rotulados, tanto nos tapetes em tear, quanto nos modelos de roupas, detalhe, repito sim os modelos, mas não no mesmo tecido e aplicação.
Ah, minhas bolsas de carneirinhos também, já teve choro de cliente que não as encontrou…rs. Mas são clássicos que se transformam, cada vez que faço surge algo de novo ali.
Quanto a colaboradores, é uma idéia antiga, tenho uma grande amiga ilustradora e já transformei alguns de seus personagens em broches. Agora espero um personagem exclusivo para minha marca.
Já fizemos 5 anos, sem comemorações, sem um produto que representasse a data…que gafe!
Mas para as datas comemorativas clássicas, temos embalagens especiais.
Comprarem por impulso? As bolsas de carneirinhos, sempre. Os tapetes florais pequenos também, compram sem saber aonde vão por, mas neste tamanho sempre cabe em um cantinho.
Adorei Claudia,
Beijos meninas
Lu
Ps: Eu sou do tipo que compra livros em russo se as gravuras forem lindas. Ah, lógico que não falo russo.
Eu tenho dois produtos que as clientes compram por impulso! Eu acho isso muito bacana porque eu não imaginava que isso aconteceria, foi tudo por acaso… deu certo!
E eu nunca tinha feito as contas… mas já deveria estar comemorando 5 anos =)
Quantas idéias me vieram agora!! Beijos
Viva! São questões muito interessantes. Eu não compro por impulso, também e igualmente arrependo-me por vezes.Mas vendo as fotos, o que é regra em mim, pode ter excepção!Eu sou vidrada em capas de livro, pois para mim, os livros também se vestem.
o meu craft business ainda é novinho, mas e para mencionar uma peça neste contesto das letras,as minhas capas para livros têm sido muito apreciadas, daqui a uns anos posso dizer que são um «clássico», apesar de nunca fazer duas iguais. Adorei o SuperZiper:)