Eu prometi pra mim mesma que iria terminar esta echarpe até o fim do Inverno. Virou uma questão de honra tricoteira. Depois de procastinar muito e quase deixar o projeto virar um UFO eterno eu posso dizer de boca cheia: acabei ! E o timming for perfeito. Tenho usado direto faz algumas semanas, é o complemento ideal para este clima meio estranho, de início de primavera. O ponto lace deixou a echarpe leve, ela aquece na medida certa sem deixar aquele volumão típico dos cachecóis. Aprovei !
A receita original é do Knitty, a pedidos, traduzi a receita para o português.
Lace Ribbon Scarf, receita da Veronik Avery
TAMANHO FINAL:
25 cm de largura e 200 cm de comprimento
MATERIAIS:
Classic Elite Yarns Alpaca Sox [60% alpaca / 20% merino / 20% nylon]; na cor Sky; 2 novelos ( Substituí por 1 novelo e meio Merisock Solid cor 347, 95% merino 5% poliamida, da Punta Yarns)
Tamanho recomendado de agulha: Número 3
AMOSTRA : 21 pontos/34 carreiras = 10 cm em ponto jérsey, sem blocar
PONTOS USADOS:
2LD (Laçada dupla): Enrole o fio dua vezes em volta da agulha direita, traga o fio entre as agulhas para a frente da peça e depois por cima da agulha direita para trás da peça, em cada volta. Ao trabalhar pelo lado avesso as laçadas serão feitas em [tricô1, meia1] para cada 2 laçadas.
PPM (diminuição para a esquerda): Passe um ponto para a agulha direita, em seguida passe o outro. Insira a agulha esquerda pela frente dos dois pontos que você passou para a agulha direita e tricote os dois juntos nesta posição. Neste video eu mostro como é que se faz.
PJM: Trabalhe os pontos juntos em meia
L: Laçada simples
Receita do ponto rendado ( Trabalhado em repetições de 9 + 8 pontos):
Carreiras ímpares 1-9 [Lado Direiro]: 2M, [PPM, 2L, 2PJM, 2PJM, 3M, 1L] até os últimos 6 pontos, PPM, 2LD, PMJ, 2M.
Carreiras pares 2-24 [Lado Avesso]: 2M, 2T, 1M, [8T, 1M] até os últimos 3 pontos, 1T, 2M.
Carreira 11 [Lado Direiro]: 2M, [PPM, 2LD, 2PJM, 5M] até os últimos 6 pontos, PPM, 2LD, 2PJM, 2M.
Carreiras ímpares 13-21 [Lado Direito]: 2M, [PPM, 2LD, 2PMJ, 1L, 3M, PPM] até os últimos 6 pontos, PPM, 2LD, 2PJM, 2M.
Carreira 23 [Lado direito]: Trabalhe como a carreira 11.
Repetir carreiras 1-24 para fazer o padrão do lace.
COMO FAZER:
Monte 53 pontos na agulha, sem deixá-los muito apertados.
Trabalhe em ponto lace até que a echarpe meça 2m ou até o comprimento desajado, terminando com uma carreira de número 24.
Faça 2 carreiras em meia. Arremate todos os pontos.
DICAS DA ANDREA:
*Quem preferir seguir o gráfico, a receita original tem um.
*Recomendo imprimir a receita ou o gráfico num papel A4 e deixar sempre do lado, pra ir seguindo a receita. Depois de um tempo dá pra decorar.
* Ah, como é tricô lace acho últil usar um contador de carreiras pra não se perder no lace ;).
* É fundamental ‘blocar’ o lace no final para dar um acabamento melhor. Como ? Depois de terminada, mergulhe a echarpe em água fria com um pouquinho de sabão para roupas delicadas. Enxagre bem sem torcer, apenas apertando numa tolha e deixe secar aberto e esticadinho em uma superfície plana. Uma alternativa é borrifar com água (use um frasco tipo spray) e deixe secar.
Como é comprida pra enrolar no pesoço de várias maneiras diferentes. Eu tenho adotado este nó duplo que aprendi no blog da Oficina de Estilo.
Ah, e outro dia me perguntaram por email qual seria comprimento ideal pra echarpes e cachecóis de tricô. Acho que varia mas eu pessoalmente eu gosto de fazer bem comprido, para dar várias voltas no pescoço. Este aí ficou com 2 m de ponta a ponta.
Ui, lace missão cumprida, estou orgulhosa.
Pra quem chegou agora no blog e não viu, fizemos o especial Tricô, sim ! para ajudar quem é iniciante. Os pontos básicos que eu usei para fazer o echarpe estão lá, em video. Vai lá !
































