Eu moro em São Paulo e já me acostumei a ter as quatro estações em uma dia. Hoje por exemplo, é verão e está chovendo o dia inteiro. Só dá pra sair de casa de blusa de manga comprida. Ou com uma echarpe levinha. Por isso sou fãnzoca de echarpes e cachecóis, tenho muitos no armário e a metade delas fui eu mesma que fiz/ tricotei/customizei. Esta aí é minha mais nova, fiz no final do ano passado mas esqueci de mostrar aqui, vê se pode :P
Eu só tinha 1 metro de tecido então, para ‘render’, resolvi cortá-lo em duas tiras diagonais de 45 graus e emendá-las para ficar uma echarpe de 2 metros. A ideia é que seja comprida o suficiente para dar pelo menos uma volta frouxa no pescoço. Mas se você quiser simplificar a vida, faça assim: compre 2 metros de tecido e corte em duas tiras retas. Você vai ficar um duas echarpes de 2 metros contínuos e não vai ter que suar para cortar em viés e emendar.
Para cortar em viés é preciso cortar o tecido na diagonal, num ângulo de 45 graus. Não é difícil, apenas exige atenção na marcação e uma boa tesoura.
1. Dobre o tecido na diagonal em um ângulo de 45 graus acompanhando a largura, como mostra a foto. É bom até passar o tecido a ferro para deixá-lo bem lisinho e marcar bem a linha de corte.
2. Com o auxílio de uma régua e giz, faça um traço na dobra da marca, para guiar o corte.
3. Com uma tesoura bem afiada, corte o tecido acompanhando o traço.
4. No meu caso, cortei duas tiras e juntei as pontas para fazer uma tira comprida e contínua. Emendei as pontas à máquina, como se fosse uma fita de viés gigante.
O acabamento pode ser em ponto ziguezague ou uma bainha bem estreita (3 mm). Dependendo do tecido que você usar, dá até para deixar sem acabamento, com aquele look desfiadinho.
O tecido xadrez que usei é uma gaze de algodão, que comprei no Japão – a textura parece de fralda de nenê. Por aqui deve ser possíver encontrar similares em lojas especializadas em tecidos para roupas, como a GJ. O ideal é que seja um tecido bem fininho e macio. Nada de tecido duro, afinal vai ficar no seu pescoço. Vale até reaproveitar tecido de cortina – olha só esta echarpe que a Cláudia fez.
E, não acabou ainda. Com os retalhinhos que sobraram da gaze eu ainda consegui customizar uma camiseta aplicando tiras na alças. Tecido tem que render, né ? E aqui a gente aproveita tudo.
Mas isso fica como tema para um próximo post, ok ? Ainda esta semana eu volto para mostrar como fiz.
Ótima dica. Pra quem vive num lugar quente como eu aqui no Nordeste, só assim mesmo pra conseguirmos usar uma echarpe.
Beijo,
Cris Turek
Oi, meninas!
Feliz 2011! :-)
Coisa mais linda de echarpe! Gostaria de saber outras sugestões de tecido… É que eu sou péssima nesse negócio de conhecer tecido…rs
beijo!
Cláudia
Parabéns por mais uma idéia criativa, convido voces para conhecer o blog que estou iniciando , um 2011 de muita saúde e sucesso para voces.
http://tearpiaocupacional.blogspot.com/
Adorei a idéia, na verdade o blog de vcs é muito legal.
Tenho um ainda caminhando…www.chris-umdiadecadavez.blogspot.com
Um abraço e Feliz 2011…
Adorei! Super levinho e elegante!
Lindo! Eu adoro lenços e encharpes, porém tenho um pouco de dificuldade para usar pois sou gordinha. rsrs sempre me acho um bujãozinho amarrado… Bjo! Feliz 2011!!!
Oi Raquel,obrigada. Acho que echarpe de cores lisas e menos volumosas ficam bacana nas gordinhas também ! Você acompanha o blog da Oficina de Estilo ? Lá elas dão muitas dicas de como usar/ amarrar echarpes, quem sabe tem alguma que ajuda a ‘alongar’ a silhueta ! bjs
Adorei,um acessório leve e chic!
Que dica legal.Seu blog é uma gracinha e já estou te seguindo.Conheça meu cantinho e se gostar me siga por lá.bjs Carol.
http://carol-carolcraft.blogspot.com/
Adorei o post, e ele me lembrou que ando com vontade de fazer echarpes pra guardar pro inverno… parece uma coisa simples de encontrar, mas aqui onde moro é difícil. Andrea, tem algum tecido que vc recomende pra confeccção de uma echarpe mais quentinha? Que não seja mto pesado mas ao mesmo tempo mais “invernal”. Bjos.
Eu adoro o teu site, ele eh tao fantastico. A cada dia eu tenh sempre novas ideias! Bjs, Malu
Adorei, assim podemos ficar elegantes mesmo no verão.
Adorei a dica da echarpe mas estou com uma dúvida. Desculpe a ignorância mas não consegui entender esse corte em 45º pra aumentar o comprimento. Peguei meu tecido, virei pra um lado, pro outro e não consegui entender como farei para aumentar o comprimento. Ficaram enviesados na ponta e emenda reta no meio?
Que graça! Gostei da dica!