Para marcar estes últimos dias de inverno, tenho um projetinho legal: esta echarpe comprida e fininha, boa para proteger do vento mas leve o suficiente para usar em dias de temperatura amena.
A inspiração veio de uma echarpe branca de bolinhas pretas que a Andrea trouxe da viagem dela do Japão há 1 ano. Ela comentou que os japoneses valorizam muito tecidos de fibras naturais e lá tem muita variedade de tecidos nessa linha. Eu gostei bastante, mas não me lembrei de ter visto nada parecido por aqui. O que mais se aproximava era o tecido de fralda de bebê, 100% algodão e que tem essa trama aberta tipo uma gaze. Mas o tecido da Andrea era mais fino, nos dois sentidos, hehe.
Bom, então como cheguei no resultado que vocês vêm na foto acima? Aí é que esta o lado curioso… Minha “matéria-prima” foi uma cortina indiana amarela. Momento totalmente Maria Von Trapp (lembram da noviça rebelde arrancando as cortinas para fazer roupas para os filhos do coronel??) No meu caso, as ditas cujas não vieram de nenhuma mansão e sim da minha humilde casinha. Elas estavam na sala, comprei numa dessas lojas de produtos indianos, e usei bastante – até desbotar. Mas ao invés de jogar fora, depois de aposentadas resolvi guardar, para sei lá o quê.
Os indianos sabem trabalhar algodão muito bem. Quando você olha a etiqueta de roupas que tem um toque gostoso, pode reparar que muitas são importadas da Índia ou da Turquia. E talvez por essa tradição que o tecido da cortina serviu muito bem para este echarpe. Ele tem uma trama muito bonita, meio transparente, bem fininha, trabalhada em quadriculados. Só a cor que não estava legal, mas nada que um corante desses de tubinho não resolvesse. Escolhi azul marinho e fiquei muito feliz com o resultado final.
Cortei a echarpe no tamanho que eu queria, o suficiente para enrolar duas vezes no pescoço e ainda sobrar pontas compridas. Mas mesmo assim sobrou tecido. Fiz então um laço, que dei para a Andrea, e o último retalho virou “embalagem” de furoshiki, que já ensinamos a fazer aqui.
Na hora de usar, usei a dica que li no Oficina de Estilo, de abrir a echarpe em “diagonal” para dar um caimento desigual e não ficar tão certinha.
Estava meio receosa em publicar mais essa dica de “reciclagem” mas a Andrea me incentivou e mostrou que a tendência Von Trapp está em alta. Não deixem de conferir também este tutorial de cortina-que-virou-saia.
Oi Meninas!
andei fazendo umas echarpes,mas usei alguns tecidos(retalhos)que estavam no fundo do armário…acho que é uma boa para quem é mais básica e pode ousar nas cores e estampas em looks bem neutros
Bjs !
Amei esta idéia. Vou tentar com um toalha/fralda de bebê.
Beijos
ai ai ai preciso de uma cortina dessa !!!
Beijos
Como assim, receosa?
Ficou ó-ti-ma. Minha cor predileta, azul, em qualquer tom.
E se a gente não aproveita o que tem gasta mais dinheiro,aumenta o consumo, e não tem algo exclusivo. Acho que você foi pelo caminho certo, Claudia. Parabéns, gostei muito.Bjinho
essa aí ficou exclusivíssima! hehehe… bjs Lan
Receiosa de publicar essa maravilha? Dicas assim que deveriam sempre ser compartilhadas por pessoas como você…Parabéns pelos trabalhos.
Já estou lhes seguindo de pertinho.
Beijinhos :)******
um pouco né? mas já mudei de ideia… bjs
acredito que a encharpe seja feita de gaze mesmo. no japão tem uma variedade grande, de diferentes espessuras (na verdade, com mais ou menos camadas de gaze) e estampas. a naniIRO por exemplo é famosa por esse tecido. no brasil nunca vi vendendo…
o pessoal lá usa a single gauze, mais fina, pra encharpe de verão e a double/triple gauze pra fazer vestidos e blusinhas.
Essa moda precisava vir pra cá, né? Assim a gente teria mais opção em tecidos leves de verão…
Ficou linda e a cor lembra bem a noviça rebelde, realmente a india tem tecidos marevilhosos, o Egito também, tenho uma echarp egipicia que é uma delicia de usar.
E renovar o que temos é tudo de bom. Parabéns.
o algodão egípcio é famosíssimo pela qualidade!
Sem medo de ser feliz, moça!
Ficou linda, eu particularmente adoro o estilo “Von Trapo”!
Como não tenho a sorte de uma cortina velha de algodão, vou tentar de tecido de fralda mesmo.
Beijos
A-do-rei o Von Trapo :D Como não pensei nisso na hora de escolher o título??
Oi.
Que legal esta idéia. A minha mãe já transformou cortina em chale de sofá e em capa de almofada, mas echarpe é demais…
Por favor, continuem dando dicas assim. Esta eu vou tentar fazer. bjs.
Lurdinha
tá bom, me convenceram ;-)
Minha mãe já fez um vestido para festa junina com a cortina do meu quarto! Era um tecido bem florido, provavelmente chita.
Momento Scarlett O’Hara!
que legal!!
amei a idéia!!!
as pessoas têm q se lembrar q tecido
tbm precisa d matéria prima natural
por issu sou uma adepta da customização e reutilização
SIM À RECICLAGEM DE TECIDO!!!
e viva aos brchós!!!
hehehehe…
amo o superziper!!!
bjoooooos
=D
Adoro a reciclagem de tecidos e customização. Muito boa sua dica!!
Os acessórios ficaram lindos!!!! Além da echarpe, amei a gravatinha borboleta. Quero uma!!!…
super facil de fazer a gravatinha borboleta. e vale qualquer tecido, ate com um pedaco de renda fica legal!
amei amei amei, quero mandar as fotos das minhas produções inspiradas em vcs, onde posso mandar?? Tem puseira e casaquinho
Tem novidades Palavra da Kellen, e daqui pra frente vem muito mais, passa lá e me diz o que vc acha =D http://kellenpalavras.blogspot.com/
Não deixa de postar esses não! Adoro, vocês têm ideias ótimas e seus projetos me inspiram demais :)
Aliás, esses dias eu fiz um bolerinho usando pedaços que cortei de uma calça jeans que não me servia mais e fiquei tão feliz (e surpresa) com o resultado!! Só tive coragem de enfiar a tesoura depois de ler um post daqui falando que nem todos os projetos dão certo, mas mesmo assim tem que continuar tentando…
e cade? queremos ver :) legal que deu certo!! bjs
Meninas estou simplesmente apaixonada pelo blog de vcs!! Amo artesanato e as dicas sao tudo!!! amei de verdade!!! bjocas!!
Volte mais vezes :-)
adorei o post!! mas, claudia, o que realmente me chamou atenção foi o tal laço azul-marinho… adoro essa cor e adoro laços também!!! conta pra gente como fazer!! beijoss
oi monica! a cor foi fieta com corante azul jeans da guarany. o laco foi feito com as sobras do tecido. dobrei em dois para ficar mais grosso, fiz um retangulo e com uma tirinha de tecido fiz o “meio” do laco… espero que de para entender! bjs