(Projeto e execução: Livia Costa, da Coelhoshow)
Como sempre, é maravilhoso estar aqui no Superziper compartilhando com vocês arteiras mais um passo a passo. Mas eu já vou avisando, essa técnica que vou mostrar hoje vicia. Tire as crianças e o cachorro da sala, você vai ter vontade do flocar o mundo todo ao seu redor.
Se você é como eu que curte tudo que é flocado mas imaginava que seria nescessário alguma super máquina maluca para realizar essa técnica, tenho uma boa notícia: é super fácil fazer me casa. Dá para flocar praticamente qualquer superfície, o resultado é muito divertido e o acabamento bem profissional.
Para iniciantes minha sugestão é que você escolha alguma peça de MDF dessas que vendem em lojas para artesanato pois é o material mais fácil de trabalhar. Eu vou usar para esse pap uma base de MDF.
Materiais
1 pincel para pintura (pode usar o mesmo para passar cola);
1 pincel largo de cerdas beeeem macias;
Pó para flocagem;
Tinta acrílica da cor do pó;
Cola para flocagem;
Saco plástico sem nenhum furinho;
Peneira.
*Você encontrar tudo isso fácil em lojas especializadas em material para artesanato.
1) A primeira coisa a ser feita é pintar o objeto que você escolheu com a cor mais parecida possível com a do pó de flocagem escolhido. No caso do MDF eu usei uma tinta acrílica para artesanato. Se você estiver usando uma peça de cerâmica, por exemplo, pode usar uma tinta em spray, dá para flocar até garrafas de vidro, nesse caso você precisa passar um primer e depois pintar. Enfim, prepare seu objeto e deixe ele da mesma cor do floc.
2) Quando a tinta estiver bem seca aplique uma camada fina de cola. Cuidado para não esquecer nenhum cantinho. Deixe secar por cerca de 5 minutos.
3) Coloque a peça dentro do saco plástico. Peneire o pó para flocagem para dentro do saco plástico, evitando assim grumos para dar um acabamento bem aveludado. Não se preocupe se o pó vai cair em cima da peça e se vai fazer um pequeno montinho, apenas vá peneirando e deixando cair.
4) Quando tiver uma quantidade boa de pó, feche bem a boca do saco e sacuda. O pó virar uma ‘nuvenzinha’ e vai grudar em tudo que tiver cola. Mexa bem e vá virando o saco se necessário, para pegar em todos os cantinhos.
Deixe tudo lá dentro secando de um dia para o outro.
5) Abra o saco e tire o excesso do pó com o pincel largo de cerdas macias. Pode passar o pincel sem medo só tome cuidado para a parte dura do pincel não arranhar a peça e não pressione demais com os dedos quando segurar pois isso pode marcar. Tire seu objeto de dentro do saco e continue “varrendo” com o pincel. Procure fazer isso em um ambiente aberto pois vai sair muito pó e se você fizer em casa, adeus faxina!
6) Pronto! Sua peça flocada já está linda e maravilhosa. Não precisa nem passar fixador.
Espero que tenham gostado e que façam sua flocagens em casa. É ideal para forrar a parte de dentro de caixinha tipo porta jóias ou para reciclar objetos baratinhos que têm uma forma legal mas uma pintura cafona.
Deixo ainda uma dica final, seguindo com esse passo a passo também dá para cobrir objetos com glitter! Nesse caso nem precisa peneirar. Olha só o castelo que eu ‘gliterizei’:
Beijos mil! Espero vocês lá no blog da Coelhoshow ou ao vivo para conferir as novidades ou levar um Maruzine, o fanzine que faço com as meninas aqui do Superziper.
Que lindo!
Deixa eu confessar minha ignorância… Eu achei que você ia ensinar a fazer o Bambi! Não conheço bem os jargões técnicos… rsrsrs
Amei a idéia de tacar no saquinho salvou a minha vida!
Tô flocando umas coisas aqui em casa e não acredito que não pensei nisso!!!
Amei!
Vou correr para comprar o material.Adorei!!!
um beijo,
Não entendi uma coisa, flor: se você deixa secar a cola por 5 minutos, como é que o pó gruda?
A cola não vai secar completamente em 5 minutos, pode ter certeza de que o pó vai grudar. É que como essa é uma cola de contato, quando ela dá uma secadinha, fica ainda mais grudenta. Tipo cola de sapateiro…
GOSTEI MUITO DESTA TÉCNICA JÁ FAÇO ALGUM TEMPO …..VC FALOU AÍ DE UM FIXADOR …QUAL MANDA O NOME POR FAVOR…..
GRATA FLAVINHA
Que ótima idéia!
Adoro artesanato…
bjs
fats
A cola não vai secar completamente em 5 minutos, pode ter certeza de que o pó vai grudar. É que como essa é uma cola de contato, quando ela dá uma secadinha, fica ainda mais grudenta. Tipo cola de sapateiro…
Para o trabalho com glitter, usa-se a mesma cola? Algum tipo especial de glitter ou o normal de papelaria mesmo?
Pode usar a mesma cola mas passa uma camada mais caprichada pq o glitter é bem mais pesado. Bjs!
Meninas mav=ravilhosas,
ótimas dicas, sempre…
Tem que ser mnesmo com cola de contato (me venderam uma cola universal)? qual a melhor marca, porque tentei uma vez e me dei muito mal… não grudou nada, ficou crateras nas caixinhas…Já fiz isso com cola normal, o resultado ficou meia boca, mas melhor que o da cola de contato …
Bjs
lele
Usei a caloa e o floc da Siquiplás. É sem erro ;)
Dá pra usar a mesma técnica em um bichinho, como o bambi do início? bjs!
Suuuuper dá!
queria postar no pinterest, pra lembrar de fazer depois, mas diz que o usuário não permite… é isso mesmo ou problema no site?
Amei!
Era o que eu estava procurando á tempos.
Trabalho com biscuit e queria usar essa tecnica em bichinhos e algumas caixinhas de MDF que trabalho.
Valeu garotas, sempre estarei por aqui!!!
Floquei um tigre e em algumas partes a cola não pegou ou secou mais rápido.Há alguma maneira de corrigir ou tenho que tirar toda a cola e se tiver ,qual produto uso para remover a cola.Aguardo resposta.Obrigada.
HELP ME, PLEASE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gentem!!!!!!!! Ficou tudo lindinho, lindinho!!!!
Então, faço flocagem já há um tempo e “never” tive “problems”, hihihi…
Aí, terminei uma caixinha que estava encostada, que por sinal já tinha uma flocagem mau feita (foi minha primeira! hehehe) e esqueci, quando vi, só faltava finalizar dentro. Caí na besteira de tacar mais cola, e ver se “cola”! Não colou, digo, estraguei tudo! Mesmo tendo sido uma super camada de cola de contato, generosa, pra que ficasse além da superfície do floc anterior, não tá “pegando”. Dá pra tirar? Dá pra consertar? Do tipo, se eu passar tinta como se estivesse pintando, e depois usar cola de novo, será que o floc funciona?
A caixa é linda, e até tô pensando em forrar com tecido. Está tudo na minha frente pra fazer, mas queria flocado…
qUE ACHAM?????????????
Obrigada desde já!
Para tirar flocado: Óleo de banana ou thinner.
Por favor! Me tira uma dúvida.
Vou fazer uns chaveiros e vou decorar com umas estrelas feitas com pó para flocagem. Estou pensando em fazer da seguinte forma: Primeiro selar a peça de MDF com goma laca pra então, depois de seca, fazer uns desenhos e depois enverniza-la toda com verniz vitral, e no final “pintar” as estrelas com algum tipo de cola e jogar o pó para flocagem em cima delas. dando um toque aveludado à esse detalhe. Qual a melhor cola ou material pra fazer a colagem do pó, de modo que não seja fácil a perda da textura de camurça com o passar do tempo, já que as pessoas manuseiam bastante um chaveiro?
Obrigado!
Obrigada por compartilhar suas técnicas e idéias, achei lindo os seus trabalhos. Parabéns.
Boa Tarde!
Gostei muito das dicas e gostaria de uma ajuda:
Vou flocar a parte interna de algumas caixinhas de MDF, elas tem em média 14cmx14cm, quanto de pó para flocagem é necessário para cada caixa?
Obrigada,
Natália
Olá, estou querendo fazer uma gaveta de bijuterias com pó de flocagem. Porém, estou com dúvida se dá certo, se com o tempo vai sair o pó ou se vai sair desde o começo! Alguém tem experiência?