Hoje é dia de mais um PAP de primeiras costurices, nosso especial dedicado a costureiras iniciantesviagem que estão começando a pilotar suas máquinas. Desta vez escolhemos algo super utilitário, o bom e velho lençol de elástico. Pessoalmente não me aventuro a fazer o lençol de elástico para colchão de adulto devido ao tamanho do tecido a manipular. Mas, um lençolzinho infantil ou de berço é sim super rápido e possível de se costurar em casa. Com o desafio de montar um enxoval de bebê que não seja nem azul e nem rosa achei bem difícil encontrar no mercado lençóis amarelos e lisos. Nada que um DIY não resolva. Fui atrás de um tricoline amarelo de boa qualidade, elástico e coloquei as mãos a obra!
Uma etapa importante é calcular o tamanho do tecido a ser usado para o lençol, de acordo com o tamanho do colchão. Depois de alguns testes e alguns erros, para o colchão de berço tamanho americano 1,30 m X 70 cm X 10 cm cortei um retângulo de tecido de 1,60 X 1,0 m para o lençol. Se o seu colchão tem um tamanho diferente, basta adaptar as medidas. A ideia é acrescentar à medida do colchão + 30 cm sendo 20 cm (2X a altura de 10 cm) + 10 cm (virada e margem para as bainhas). Desta forma, irá sobrar tecido suficiente para prender na parte de baixo do colchão e para o acabamento. Corte o tecido na medida adequada ao seu lençol.
Separe também elástico de 0,5 cm de largura (mais ou menos 1,5 para lençol de berço), lápis, régua e máquina de costura.
Este é o esqueminha das costuras do nosso lençol de elástico. Primeiro costuramos as quatro quinas. Depois aplicamos o elástico nas duas laterais menores. Fazemos por fim o acabamento deixando uma bainha dupla nas duas laterais maiores. Vamos lá fazer o lençol?
Para um colchão com altura de 10 cm (padrão americano) recomendo fazer a altura do lençol de 14 cm, para que sobre tecido para a virada e a bainha dupla. Caso o seu colchão seja mais baixo, diminua a medida proporcionalmente.
Com o tecido virado do avesso, dobrei a quina na diagonal e marquei uma linha reta de 14 cm com régua e lápis. Repeti nas outras 3 pontas do lençol.
Vá para a máquina e costure uma linha reta de 14 cm na linha marcada em cada uma das quatro quinas. Não esqueça de fazer um retrocesso no início e final da costura.
Corte as pontas, deixando uma margem de 1 cm de tecido. Recomendo fazer um zigue zague para dar acabamento nas margens e evitar que o tecido desfie com o uso e lavagens.
Chegou a hora do elástico. Vamos usar um elástico fino de 0,5 cm. Começando por uma das laterais, ajuste a sua máquina em ponto zigue zague. Comece dando alguns pontinhos e fazendo retrocesso para fixar a ponta do elástico ao tecido. Depois vá esticando bem o elástico e ao mesmo tempo fixando-o ao tecido conforme vai fazendo o zigue zague. Vá devagar para ter tempo de esticar o elástico enquanto costura. Enquanto fizer isso, mantenha o elástico bem rente à margem do tecido. O elástico vai franzir o tecido a medida que é fixado. Parece que vai dar errado mas dá certo! Terminada a costura, corte o elástico com a tesoura.
Repita a aplicação do elástico na lateral oposta do lençol.
Vamos fazer agora a bainha dupla e o acabamento. Mude o ponto da máquina para ponto reto. Para fazer o acabamento e esconder o elástico, dobre o tecido duas vezes sobre o elástico já pregado para formar a bainha dupla de 0,5 cm (caso use uma elástico mais grosso, aumente a grossura da bainha proporcionalmente). Nas partes do lencól sem elástico basta virar a bainha duas vezes mantendo os 0,5 cm e pespontar por cima, bem rente a dobra interna da bainha. Nas aéreas com o elástico você terá que esticar o tecido que está franzido com o elástico já pregado, a medida que costura a bainha. Mais uma vez, vá com calma. O franzido volta ao lugar assim que você solta o elástico.
Finalize fazendo a bainha dupla simples, sem elástico, até contornar toda a borda do lençol.
O resultado final é este, as laterais menores com elástico escondidinho e as maiores com a bainha dupla simples. Seu colchão já tem roupa feita por você :).
A mesma técnica pode ser usada para produzir capas com elástico para outros itensílios, como trocadores de bebê, por exemplo! Comprei um trocador liso que veio sem capa e em poucos minutos fiz esta capinha lavável usando a mesma técnica do lençol de elástico.
E você já se aventurou a costurar você mesma a roupa de cama para sua casa? Apesar da praticidade de se comprar lençóis prontos sempre vale a pena fazer algo especial com tecidos escolhidos por você e acrescentar o seu capricho no acabamento.
Estou feliz que você esteja gestando. É uma fase muito especial. Boas dicas. Ganhei uma máquina mais moderna e estou me aventurando. Vou procurar uma professora de costura aqui em Araçatuba…também quero fazer coisas pra bebês, para quando os netos chegarem :D
Que você tenha muita saúde e que teu bebê venha cheio de saúde também, nem preciso dizer que é para alegrar a vida de você e teu marido, porque sei que vai. AH que vontade de ver a carinha dele/a, bebês orientais são os mais fofos do mundo. Quem sabe minha filha tenha alguns que saiam ao pai. Bjo querida.
Lan
Oi Lan, super obrigada pelos votos! Estamos aqui na expectativa com a chegada do baby e eu fazendo algumas coisinhas a máquina para o enxoval :). Talvez no próximo bazar você já consiga conhecê-lo(a). Beijos!!!
Adorei muito boa explicação !!!
Parabéns pela espera do baby, imagino quanta coisa fofa e criativa vem por ai.
Inspirada pelo site de vcs, investi em uma máquina de costura com 60 pontos, computadorizada e tudo mais… rs. Não vejo a dela chegar e correr pra cá pra aprender cada vez mais. Quero conciliar minha profissão de professora com o artesanato da costura.
Aprendi com uma amiga transformar os lençois comuns em lençois com elástico, já fiz 3
Bjus
Menina, será que dá para colocar elástico nos lençóis de cama de casal nesse esquema? nos kits de roupa de cama eu nunca uso o lençol de vira e fiquei agora com vontade de tentar colocar elastico…
Oi Erika, acho que dá sim! O segredo é tirar as medidas certinhas e planejar antes de costurar, de acordo com a altura e tamanho do colchão. Se o seu lençol for grande acho que fica legal sim.
Dá sim, é só seguir o mesmo esquema, aumentando as proporções. Fiz em lençol Queen.
Owww um bebezinho!!! Parabéns! Eles são uma delícia, não existe amor maior! O meu tem quase 3 anos :o)
Realmente, encontrar enxoval sem ser azul ou rosa é tarefa impossível. Consegui encontrar alguma coisa na Zelo: fronhas e lencois em malha, verdes e branquinhos….
Oi Andrea,
Quando fiquei grávida, também saí a caça de enxoval que não fosse só rosa e azul….. como não encontrava nem preço razoável, nem nada fora dessas cores, minha madrinha costurou 4 conjuntos de lençol para berço. Cada conjunto tinha um lençol de cima, duas fronhas com detalhes diferentes e dois lençóis de baixo, tudo coordenando. Por que, acredite, lençol de baixo e fronha suja MUITO mais que o de cima!!!!
Oi Andrea! Parabéns pel bebê! Fiquei empolgada com este lençol! Acho que consigo! Só tive uma dúvida: qual o tamanho do elástico? Se for pequeno demais franze muito, se for grande não segura… Me ajuda? Beijão!
Usei um elástico de 0,5 cm de largura….Acho ideal, não é pequeno e nem grande. O segredo é costurar bem esticado! bis
Uma dica boa É NÃO USAR TRICOLINE quando for fazer roupa de cama e sim PERCAL, que é indicado para enxoval, pois a tricoline é um tecido, quando não duro, gelado ao contato com a pele. O ideal é percal 100% algodão, de preferência acima de 200 fios que é macio, refresca no calor e aquece no frio, sem contar que a sua metragem vai de 2.30 a 3.00 de largura e a tricoline tem apenas 1.40 a 1.50 de largura. Fiz capas de edredons com tricoline e outras em percal. Faça a experiência.
Ótimo PAP! Não sei nada de costura, mas adoro me aventurar com coisas práticas/úteis e lençol com elástico se enquadra nessa categoria.
Grata por mais uma aula.
Beijos, meninas!
Parabéns Andrea!
A gestação é um período muito especial, curta muito todas as fases.
Minha sugestão para a próxima costurice do seu enxoval é um “saco de dormir”
É uma peça muito útil, que mantém o bebê protegido e aquecido.
Minha filha ganhou um, mas como era pequeno, foi útil apenas nas primeiras semanas.
Pedi para minha mãe costurar um “bem maior”, a partir de um edredon infantil lindo do ursinho Pooh. (Ela costurou o saco de dormir e uma fronha), que minha filha usou até o primeiro ano.
Há vários modelos para escolher, com ou sem capuz.
Beijos e boa sorte
Oi neila, boa idea, já vi estes saquinhos, vou procurar um molde para fazer um :). bis
Andrea, parabéns pelo bebê! Quando nasce? É menino ou menina?
Obrigada pelo PAP do lençol com elástico, vou fazer alguns para o Lorenzo Miguel, também conhecido como Lolo ou babyzilla – ele está com 2 meses agora.
Ah, eu comecei a tricotar e a costurar por influencia de vocês, obrigada duplamente! Eu já fiz calças de pijamas para minhas filhas e uma saia pregueada para o desfile cívico da mais velha!
Abraços e desculpe a indiscrição das perguntas
Oi Andrea! Acabei de fazer um lençol de berço com a sua explicação. Usei um lençol de solteiro para teste. Agora já vou avisar as Amigas (avós) que pego encomenda. Obrigada,Deus te abençoe
Boa tarde,
Entrei no seu blog pois procurava profissionais para fazer lençóis com elástico.
Se a Maria Alice (acima) tiver interesse, pode me passar algum contato pf?
Obrigada e boa sorte com o blog.
Oi Thais, eu faço, se quiser soh encomendar
Muito Legal, você ensinar, mas tem muitas que não sabe a largura do ponto da maquina e qual
ponto. Se você puder passar agradeço.
Obrigada por compartilhar
Bom dia, estou precisando reparar vários lençois, cujos elásticos estão estragando, afrouxando, perdendo totalmente a elasticidade, bem como as costuas se desfazendo. Como os tecidos são de boa qualidade e seu estado está bastante bom, gostaria de saber se Vocês tem algum especialista que possam recomendar para esse serviço de reparo.
Fico no aguardo e muito obrigada, desde já!
Bom dia, qual a medida do lençol de virol do berço americano, estou fazendo alguns p minha sobrinha e estou c dúvidas, grata Anna.