Vim passar o dia dos pais com o meu em Santos e tive uma feliz surpresa em descobrir que a Gibiteca também abria aos domingos. O acervo deles é bem variado, mas eu fiz a festa com os quadrinhos dos anos 70 e 80, morrendo de nostalgia ao rever personagens que eu nem me lembrava mais… Em uma das estantes, redescobri os manuais Disney. E entre eles, esse de mágicas – o Magirama!
Quando vi essa carteira enfeitiçada, senti que meus neurônios antigos, aqueles que estavam dormindo e empoeirados, acordaram! Lembrei-me perfeitamente de ter lido isso em algum dos muitos gibis que eu devorava… E também tenho certeza de que tentei fazer. Digo tentei porque as ideias da revista nunca funcionavam em casa.
Relendo agora as instruções, eu entendo melhor porque isso acontecia. Se hoje ainda me confundo com direita e esquerda, imagina aos 7 anos de idade! Fiquei ansiosa só de ler… Mas não é impossível, dá para fazer. Pretendo retomar o projeto quando voltar para SP e tiver meus materiais.
Em tempo… Já vi essa carteira hoje em dia para vender, em feiras de artesanato ou bazares – mas ao invés de fitas eles usam tiras de elástico. E normalmente são de couro – fica bem legal como presente.
Reprodução do texto do manual sobre a carteira enfeitiçada
(Magirama, Manual de mágicas Disney – editora Abril)
Abra esta carteira e coloque uma foto. Feche e depois abra: o conteúdo aparece agora retiro por duas tiras transversais. Feche a carteira, abra de novo e… surpresa: a foto está agora retira por duas tiras diagonais. Você faz a carteira enfeitiçada assim: pegue dois retângulos de cartolina dura, de 15 cm por 10, um pouco de cola e duas alturas de fita. Agora, pratique como indicam nossas ilustrações, da esquerda à direita. As duas fitas saem da parte superior da cartolina da esquerda, passam debaixo desta cartolina (passagem indicada em pontilhado), tornam a sair sobre a cartolina da direita, contornando-a, entrecruzam-se no verso e terminam na parte inferior da cartolina da esquerda. Estique bem – mas não excessivamente – as tiras. Deixe 1 cm de espaço entre as duas cartolinas estendidas, antes de colar firmemente as extremidades das tiras em seus pontos de atar. O truque está feito… Só falta você surpreender seus amigos
PS: para quem quiser visitar a Gibiteca de Santos, aqui tem mais infos. E pra quem pirou com o livro, tem para vender em sebos – no Estante Virtual tem várias opções.
nossa…..revista em quadrinhos, que lindo…bjos
Que legal! Me lembrei do Manual do Escoteiro Mirim, era da Disney também. Vou resgatá-lo em alguma estante lá de casa! Bjs
Eu tive um foi muito bom rever ai que saudades…!
Que sorte!