Tive a oportunidade de conhecer um lugar muito legal em Bogotá, o Mini-Mal. O restaurante, que valoriza as receitas e ingredientes locais, fica em uma casa que um dia foi habitada como residência, e hoje virou uma ótima opção para almoço e jantar. Além de ter uma surpresa, um dos cômodos foi transformado em lojinha craft, um espaço para divulgar (e vender) as criações de jovens criadores colombianos. Tirei algumas fotos do local, vamos ao tour!
Primeiro, o restaurante. Cheguei com fome, mas não conseguia parar de prestar atenção nos detalhes da decoração. Eles aproveitaram a estrutura de salas da casa e espalharam as mesas pelos ambientes. As cadeiras são antiguinhas, misturadas mesmo. Lustres criativos, paredes enfeitadas com recortes em papel. Um prato cheio para quem, como eu, adora ficar olhando cada coisinha… Os cardápios eram de papel, no formato de toalha de bandeja de Mc Donalds – li tudo! No barzinho, onde também servem café (o famoso café colombiano, né?), eles exibiam a coleção de licores caseiros, feitos com frutas locais.
O lugar era acolhedor, estilo de decoração da casa da vó, me lembrou um pouco do Casa 92, em Pinheiros. Alguns dos lustres eram feitos com objetos de cozinha, como esse feito de leiteira. Enquanto esperava minha comida chegar, registrei um pouco mais do espaço. Aliás, tirar fotos hoje em dia pra mim serve até como bloco de anotações – ao invés de escrever o nome do suco, tirei foto do cardápio – esse é da fruta borojó com água. Já o milho preto era somente parte da decoração. O mapa em relevo da Colômbia ficava na área externa – reparem que o país tem acesso a dois mares, o Pacífico e o Atlântico, separados pela fronteira com o Panamá.
E agora, para fazer a digestão, uma visita a loja, ebaaa. Apesar de compacta, tinha muitas coisas, um coletivo de artistas. Dá para ver que a seleção era bem variada, de roupas à acessórios, passando por livros, pôsteres, essências e perfumes, objetos de decoração, enfeites. Confesso que não esperava encontrar um lugar tão criativo e colorido.
A loja fica aberta até o fim da noite, enquanto o restaurante estiver na ativa. Deu pra ver que tinha muita coisa experimental, adorei reparar nos displays que cada um fez para exibir seus produtos. Muitas peças eram únicas, ou então estavam disponíveis em poucas quantidades. Gostei de ver que eram coisas com personalidade e estilo, fiquei impressionada com a criatividade dos colombianos. Semana que vem eu volto para contar de outro lugar que conheci, o La Peluqueria.
Ah sim! Esqueci de dizer que a comida era ótima! De lamber os beiços, como a gente dizia.
Minimal, restaurante e loja
www.mini-mal.org
Endereço: Cr 4 A # 57 – 52 57
Telefone: +1+3475464
Bogotá, Colômbia
Cada detalhe que nos encanta….
Beijos meninas
Que delícia vcs garimpam muito e sempre acham coisas lindas, estive na Colombia esse ano mas fomos direto pra Cartagena, amei, mas, perdi essa loja restaurante em Bogotá…Bjos e nunca percam essa disposição…