24 dez 13
outras técnicas
Embalagem express para presentinhos de Natal
por Claudia

Cestinha de papel

Socorro! Logo mais os convidados vão chegar em casa e você ainda não terminou de embrulhar os presentes? Bolamos uma embalagem express para você acomodar suas lembrancinhas e pequenos presentes. Não dá para chamar de origami porque vai cola e você precisará de tesoura. Mas é super simples, fácil e rápido. Mãos à obra!

Você vai precisar de:

– cartolina
– tesoura
– cola
– lápis
– régua
– molde PDF impresso (ver no final)

Cestinha de papel

Cestinha de papel

Basicamente, você só precisa imprimir o molde e passar o desenho para uma cartolina. Use um lápis e faça marcas de leve para não aparecer. Veja direitinho quais são as linhas de corte e de dobra para não se confundir e inverter. Coloque dois pontos de cola em cada lado e grude as abas.

Cestinha de papel

Enquanto eu recortava uma cestinha nova, eu prendia a anterior com pregador de roupas para fixar a cola na posição certa. O legal desse molde é que é perfeito pra o aproveitamento do papel, deu pouquíssima sobra, só esses triângulos. Deu pra ver que fiz várias cestinhas, não gastei nem 10 minutos.

Cestinha de papel

Depois use sua criatividade para enfeitar e dar um charme. Abri minha caixa de fitas e saí inventando. Usei flores secas com a toalhinha de crochê. Para presentes pequenos como o brownie ou o creme hidratante, eu coloquei no fundo um papel crepom para encher. Para o kit de costura, fiz uma tarja de papel vegetal, e pois aí vai…

Cestinha de papel

Já montei o molde em PDF em vários tamanhos. Faça o download e corre lá. Falta pouco para o Papai Noel chegar!

20 dez 13
casa craftreciclagem
Pratinho de doces para festas
por Claudia

Pratinho de festa

Fiz este pratinho para a temporada de festas aqui em casa. Teve o meu aniversário, no dia 18, agora vem o do meu irmão e por aí vai. Eu brinco que é o famoso “já que…”. Já que eu comprei uma broca diamantada, fica difícil de se segurar e não sair furando tudo quanto é coisa! E esta era uma ideia que tinha em mente faz tempo, de montar o meu próprio pratinho para doces.

Pratinho de festa

Eu peguei um pratinho antigo, um pires na verdade. Ele tinha até uns pontinhos de ferrugem que tentei tirar a todo custo, mas tudo bem, os docinhos vão esconder.

O pino de madeira veio de uma loja na rua do Gasômetro, paguei menos de dois reais. Foi difícil de achar, não se fazem mais peças torneadas de madeira a um preço acessível. E olha que nesta rua as lojas são especializadas, só encontrei em um lugar.

Com a broca diamantada e uma furadeira, fiz o furo no pratinho. Fácil!

E depois encontrei um parafuso curto, para passar de trás para frente, da mesma forma que se fixam os puxadores de gavetas.

Pratinho de festa

Como usei um pires, consegui colocar de sete a oito brigadeiros pequenos. Mas também experimentei depois com biscoitinhos e ficou fofo – é bom para servir acompanhando o chá ou o café.

Pratinho de festa

Mas não fiquei muito feliz com a cor de madeira natural. Aproveitei um resto de tinta azul para pintar – achei que combinaria com a listrinha do prato.

Usei tinta esmalte que demora para secar e é super sensível a marca de dedos. Pendurei com o próprio parafuso no varal e deu certo!

Pratinho de festa

…e a fitinha de corações foi um presente da Andrea, ela comprou no Japão, na Daiso, quando a loja ainda nem existia por aqui!

A execução é bem simples mesmo, não tem segredo. Meu próximo desafio é fazer um de dois andares…

18 dez 13
casa craftoutros bla bla blasreciclagem
O que fazer com as luzinhas de Natal?
por Claudia

Luzinhas de Natal

Apesar de faltar ainda (ou já!) uma semana exata para o Natal, já estamos pensando no que fazer com as luzinhas pisca-pisca depois que a festa passar.

Luzinhas de Natal

As que tenho aqui são brancas e ainda vieram com um botão para variar o tipo de piscada. Decidi que vão direto para a mesinha de cabeceira da cama e serão meu novo abajur!

Luzinhas de Natal

Essa casinha branca na verdade era um esconde-caixa-de-lenço-de-papel. Achei por acaso em uma promoção do ponto vermelho da Tok Stok e paguei 2 reais! Mas a ideia de transformar em abajur veio quando vi a foto do catálogo de Natal da Flo di Pá, ela fez isso bem antes da gente :)

Olha que legal nosso super gif animado!

GIF animado com luzinhas de Natal

Se você tem as luzinhas, mas não tem uma casinha como esta não desanime. O que a gente sempre fala é para aproveitar a onda de inspiração e buscar uma solução criativa com o que você tem.

As luzinhas* caem bem em containers que tenham algum tipo de abertura por baixo, assim o fio vai até a tomada sem ficar aparente. Muita gente faz furo em garrafa de vidro, só precisa ter a ferramenta e os acessórios certos para fazer isso. Mas deixamos aqui também uma seleção de outras ideias, aproveitem! E deixamos os comentários abertos para mais ideias, sugestões e – principalmente – usos reais!

* as luzinhas precisam ser de luz fria, de LED. Não use aquelas de antigamente, as incandescentes pequenininhas, porque esquentam! Podem estourar o vidro, derreter o plástico, problema, incêndio, etc.

Com as lâmpadas funcionando
. cabeceira de cama em forma de casinha (Apartment Therapy)
. cabeceira de cama emoldurada (blog)
. atrás de uma tela de quadro com furinhos (foto)
. a famosa garrafa de vidro (pinterest)
. iluminando uma área externa, com garrafas plásticas recicladas (flickr)
. como enfeite, em vidros de geléia (foto)
. dentro de uma gaiola de madeira (etsy)
. lustre de arame retorcido (foto) (aqui é outro esquema, as luzes são mais fortes e vem da fiação elétrica, mas vale como referência)

Com as lâmpadas queimadas
. brinco pendente (Ecouterre)
. brinco colorido (etsy)

Ahhh… antes de ir, vale relembrar este tutorial que fizemos há dois Natais, em 2011, a Andrea usou folhas de origami transparente para embrulhar e dar um efeito especial em cada uma das lâmpadas.

Luzinhas de Natal

link para o tutorial