27 jan 14
outros bla bla blas
Gancho para fechar botão
por Claudia

Blancanieves

Saiu a resposta da pergunta-adivinha que soltamos na sexta-feira. Este centenário objeto de metal, com cerca de 10 cm de comprimento, é um gancho usado para fechar botões. Ebaaa, temos leitores afiadíssimos, muita gente acertou – tanto aqui nos comentários do blog como na fanpage do Facebook!

Na foto acima dá para ver que na época que estava na moda, haviam vários modelos e acabamentos, desde peças em prata até ganchos com cabo trabalhado em marfim.

Ele principalmente era usado para fechar botões de peças em couro, como botas e sapatos, ou peças de vestuário justas e em tecidos duros e rígidos, como espartilhos e até vestidos de noiva. Hoje em dia, por exemplo, seria perfeito para fechar o botão de uma calça jeans apertada!

Aqui vocês podem ver a peça em ação:


Este GIF animado foi feito por mim, em cima de trecho do filme Blancanieves (2012). Aliás, foi assim que conheci este acessório. O filme é a versão espanhola do conto dos sete anões na Espanha de 1910. Antonio Villalta, um famoso toureiro, é o pai da Branca de Neve. A história começa mostrando uma grande tourada em Sevilha e, na preparação para entrar na arena, os bastidores são mostrados em detalhes. O gancho para botões é usado pelo assistente que ajuda-o a se vestir com a típica roupa usada pelos toureiros.

Blancanieves

O filme é mudo e gravado em preto e branco. Sou daquela que não gosta de contar muita coisa para não tirar a surpresa. Mas esta cena não pude resistir (não se preocupem, não é spoiler) – a avó da menina costurando o vestido da primeira comunhão. Elas estão no pátio de uma casa espanhola, fresquinho, com plantas, fazendo a prova da roupa e os acertos na bainha da roupa nova.

Blancanieves

Como a menina não pára quieta, a avó espeta o dedo na agulha. Mereceu mais um GIF animado!

Quando aparecerem produtos de armarinho de usos pouco conhecidos, voltamos aqui com mais adivinhas!

24 jan 14
outros bla bla blas
Desafio: adivinhe o que é!
por Claudia

Adivinhe!

Esta ferramenta tem mais de 100 anos, mas em toda minha vida nunca tinha visto e nem sabia que existia algo assim. Foi assistindo a um filme de 2012, filmado em preto e branco, que tomei conhecimento. E o mais incrível é que esta ferramenta se usa com um item de armarinho que eu adoro…

E aí, querer brincar de adivinhar o que é?

Vocês têm o fim de semana para pesquisar, porque na segunda-feira a gente volta para contar e mostrar como funciona.

Mãos ao Google :)

22 jan 14
craft touroutros bla bla blas
Visita à Casa das Franjas
por Andrea

colar2_a

Por Ju Padilha, blogueira convidada.

Quem gosta de artesanato e do mundo handmande, adora pesquisar e descobrir materiais variados. Somos loucas por tecidos, fitas diversas, linhas, papéis, canetas, lápis e por aí vai. Enchemos nossos armários, prateleiras e gavetas com estes tesouros que a gente vai juntando e guardando, porque nunca sabe quando serão necessários!

Bom, eu sou exatamente assim e uma coisa que gosto muito de fazer é passear por armarinhos e lojas de ferramentas a procura de ‘tesouros’. Bater os olhos e se deixar encantar por um material, mesmo que na hora a gente não saiba o que fazer com ele. Como não podia deixar de ser, amo andar pela região da 25 de Março aqui em São Paulo.
No ano passado, estava na região à procura de garrafinhas de vidro para compor a decoração do aniversário de 1 aninho de meu filho. Encontrei um prédio que tinha muitas lojas de lembrancinhas, subi até o último andar e fui descendo, vasculhando cada uma das lojas. Foi aí que, meio sem querer, encontrei uma loja que fez meus olhos brilharem, a Casa das Franjas. 

Franjas8_a

A loja tem aquele ar de coisa antiga, aquele charme de uma época em que as coisas pareciam ter alma, um tempo próprio! Seu Ivan (acho que era esse o nome dele), o dono da Casa das Franjas foi funcionário por 40 anos de uma fábrica de franjas e, em 98, conseguiu comprar seu ponto na 25 de Março, dando continuidade ao negócio, que sofre uma séria concorrência chinesa, segundo ele! Dona Bernadete, simpatia pura, foi sua primeira funcionária e continua por lá, não só atendendo, mas também fazendo as franjas que vendem na loja! Sim, tudo feito de forma artesanal, franja por franja.

Franjas4_a

Achei a loja inusitada, aqueles ornamentos tão tradicionais e que em tempos modernos não são mais tão usados assim… ou são? Eu pelo menos não me lembro de conhecer casas com cortinas que usem as franjas, à não ser nas cortinas dos teatros! Sei que voltaram a moda em tamanho menor, para uso em brincos e colares.

Franjas3_a

Não sei exatamente o que me encantou mais na loja. Não sei se foram aquele mundo de franjas e pingentes penduradas, as cores incríveis dos fios com que elas são feitas, ou as estantes entulhadas. Sabe aquela vontade de sair mexendo em tudo?  Pois é.

Franjas9_a
Mas o que de fato me fez suspirar, foram as possibilidades de uso destes materiais, como usá-los em outros contextos. Me senti instigada e trouxe dois pacotinhos de pingentes tipo tassel, que viraram protótipos de colares para a minha marca! Eles estão super na moda e são tendência em 2014 , sabiam? E você faria o que, com estas franjas e tassels?

Se se interessou em visitar anota o endereço:

Casa Das Franjas
http://www.casadasfranjas.com.br
Rua Cavalheiro Basílio Jafet, 127, 3* andar, loja 33, São Paulo-SP

colar_ju

Acredito muito em estar atenta a encontrar materiais que chamem a atenção e gere vontade de experimentar… O experimentalismo é uma ótima forma de dar novos caminhos ao trabalho que se faz e nos dá a chance de inovar criativamente! E você, o que descobriu de novo nos últimos tempos?

Texto e fotos por Ju PadilhaFacebook do Atelie Ju Padilha / Blog Ju Padilha