Por Ju Padilha, blogueira convidada.
Quem gosta de artesanato e do mundo handmande, adora pesquisar e descobrir materiais variados. Somos loucas por tecidos, fitas diversas, linhas, papéis, canetas, lápis e por aí vai. Enchemos nossos armários, prateleiras e gavetas com estes tesouros que a gente vai juntando e guardando, porque nunca sabe quando serão necessários!
Bom, eu sou exatamente assim e uma coisa que gosto muito de fazer é passear por armarinhos e lojas de ferramentas a procura de ‘tesouros’. Bater os olhos e se deixar encantar por um material, mesmo que na hora a gente não saiba o que fazer com ele. Como não podia deixar de ser, amo andar pela região da 25 de Março aqui em São Paulo.
No ano passado, estava na região à procura de garrafinhas de vidro para compor a decoração do aniversário de 1 aninho de meu filho. Encontrei um prédio que tinha muitas lojas de lembrancinhas, subi até o último andar e fui descendo, vasculhando cada uma das lojas. Foi aí que, meio sem querer, encontrei uma loja que fez meus olhos brilharem, a Casa das Franjas.
A loja tem aquele ar de coisa antiga, aquele charme de uma época em que as coisas pareciam ter alma, um tempo próprio! Seu Ivan (acho que era esse o nome dele), o dono da Casa das Franjas foi funcionário por 40 anos de uma fábrica de franjas e, em 98, conseguiu comprar seu ponto na 25 de Março, dando continuidade ao negócio, que sofre uma séria concorrência chinesa, segundo ele! Dona Bernadete, simpatia pura, foi sua primeira funcionária e continua por lá, não só atendendo, mas também fazendo as franjas que vendem na loja! Sim, tudo feito de forma artesanal, franja por franja.
Achei a loja inusitada, aqueles ornamentos tão tradicionais e que em tempos modernos não são mais tão usados assim… ou são? Eu pelo menos não me lembro de conhecer casas com cortinas que usem as franjas, à não ser nas cortinas dos teatros! Sei que voltaram a moda em tamanho menor, para uso em brincos e colares.
Não sei exatamente o que me encantou mais na loja. Não sei se foram aquele mundo de franjas e pingentes penduradas, as cores incríveis dos fios com que elas são feitas, ou as estantes entulhadas. Sabe aquela vontade de sair mexendo em tudo? Pois é.
Mas o que de fato me fez suspirar, foram as possibilidades de uso destes materiais, como usá-los em outros contextos. Me senti instigada e trouxe dois pacotinhos de pingentes tipo tassel, que viraram protótipos de colares para a minha marca! Eles estão super na moda e são tendência em 2014 , sabiam? E você faria o que, com estas franjas e tassels?
Se se interessou em visitar anota o endereço:
Casa Das Franjas
http://www.casadasfranjas.com.br
Rua Cavalheiro Basílio Jafet, 127, 3* andar, loja 33, São Paulo-SP
Acredito muito em estar atenta a encontrar materiais que chamem a atenção e gere vontade de experimentar… O experimentalismo é uma ótima forma de dar novos caminhos ao trabalho que se faz e nos dá a chance de inovar criativamente! E você, o que descobriu de novo nos últimos tempos?
Texto e fotos por Ju Padilha / Facebook do Atelie Ju Padilha / Blog Ju Padilha
Minha nossa, que lugar divino! Hahahaha. Fiquei apaixonada só de imaginar eu fuçando em tudo. E tenho que admitir, fiquei curiosa em saber como é feita as franjas *go google*.
Amei o post.
Olá, a loja mudou de nome e de endereço:
Ivan Casa Das Franjas
Rua Cavalheiro Basílio Jafet, 66 – 1º Andar – Centro – São Paulo / SP.
( continuação da Ladeira Porto Geral).
Telefones: 11 3229-5515 / 11 3312-0280
Whatsapp 11 98442-5365
e-mail: ivandasfranjas@gmail.com
adorei o post!!! e sou vidrada em tassels, franjas e similares hehehh
obrigada pro compartilhar e já salvei o link da loja!
Adorei a dica. Na próxima ida à 25 de Março, vou dar uma passada lá para conhecer. Bacana a Ju Padilha e vocês, meninas do Superziper, compartilharem esse achado com a gente. Obrigada.
Gostaria de saber onde posso encontrar essas franjas no Rio de Janeiro.
Bjus
Nazareth
Enviamos para todo o Brasil.
Olá, a loja mudou de nome e de endereço:
Ivan Casa Das Franjas
Rua Cavalheiro Basílio Jafet, 66 – 1º Andar – Centro – São Paulo / SP.
( continuação da Ladeira Porto Geral).
Telefones: 11 3229-5515 / 11 3312-0280
Whatsapp 11 98442-5365
e-mail: ivandasfranjas@gmail.com
Que doçura de loja, adoro o fato das pessoas ainda manterem a tradição. Se formos ao IKEA não vemos franjas como estas mas os meus pais e avós ainda os têm em casa e eu utilizava umas amarelas torradas no meu quarto que encontrei num Flea Market. Espero que estas tradições se mantenham, a globalização parece que veio para ficar, para o bem e para o menos bem.
Ameeeei essa loja! Sou apaixonada por esses pingentes (tassels) que em português chama-se borla, se não me engano.
Obrigada pela dica ;)
Adorei essa loja!!!
Que vontade de ir pra 25!!
Que achado! Ontem mesmo fui à 25 em busca desses penduricalhos (nem sabia o nome) e achei pouca coisa.
Essa loja é linda, sensacional!
Obrigada pela dica!!!
Ameiiiii….sua dica. Estava procurando pingentes de seda diferentes e essa loja é perfeita. Parabéns!
Estou em SP gostaria de visita a loja de franja
Casa Das Franjas
Rua Cavalheiro Basílio Jafet, 127, 3* andar, loja 33
Fica perto da 25 de março, metrô São Bento
Adorei está loja, viajei com os modelos das franjas.
tem franja pra coloca em capa de almofada
Olá eu preciso, e gostaria muito de compra algumas cores de franjas. Moro no Rio de Janeiro, e não encontro franja aqui, em lugar nenhum, gostaria de saber de a loja manda por correio, ou se vocês têm loja no RJ????
Vendo Tassel , enviamos para todo Brasil. Entre em contato.
Pode mostrar os modelos e preços sou do Rio de janeiro
Ola Boa Noite .Trabalho no Ramo de pingentes e abraçadeiras a 15 anos e estou divulgando alguns de meus trabalhos e gostaria de saber se tem interesse em estar visualizando o meu mostruario.Meu email lisa_oliveira30@yahoo.com.br
Gostaria de visualizar seus produtos tipo franjas e pingentes grandes
Por favor, onde encontro os terminais do colar da foto?
Adorei o post. Gostaria de ter uma Casa das Franjas em minha cidade. Certamente faria uma visita com uma garrafa de café na mão só para não perder meu tempo em olhar tudo com muita calma, sem pressa de nada. Amei as fotos. Belíssimas. Parabéns.
Gostaria de saber como encontrar para comprar esssas cordas mais grossa dourada
Obrigada