Descobri um jeito super prático de fazer envelopes em casa, sem usar tesoura ou cola! É tão fácil que chega a ser constrangedor. Mas é ótimo conhecer porque é uma mão na roda.
Eu gosto de comprar coisas pequenas para dar fora de hora, tipo um chocolate, uma caixa de chá, alguma coisinha que eu tenha feito. Muitas vezes nem embrulho, mas um cartãozinho vai bem e dá uma valorizada na lembrança. Estou usando bastante, por isso quis mostrar para vocês.
A ideia veio deste convite de casamento que recebi. É grandão, mas nada impede de adaptar o modelo para outros usos. Foi o que fiz!
Você precisará de um quadrado de papel – eu usei papel de origami de 15 cm.
Desenhei o modelo no computador, mas nem precisa deixar para download porque é simples. Olhando o desenho dá para entender. O retângulo que será seu envelope está posicionado no quadrado de forma inclinada. Você só precisará fazer quatro dobras (linhas pontilhadas).
Eu dobrei primeiro os lados opostos. As linhas precisam ficar paralelas. Usei uma régua para marcar melhor as dobras. As dobras maiores (horizontal) farão o “fecho” do envelope, então elas precisam ficar sobrepostas.
Para o cartãozinho de dentro, vale o que você tiver em casa. Usei uma ficha catalográfica rosa, que combinou com os detalhes do papel. Depois de tudo dobrado, passei a régua de novo para assentar tudo no lugar. Repassando: as laterais opostas precisam ser paralelas perfeitas – e as que se cruzam precisam formar um ângulo de 90 graus. Ou seja, as dobras formam um retângulo no meio do papel, que é o lugar onde você vai guardar o cartãozinho.
Para fechar, usei um adesivo de coração. Nesta foto dá para ver a diferença do antes e do depois. De um quadrado de papel para um envelopinho.
Sobre as medidas, de um quadrado de 15 cm, fiquei com um envelope de 10,5 por 8 cm. Recortei o cartãozinho um pouco menor, com 10 por 7,5 cm.
Tirei o pó da máquina de escrever e fiz um bilhete!
Aproveitei que estava com a mão na massa e fiz de várias cores. Assim já tenho um pequeno estoque para os próximos presentes!
Adorei a ideia! Obrigada!
eu (Bia) e minha amiga de trabalho (Silvanna) paramos tudo que fazíamos para tentar fazer igual , infelizmente não ficou idêntico ao seu , mas fez o mesmo efeito. Adoramos !!!
Amei! Excelente ideia!!!
ideia maravilhosa,adorei
Adorei !!!!
Adorei as dicas do blog. Parabéns !!!! Grande abraço !!!!
Idéia dada …idéia utilizada…Valeu!!!!
ola boa noite, alguem sabe aonde posso comprar diferentes tecidos plastificados… Moro en Goiania, obrigada
Oi Mariana, infelizmente não sei indicar locais em Goiânia, apenas em São Paulo.
Que lindo, amei. Adorei o blog! :)
Nossa.. Ameeei o envelope.. Pra um convite de 10 x 15cm qual o tamanho do quadrado?
Olá. Você poderia passar todas as medidas?
Obrigada.
Oi Amanda, usei um quadrado de 15 cm. Dentro dele, risquei as linhas conforme o esquema (ver ilustração no post). Tenta com jornal ou papel de rascunho primeiro :) Experimenta, é bem fácil!
As linhas que eu risquei ficam desproporcionais rsrsrs…
mnnj
Muito bom e não é tão difícil, mas se tivesse as medidas ficaria mais fácil.
Tentando fazer. Rsrs…
Não gostei não consegui fazer falta detalhes.
Faço sempre envelopes de origami, mas ainda não tinha este modelo!! Obrigada!
desculpe , mas eh tao simples que eu nao entendi , as dobras ….
Não gostei :|
Gostei muito! Faço cartões com algumas amigas para arrecadarmos fundos para uma instituição. Vamos aproveitar a idéia para os envelopes, obrigada!