Ah… a Rua 25 de Março, ou apenas 25, para os íntimos! Não há outra igual no mundos virou um endereço amado/odiado pela grande maioria dos das pessoas. Amado porque tem muita coisa boa e barata, principalmente para quem procura materiais artesanais e este é o foco do nosso guia. Odiada porque é sempre super hiper cheia e percorrê-la pode ser uma aventura para os mais desavisados ou quem não curte a multidões.
Então atendendo a pedidos, principalmente de quem não mora em São Paulo, preparamos uma série de posts especiais para você tirar o melhor proveito da sua visita ao Centro mais agitado do país. Esta é a parte 1, vamos bater perna na 25?
Como chegar: A melhor maneira de chegar a 25 é de metrô. Desça na estação São Bento – Linha Azul, procure a saída da Ladeira Porto Geral. Outra opção seria ir de carro, se precisar comprar coisas pesadas e deixar em algums dos estacionamentos da região.
Melhor horário: Se você não gosta de multidões chegue cedo. Algumas lojas abrem cedo, a partir das 7h e 8h da manhã. Nem todas as lojas abrem no sábado e poucas abrem no domingo. Procure evitar ir na 25 nas semanas que antecedem o Carnaval, Natal, e cia. Vá com antecedência.
O que vestir e o que levar: Vá com roupas e sapatos confortáveis. Tome cuidado com as bolsas e carteiras. Sem criar pânico, é sempre bom não bobear em áreas muito cheias onde quer que seja. Se for comprar muita coisa leve uma sacola ou um carrinhos com rodinhas (ou compre um por lá mesmo) para ajudar no transporte.
cedo.Esta é a Vista Vista da Ladeira Porto Geral logo na saída do metrô.
A região da 25 é, na verdade, formada por várias ruas, além da 25 de Março. Fazem parte do circuito a Ladeira Porto Geral, a Abdo Schain e a Cavelheiro Basilia Jafet, além da 25 de Março propriamente dita. Tem outras ruas p’roximas mas estas três são as principais e as que concentram a maioria das lojas de materiais para crafts.
Uma das características da região são estes prédios antigos, com galerias e várias lojinhas em cada um dos andares. Quando tiver tempo vale a pena entrar e descobrir novidades. Mas normalmente o que acontece é que as pessoas já vão para a 25 com a visita a uma grande loja em mente para otimizar tempo.
Este prédio na Ladeira Porto Geral é o meu favorito para peças de bijoux. Em cada andar você descobre muitas lojinhas que vendem peças para montagens e também tem bijous prontas. Nossa dica é subir no elevador vintage até o ultimo andar e ir descendo para passar por todas as lojas.
Algumas lojas que vendem peças só por atacado mas a maioria também faz vendas no varejo a um preço diferente. Estas correntes são da Pink Bijoux, uma das lojas do prédio, que tem uma excelente variedade de peças para montagem.
Pink Bijoux
Ladeira Porto Geral, 106 – Centro, São Paulo
Tel: (11) 3227-4105
Além de bijuterias, a Ladeira Porto Geral também é famosa pelas lojas de adereços e fantasias. Se precisa produzir uma roupa de Carnaval com pouco orçamento ou até uma festa, com certeza vai achar coisas interessantes por estes lojas. Muitos boás, chapéus, máscaras, perucas e enfeites plásticos. Muito gliter, cores, plumas e purpurina.
Brilhos
Ladeira Porto Geral, 121 Sé – São Paulo/SP
Tels.: (11) 3229-2261 / 3311-9482 / 3227-3870
Apesar do comércio popular ser o forte da 25, a região também tem suas lojas de tecidos finos. Muita gente vai lá para comprar tecidos para fazer vestido de festa, para noivas ou madrinhas. Estas duas lojas de tecidos finos ficam em prédios meio escondidos por isso podem passar desapercebidas. Procure as plaquinhas e sinalização nas portas para não ter erro!
GJ Tecidos
Ladeira Porto Geral, N° 73 – 1°, 2° E 3° andar (3° andar exclusivo para noivas) São Paulo/SP
Tel: (11) -3325-0000
Lotex
Rua Varnhagen, 26 – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3326-0900
Uma das lojinhas que mais frequento na região é a Aviamentos Metrópole, que fica no térreo de uma Galeria na R Abdo Schain (paralela à 25). Apesar do espaço apertado, têm uma boa variedade de matérias de costura, inclusive materiais específicos para patchwork e quilt. Mas não tem tecidos de algodão mas vendem apenas feltros, mantas para quilt, zíperes, botões, linhas e materiais de costura variados…
Aviamentos Metrópole
Rua Comendador Abdo Schahin, 62 Centro – São Paulo – SP
Tel: (11) 3313-1410
No fundo da mesma Galeria dos Aviamentos Metrópole fica esta loja especializada em botões. Pensou em um botão específico? Com certeza eles terão por lá. Só não espere achar botões antigos como em armarinhos de bairro, aqui o forte são botões importados. Também trabalham com fivelas, materiais para sutiã, bastidores de bordado e outras miudezas.
Vandir Botões
Rua Com. Abdo Schahim, 62 Lj.07 – Centro – São Paulo – SP
Tel: (011) 3229-6190
Esta outra filial mais ‘chique’ da Aviamentos Metrópole, fica fora da galeria, na própria Abdo Schain. É especializada em tecidos e materiais para patchwork. Tem tecidinhos de algodão importados e é uma opção que abre aos sábados.
Metropole Tecidos
Rua Comendador Abdo Schahin, 52 Centro – São Paulo – SP
Tel: 11 3313-1410 / 11 3228-1503
Na Rua 25 de Março, quase na esquina com a ladeira Porto Geral existe uma galeria que vale a visita, a Galeria Comercial.
Esta é a visão da entrada. No térreo você irá encontrar lojas especializadas em tecido para fantasias (não vendem os aderereços prontos, estas você encontra na Ledeira Porto Geral) e uma loja de materiais para bonecos.
Subindo de elevador você encontrará mais um montão de lojas de materiais de artesanato, desde embalagens para lembrancinhas, artigos religiosos e peças para bijuterias até materiais para a confecção de perucas.
Estas duas lojas no térreo da Galeria são especializadas tecidos para fantasias. Muitos tules, brocados, cetins, organzas, feltros estampados e lisos, paetês, brilhos, estampadões e plastificados e cia.
Casa do Tule
Rua 25 de março, nº 641 – São Paulo/SP
Não achei o telefone :(
A Gaivota
R. Vinte e Cinco de Março, 641, sl 5/7 – São Paulo/SP
Fones: (11)3228-4375
Esta loja, no fundo da galeria, é a Puppets, especializada em material para confecção de bonecos e artesanato em geral.
É bem curinga, têm isopores, olhos de vários tamanhos, tecidos para fantasias, miniaturas para apliques, cabeças, fibra para enchimento, mini vazinhos, tintas, material para biscuit e muito mais.
No fundão da Puppets você encontra ainda esta área de tecidos bem voltado para roupa de bonecos e fantasias. Tecidos sintéticos, bobyleen, tules…Nada muito caro e com cores bem legais.
Puppets
Rua 25 Março, 641 lj 10- São Paulo/SP
Tel: (11) 3311-9306
A bateção de perna deu com fome? Faça uma paradinha rápida. Um lugar clássico e em conta para se comer são os salgados árabes do Raful.
Se estiver com energia para andar um pouco mais dá para ir andando até o Mercadão Municipal.
Raful
R Comendados Abdo Schain, 118 – São Paulo/SP
Tel: 11 3229-8406
Esta primeira parte do Guia 25 de Março Craft fica por aqui. Aguardem a segunda parte com mais achados para fazer a sua visita render.
Adoro todas as materias de vcs, estao de parabens,conheco algumas lojas da 25 que vcs falaram .
Meninas que tudo essa matéria, muito legal. Moro em Brasília e um dia pretendo ir conhecer a 25. Vou guardar com carinho as dicas de vcs. Valeu mesmo! Bj grande.
Oi meninas!
Show de post! Super útil e de grande valia pra gente que, como eu, às vezes se aventura na 25. Mas acabo perdendo muito tempo por não saber onde ir e onde comprar o quê!
Vou acompanhar a série e imprimir tudinho pra levar na minha próxima ida à 25!
Beijo e obrigada!
meninas vocês são uma graça! !! amei as dicas. como está próximo do carnaval, vou deixar pra ir lá na primeira semana de março . . . assim vocês postam mais dicas e eu aproveito todas.
bju grande e obrigada
Adorei o post.Me senti na 25 de Março agora vendo todas essas lojas maravilhosas.Obrigada pelas dicas.
Bjs.
Olá, alguém sabe me dizer em qual loja encontro ovos de galinha de plástico?
Adorei os posts explorando a 25!
Beijos.
Que post maravilhoso! É muito bom ter alguma direção quando se vai pra lá ou a gente acaba ficando tonta com tanta coisa e tanta gente. Não sei se é o sangue libanês, mas eu amo ir lá!
Sou do RJ e ano passado estive na 25. Minha cunhada me levou a uma loja de botões que achei um charme!! Este ano voltei sozinha e não encontrei a loja. Agora vcs informam o endereço dela aqui. Adorei!!
adorei. vou 1 vez por ano á São Paulo , e isto vai me ajudar bastante. bjs
adorei. vou 1 vez por ano á São Paulo , e isto vai me ajudar bastante. bjs
Amei as dicas, vocês estão de parabéns. não sou de São Paulo, estive na 25 uma vez e realmente a gente fica perdida com tantas lojas e pessoas. Gostaria de possível indicação de lojas ou site que vendam – no atacado bonecas bem elaborada de pano e vestidos para bonecas . Isso iria me ajudar muito. Fico agradecida.
Sou do Rio e adooooorei as dicas
Adorei o post.
Muito obrigada!
É uma pena que lojas tradicionais estejam saindo do local:
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,comerciantes-tradicionais-perdem-espaco-e-25-de-marco-vira-chinatown,915144,0.htm
Eu gostava muito do Palácio das Bonecas, pois é uma loja “completa”, com itens para diversos tipos de artesanato. Uma pena termos perdido esta opção na região.
Oi Eva, realmente isso é uma realidade. Não só na 25 mas aconteceu também no Bom Retiro. A 25 de Março em sí está repleta de mini shoppings de importados. As lojas de bijoux da Ladeira já são todas de revenda. Eu procurei o Armarinho Ambar e não encontrei na última visita, acho que fechou ou mudou de endereço (tomara). Enquanto isso as lojas de tecido sobrevivem…. bj
Nhóóimmmm!! Tão lindo esse post!!
Meus tios tinham armarinho na 25 de Março quando eu era criança (família de libaneses) e eu cresci brincando nessas ruas em um tempo em que elas com certeza não eram tão loucas!
Minha mãe trabalhou em uma loja de tules na Galeria Comercial antes de casar e até hoje é lá que ela compra de quase tudo, inclusive o bacalhau do meu pai no mercadão.
Tenho um carinho absurdo pela região toda e é com tristeza que estive por lá na semana passada e a vi tão abandonada. :(
Oi Simone, ah que sorte a sua! Eu me lembro de ir a 25 quando criança com a minha mãe comprar tecidos, era um programaço pra mim :) . Hoje está feia mesmo a coisa por lá, sujo demais, muitos camelos e quase sem espaço para circulação nas calçadas. Tomara que isso mude. bis
estou procurando curso ou quem puder oferecer informações de como confeccionar as bonequinhas vietnamitas …agradeço pela ajuda …bjos
Parabéns pelo belo trabalho,estava procurando meios de como chegar na 25 e me deparei
com esse trabalho de qualidade a serviço da sociedade;sou do Rj e acredito que não terei
tantos problemas para chegar nesse endereço show de bola que é a 25 de março!!
estou no aquecimento pra ir à 25 e ladeira porto geral, adorei as dicas, dessa vez visitarei novas lojas. tks!
Boa tarde, vou fazer um trabalho artesanal de topiaria e preciso de alfinetes de cabeça perolada, mas somente na cor pérola. Vou pra 25 de março, vocês sabem onde posso encontrar em grandes quantidades?
Eu tentaria o armarinho Metrópole, na Rua Comendador Abdo Schahin. Não sei se eles vendem pacotes de uma cor só. Tenta ligar antes, assim não perde a viagem.
Muito bom…. adorei as dicas, ajudou muito S2
ESTOU LOUCA PARA CONHECER E COMPRAR MUITOS TECIDOS PARA FASER MINHAS BONECAS SE FOR TUDO ISSO QUE ESTOU VENDO AQUI VCS ESTÃO DE PARABÉNS OBRIGADA
Muito obrigada pelo post! Bastante informativo, principalmente com as fotos que ajudam a gente a se localizar, pq vai encontrar número de prédio naquela muvuca rs…
Bjs
Olá,
Existe alguma loja na 25 onde é possível encontrar uma variedade maior de purpurinas e glitter? Holográficas, furta cor, com formatos diferentes (estrelas, etc)? Sempre encontro apenas as básicas.
Gostaria de saber em quais lojas na 25 de Março consigo achar forminhas de tecido para bombons.