Pão com manteiga na chapa no café da manhã sempre foi um clássico das padarias de São Paulo. Faz uns anos, as padarias acrescentaram a opção com requeijão. Mas nos últimos meses surgiu uma coisa nova, o pão com requeijão chapado. A diferença é que no simples o requeijão é colocado depois que o pão sai da chapa. E no chapado o requeijão vai direto na chapa. Resultado: uma casquinha queimada e por baixo o requeijão quente!
Eu descobri por acaso, quando pedi um pão normal na chapa e veio “isso”. Ia devolver, mas resolvi experimentar… e gamei! Já provei em algumas padarias e o resultado sempre é bom.
Conversei com o chapeiro da padaria mais perto daqui e ele comentou que vem fazendo há uns dois ou três meses. O pessoal estava pedindo. Ele não conhecia, fez uns testes e começou a servir, incluindo no cardápio. Mas deu uma reclamada que nesse preparo gasta muito mais requeijão.
O nome – pão com requeijão chapado – ainda não é consenso. Se não entendem quando eu peço um na padoca, explico que é “aquele de ponta cabeça, que fica com uma casquinha”.
Daí que minha amiga Renata Ueda, da Tupã, resolveu fazer em casa e descobriu que dá certo, sim! Vamos às dicas.
A principal é que uma chapa comum não funciona, mesmo muito quente. Só deu certo quando ela usou uma frigideira com uma boa proteção antiaderente.
Outra coisa é caprichar no requeijão. E dar uma alisada pra ficar uma camada grossa mas uniforme.
Deixe a frigideira bem quente antes de colocar o pão francês virado pra baixo. Pode fazer mais de um ao mesmo tempo se couber na sua frigideira. E fique de olho nas borbulhas – elas vão começar a escurecer. Com uma espátula, acompanhe se a casca está se soltando – ela precisa queimar e formar uma película para você tirar o pão sem que ela se desmanche. Melhor deixar mais tempo do que menos. Se sair amolecido, volte para a frigideira e deixe queimar mais.
Quando estiver do seu gosto, é só tirar, servir e comer quentinho. Vale dizer que o requeijão do meio fica bem quente e queima a língua, hehe.
Ah… a gente fez só com requeijão. Mas é possível colocar manteiga antes pro miolo ficar mais úmido. Vai de cada um. Agora que está friozinho, dá mais vontade de comer esse pão. Experimente!
Hummmm,parece muito delicioso!Vou fazer,com certeza! Valeu a dica!
Bjos
http://www.miinteressa.com
Claudinha, amei o preparo e o “tome cuidado porque queima a língua”, ah,ah,ah….
E o friozinho já começa amanhã cedo…. e o requeijão + pão francês já estão na listinha do supermercado!
Beijokas!!
Gostei de saber , adoro novidades engordativas rs obrigada por compartilhar !!!
Eu fiz!! Com um pão caseiro, mas que trem gostoso!! Ainda bem que era a ultima fatia de pão rsr
ahaaa!Então tá,vou nessa,já gostei!!Brigada pela dica.