Por Tê Pires, blogueira convidada
Casar ainda é um sonho de muita gente… Com a gente foi meio diferente, e rápido! Nos conhecemos “velhos” e certos do que sentíamos. Morávamos junto há um ano quando decidimos casar no papel e usar alianças! Casamos em cartório, numa tarde de uma segunda-feira de abril aqui na nossa cidade, Brasília. E para que a decisão não passasse em branco, comemoramos logo depois, à noite. Foi um casamento para apenas 40 convidados, os queridos que mais conviviam com a gente, afinal, “a felicidade só é verdadeira se for compartilhada”.
Já tínhamos pés (e mãos) no mundo craft. Eu, designer, artesã, encadernadora, bordadeira e costureira amo criar fofuras com minhas mãos. Ele, analista de sistemas, mas amante das artes. Nada mais natural do que criar nós mesmos a nossa festa de casamento! :) E assim foi!
Bem-vindos
Como palco para a celebração escolhemos um restaurante de Brasília super charmoso e que gostamos muito de ir, o Cantucci. Nosso casamento seria um “Mini-Weddings” – só depois descobrimos que o formato pequeno e inimista tinha este nome! Reservaram um espaço pra gente, mesas, iluminação. Para deixar a festa descontraída fizemos uma espécie de cartinha de boas-vindas, agradecendo a presença e explicando as opções de bebidas e comidas.
Muitos pompons
Tudo começou com a paleta de cores. Como estávamos muito felizes e iluminados com o momento, optamos por tons de amarelo! Fizemos tudo com amarelo, branco e bege. Como materiais usamos papel, fita de cetim, pom-pom e botão. Neste ponto as coisas ainda não tinham forma, mas tinham muita imaginação.
Compramos novelos de lã nos tons escolhidos e começamos a fazer pompons de vários tamanhos, ainda muito sem saber como usar. Para facilitar comprei uma ferramenta que ajuda a fazer, o “Faz Pompom” da We Care About. E comecei a fazer sozinha.Fui aí que o Jorge descobriu que usava a ferramenta de forma errada! Foi a “descoberta” e a partir deste dia ele virou o expert em pompons!
Buquê de botões
Mas eu tinha que ter um buquê de botões. Fui fazendo na intuição, sem muito método, porque não achei nenhum passo-a-passo muito bom. Fiz assim: usei arame de artesanato mesmo, maleável para unir os botões como queria, aleatoriamente, e fiz cada “flor de botão” individual. Depois de vários prontos fui unindo flor por flor pelos arames. Não consegui deixar os botões alinhados, não ficou um buquê perfeitinho, mas amei o resultado! Para o acabamento da parte que segura, usei fita de cetim. O mais legal, ao meu ver, é a variedade dos botões quando estão todos juntos no buquê. Tem botão de tudo quanto é tipo e tamanho. Amo isso! Mas deixo um aviso: fazer um buquê de botão É CARO! Botões são bem carinhos. É um projeto que exige paciência e tempo.
Lapela do Noivo
Ainda falando em botões, para meu noivo combinar comigo, nossa madrinha fez uma flor de lapela, com botões nos mesmos tons do buquê. E ficou super charmoso no blaser que escolhemos para ele usar no dia do casamento!
O móbile
Para a decoração, juntei em móbiles muitos pompons e móbiles de coração. Os corações foram cortados com furadores de scrapbooking . Também penduramos fitas de cetim criando uma parede de móbiles que ficaria atrás da mesa de bolo. Os dois maiores desafios desse móbile que inventamos: 1) transportá-lo de casa para o restaurante: tivemos que enrolar um por um de forma que não se enroscassem e embalá-los individualmente; 2) Montar em uma área externa, onde venta, de forma que não se enroscassem. Tivemos que montar na hora, um por um, e em baixo amarrar um fio de nylon até o chão para evitar que se mexessem muito. Mas ufa! Deu tudo certo e ficou lindooo de viver!
A lustração alí a direita na mesa foi feita pela ilustradora Luda Lima. Ela ilustra lindamente com aquarela. O Jorge encomendou com ela uma ilustração nossa nossa e me deu de presente quatro dias antes no meu aniversário. Chorei de emoção! Fizemos uma “cópia” da original e levamos para estar lá no dia com a gente também. Era um item muito especial!
A mesa
A mesa toda foi arrumada pela nossa amiga Ludmila que faz doces maravilhosos que “adoçaram” nossa festa! Tinha brigadeiro de paçoca, delícia de banana, Romeu e Julieta, tortinha de limão e o maravilhoso bolo de cenoura com cobertura de chocolate! Simples e maravilhoso! O naked cake mais gostoso e lindo que já comemos em nossa vida!
E repararam, né? Tudo conceitual, até o bolo tinha que ser amarelo!
Enfeite para o bolo
Para o bolo ficar ainda mais charmoso fizemos bandeirinhas de papel mesmo com os dizeres “Tê e Jorge” “Amo tu”. Fiz a arte das bandeirinhas no Corel, imprimi, recortei e colei na linha e depois arrumei nos palitos com o pom-pom colado nas pontas. Só no dia saberia como iria ficar e mais uma vez, deu super certo!
Enfeites de mesa
Para os enfeites usamos uns potes de vidro comum mesmo, desses de loja de 1,99. Mas deixamos ele lindos com papéis rendados, corações e uma linha encerada enrolando o potinho e dando um laço. A ideia era ser os potes das “flores” de pompons no centro das mesas. Catamos gravetos secos naturais em uma visita a Pirenópolis – GO, uma cidadezinha que amamos ir e pronto! Aí foi só colar os pom-pons nos gravetos e selecioná-los para cada pote! Para segurar os gravetos nos potes usamos bastante sal grosso – diquinha boa, bonita e barata e que ainda tira mal olhado! Alguns convidados levaram os enfeites para casa e lá estão emanando amor até hoje.
Alianças
Nossas alianças foram também feitas à mão, pela pela designer de joias Flávia Fagundes. Contamos a ela nossa história, como nos conhecemos, nossos sentimentos e certezas – ou não – e ela criou uma aliança inspirada por nosso primeiro passeio juntos foi de bicicleta. Ela desenhou a aliança com o conceito das duas rodas que se encontraram. Lindas! E para elas ficarem bem guardadinhas até a hora do “SIM”, usamos um porta alianças de tecido em formato de coração.
Minha mãe fez esses corações de tecido para serem jogados para as convidadas. Afinal, ninguém imaginou que eu iria jogar o buquê de botões, né? Além de ser pesado, eu não teria como me desapegar dele. Foi então que tive a ideia de fazer vários corações fofos e pedi para mamãe costurá-los! Claro que ela incrementou a ideia e colocou ainda essas alianças em cada coração. Assim, todas convidadas puderam ganhar um coração. Afinal, amor é de graça e quanto mais melhor.
Lembrancinhas
E você acha que acabou? Não!!! A última coisa que fizemos foram as lembrancinhas! Queríamos algo útil e que tivesse a ver com a gente então decidimos fazer um calendário de um ano. Eu fiz a diagramação e juntos, escolhemos as frases que acompanhariam cada mês, para trazer boas energias e amor. E, sugestões de algo diferente para fazer, como por exemplo: neste mês, faça um picnic no parque; ou neste mês leia um livro infantil; ou ainda, não podia faltar; neste mês ande todos os dias de bicicleta.
Uma coisa eu garanto a vocês: uma celebração feita pelos noivos, amigos e familiares, tem é muito mais gostoso e pessoal. O casamento fica rico, cheio de detalhes e principalmente, tudo com a carinha de quem fez. Claro que em festas grandes fica bem mais complicado, mas se sua festa for um “mini-wedding” como o nosso, super incentivo você a fazer pelo menos alguns detalhes que fazem toda a diferença!
Deixo aqui o meu muito obrigada a toda a equipe do Cantucci, que foi maravilhosa! Aos amigos que ajudaram, a mamãe e a cunhada/madrinha/fotógrafa/cordelista mais linda, Mari! A amiga Lud em especial, pelos doces e bolo maravilhoso.
Ao meu amor, que me inspira e que faz com que juntos, sejamos cada um, melhor! Amo tu, Jorge!
Texto: Tê Pires
Fotos: Mariana Leal Fotografia
Restaurante, comidas e bebidas: Cantucci
Doces artesanais: Senhor Doce!
Peças da mesa alugadas: Mabbela
Designer de Joias: alianças: Flávia Fagundes
Ilustração: Luda Lima
Prá uma festa lindinha dessas, só mesmo muito amor, criatividade e bom gosto nos bastidores. Amei! Longa vida ao casal!
Encantada com tudo o que vi e li! Ai que vontade de casar de novo!!
Parabéns pela linda história, pela dedicação e envolvimento de pessoas queridas na realização de um sonho… Toda a felicidade do mundo ao casal craft e obrigada às meninas do SuperZiper por sempre compartilhar coisas tão maravilhosas!! Beijinhos!!
Parabéns !!! Tudo ficou lindo !!!
Muitas felicidades aos noivos.
bjs,
Bete.
Lindo de viver!!!!
Um dia, se eu casar, será algo assim!!!!
Adoro ver felicidade+craft!!!
Sejam felizes!!!
Esplêndido!
Sei muito bem o prazer de fazer com as próprias mãos. Fiz no meu casamento e no da minha primeira filha a casar-se. Além de ser um privilégio. Parabéns pelo post, meninas – Claudia e Andrea – e aos noivos pela linda festa/decoração. Que seja infinito o amor de vocês, cheio de cumplicidade, alegria, saúde e paz.
Lan
Meninas, adorei esse post. Parabéns à Tê Pires, pelo casamento e pelo jeito de nos mostrar cada detalhe da cerimônia, até parecia que eu estava lá. Adorei! Agora tem uma coisinha aqui me matando a curiosidade, eu fiquei muito afim de saber sobre o ¨lindo e delicioso¨ bolo de cenoura. O que tinha no meio? Era um recheio ou um bolo de chocolate? Será que vc pode me informar? Deu uma vontade louuuuuuuuca de saboreá-lo….. Beijos e parabéns a todas,Andréa Horta – Caçapava/SP
Oi, Andrea. Eu que fiz o bolo do casamento. O recheio é de brigadeiro – e beeem caprichado, do jeito que os noivos (e todo mundo!) gostam!
Lindo… eu achei perfeito! Felicidades ao casal! Beios!
ADOREI! Sigo este blog com muita atenção apesar de nunca ter comentado, mas este post é delicioso. Já não vou a tempo de fazer um casamento craft, mas a minha filha faz a primeira comunhão no próximo ano e as lembrancinhas já estão a ser preparadas e agora fiquei ainda com mais ideias para usar. Adorei a criatividade e o resultado final deixa transparecer todo o amor com que foram executados todos os trabalhos. Muitas felicidades aos noivos e continuem
Sinceramente, acho mais lindo do que aqueles todos requintados, cheios de coisas caras e bolos que mais parecem caixas de presente empilhadas.
Dá pra ver, tá na cara que foi feito com amor. Feito à mão.
Se fez o momento com as próprias mãos.
Leio sites especializados em casamentos DIY para ver dicas de decoração de festas em geral e fico com vontade de casar de novo.
Adorei o post. Essa idéia tem se espalhar.
Tê, minha linda. Parabéns pra você e muitas felicidades ao casal. Que seja uma união de muitas e lindas comemorações.
Esse belo casamento é a imagem de que as construções afetivas são possíveis e necessárias. Tudo foi pensado… muito foi declarado… lágrimas foram vertidas e eu, ali presente, me senti agradecida e renovada por poder brindar tão especial união. Parabéns infnitito TÊ e JORGE! Amo vocês <3
Deus abençoe o casal.
Festa cheia de originalidade. Amei. Super curti.
Tudo lindo!! Belo post, muito inspirador e de encher os olhos com tanta coisa bonita.
parabens aos noivos.
Beijos ;)
O casamento foi lindo e especial como a união que ele selou. Foi uma honra participar da construção desse momento. Amo vocês! Beijos