04 set 14
casa craftreciclagem
DIY: abajur de roupa nova
por Claudia

Renovação: abajur

Estes dias estava lendo a edição número 4 (2007) da revista Make americana, aquela de robôs, engenhocas eletro-eletrônicas e outras coisas geeks do tipo. Logo nas primeiras páginas, havia um ‘Crafter’s Manifesto‘ escrito por uma estudante finlandesa que adorava fazer coisas manuais e também filosofar sobre o assunto. Ela chegou em uma lista de ‘mandamentos’ e um deles chamou minha atenção:

“The things people make they usually want to keep and update. Crafting is not against consumption. It is against throwing things away / As coisas que as pessoas fazem normalmente são mantidas e atualizadas. Fazer crafts não é ser contra o consumo. É ser contra jogar coisas fora”

Nem vou filosofar sobre o assunto, mas na prática foi o que fiz com este abajur que era muito querido, utilizado e quebrou. Resolvi tirar a chave de fenda da caixa de ferramentas e partir para uma renovação. Querem ver?

Esta era a base original, que comprei na Tok & Stok e durou uns bons anos. Mas era de gesso. E um dia caiu e quebrou. O lado positivo de ele ter quebrado dessa forma foi que eu pude ver como era por dentro, super simples, nada do outro mundo. E isso me incentivou a destruir essa base por completo e trocar por uma nova!

Renovação: abajur

Fiz uma cirurgia de abajur. Desmontei tudo para ver se o paciente estava em ordem. Vejam o que encontrei:

Renovação: abajur

1. o soquete estava preso em um tubo metálico. Tudo funcionando aqui, não tinha nada para mexer
2. esta ‘porca’ plástica serve para prender a cúpula, tudo ok também
3. a porca e a aruela delimitam a altura da peça e são rosqueadas na base deste tubo (1), que é como um parafuso gigante e oco
4. a tomada eu já tinha trocado faz um tempo para o novo modelo brasileiro, só precisei desparafusar para soltar o fio
5. chave de fenda: a única ferramenta que usei para desmontar o abajur original
6. interruptor do abajur: consegui soltar, mas o mecanismo para prender o fio não estava muito bom…

Ou seja, com tudo em ordem, só precisava de uma nova base. Usei uma peça de madeira antiga, que era usada em uma tecelagem – ela tinha praticamente mesma altura do abajur! Eu achei isso no bairro do Bom Retiro, jogado em um canto, em uma loja de retalhos de confecções. Comprei dois – um dei pra Andrea, que usou como porta-pulseiras e o meu ficou de enfeite… até esse dia.

Renovação: abajur

Só precisei ajustar um pouco a altura. O bom é que por ser uma peça industrial, já tinha um furo no meio – exatamente como eu precisava para passar a fiação e apoiar o soquete. Serrei a madeira na mão, com uma serrinha, e depois usei o Dremel no acabamento.

Renovação: abajur

Depois foi só montar tudo de novo… Passar o fio, ajustar a porca e a aruela para marcar a altura, e parafusar as partes elétricas. A única coisa a mais que fiz foi substituir o interruptor. Diferentemente do plug da tomada, que prendia o fio com parafusinho (mais seguro), o do interruptor era muito frágil. Achei mais seguro trocar.

Renovação: abajur

Praticamente terminei tudo em meia hora – o mais trabalhoso e demorado foi serrar a madeira. Já estreei a noite para ler meus livros de cabeceira.

Renovação: abajur

A cúpula eu também troquei – usei uma branca básica, comprada em uma das lojas da Rua da Consolação. Já vi tantos PAPs para enfeitar cúpula que talvez eu resolva fazer alguma coisa com ela. Mas por enquanto assim está ótimo, tudo funcionando, tudo iluminado!

2 ZigZags
  1. Lan Succi disse:
    05 de setembro de 2014 às 16:23

    Sua sabida! rs
    Ficou show. Bjinho

    Responder
  2. Bianca disse:
    09 de setembro de 2014 às 21:25

    Que ótima ideia reutilizar uma peça tão bonita como essa! Ficou lindo!

    Fiquei curiosa sobre essa loja de retalhos, gosto de conhecer lojas que vendem tecidos em pequenas quantidades, e já cansei um pouco das que costumo ir. Se puder, compartilha o nome e endereço? :)

    abraços!

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»