30 set 14
costuracraft tour
Uma biblioteca equipada com máquinas de costura!
por Claudia

Costura na biblioteca

Olhem isso que legal! Numa cidadezinha da Califórnia, perto de São Francisco, chamada Mountain View, a biblioteca “empresta” máquinas de costura! Em um programa conhecido como Sew Sew Saturdays, algumas máquinas ficam à disposição para uso. É preciso reservar um horário antes, super simples pela internet, e não é aula. Uma monitora, que é voluntária, fica por lá para acompanhar e ajudar com dúvidas gerais.

Descobri meio que por acaso. Tinha ido na biblioteca por outros motivos e vi este cartaz. Logo me inscrevi para o sábado seguinte. Pra quem está viajando, é uma ótima chance! Nunca pensei que costuraria fora de casa :)

Costura na biblioteca

Pois bem, aproveitei para levar meu pijama que tinha rasgado. E lá fui eu no sábado para a biblioteca. Eu consegui o horário das 10h15 às 11h. Já tinham algumas pessoas por lá. Em geral, quem frequenta é o pessoal da cidade que não tem máquina de costura. Uma moça estava fazendo barra de calça e outra ajustando uma jardineira de sarja. Tinha também uma senhora que mais conversava do que costurava…

Costura na biblioteca

Eles oferecem quatro máquinas de costura Baby Lock, bem moderninhas, e uma de overloque – que aqui eles chamam de serger.

Costura na biblioteca

A voluntária também traz alguns materiais, como agulhas, alfinetes, bobinas, tesouras e linhas. E que linhas, hein? Quando vi aquela caixa cheia de carretéis coloridos até me esqueci que tinha ido lá costurar. Tão fotogênicos, não conseguia parar de fotografá-los!

Costura na biblioteca

Bem, só mais um close dos meus carretéis favoritos e seguimos… Quem resiste a estes antiguinhos de madeira?

Costura na biblioteca

Costurei meu pijama em 5 minutos. Eu ainda tinha mais 40 para aproveitar. Com uma máquina à disposição, resolvi inventar mais alguma coisa.

Costura na biblioteca

Aproveitei uns retalhos que estavam por lá e improvisei um projeto novo. Fiz uma bolsinha de pano para proteger o celular na bolsa. Sobrou um tempinho e fiz mais uma. Aproveitei para testar os pontos diferentes da máquina. Ah… e o legal é que conversando com a Sarah, a voluntária, eu aprendi que desmanchador de costura em inglês é seam ripper.

Costura na biblioteca

Infelizmente a salinha de costura não funciona todo dia, apenas aos sábados. O espaço lá originalmente é para o pessoal de conservação e materiais históricos de Mountain View. Aproveitei também para dar uma olhada nos livros que estavam expostos por lá! Bastante coisa antiga e diferente,

Costura na biblioteca

Mountain View não é um destino turístico clássico, mas achei legal dividir a experiência por ser inusitada. Adoraria ver mais bibliotecas, principalmente brasileiras, oferecendo este tipo de apoio à população local. Então fica a dica. Quem sabe um dia no Brasil a gente tenha algo parecido :) O primeiro passo é divulgar!

Costura na biblioteca

Se alguém já viu algo parecido em outras cidades, conte sua história nos comentários, quero saber!

5 ZigZags
  1. Michely disse:
    30 de setembro de 2014 às 23:49

    Que legal!!!
    Ótima ideia! Além de ajudar quem não tem máquina seria um ponto de encontro para as pessoas que gostam de costura. Tomara que aqui no Brasil já exista alguma cidade, eu não sei de nenhuma, mas se depender de mim vai ter aqui onde moro…rsss. Beijos!!!

    Responder
    • Claudia disse:
      08 de outubro de 2014 às 13:51

      Também torço para que adotem esta ideia no Brasil!

      Responder
  2. elizabete disse:
    01 de outubro de 2014 às 05:57

    Obrigada por compartilhar esta história incrível. Lindas fotos!

    Beijos, Bete.

    Responder
  3. Luciana disse:
    10 de junho de 2015 às 17:15

    ei, cláudia! eu morei em mountain view dois anos e frequentei a biblioteca pra costurar também! as monitoras mudam, mas são sempre muito simpáticas e prestativas. o mais legal é que, além das máquinas “comuns”, eles têm as ‘sergers”, que nem todo mundo tem. então, muita gente adianta os projetos em casa e vai lá finalizar na serger. :) mas, de maneira geral, pra quem costura, esta região do vale do silício é uma beleza! muitos cursos acessíveis nas lojas de tecido ou nas ‘adult schools’. eu gosto muito! em san jose, que é a cidade que moro agora, tem um museu de quilting! :) você estava passeando por aqui? se sim, quando voltar e quiser dar uma voltinha por esses locais, só falar que te acompanho! :) abraços

    Responder
Deixe seu Comentário

«
»